Napoli x Fiorentina: Final da Coppa Italia. A crônica do jogo.

Insigne comemorando o primeiro gol do
Napoli Foto: La Gazzetta dello Sport
O jogo começou com 40 minutos de atraso, devido a problemas da torcida Napolitana com a polícia de Roma. O capitão do Napoli Marek Hamsik teve que ir falar com o comandante de uma das torcidas que atirava bombas e sinalizadores no campo, e acalmou os ânimos. Os times entraram em campo em clima de tensão, durante a execução do Hino Italiano foram ouvidas vaias por parte dos Ultras (Como são chamados os torcedores organizados na Europa).
Depois dos problemas sanados, o arbitro Daniele Orsato apita o início da Final.


O Napoli seguiu para o ataque desde o primeiro minuto, infernizando a defesa Fiorentina e principalmente o goleiro Neto, que teve que se esforçar antes dos 5 minutos de partida. Porém aos 11 minutos Insigne recebe bom passe de Callejón na esquerda e bate de primeira, a bola ainda bate na trave e entra. Um golaço. Nem deu tempo da Viola se recuperar do baque, e parecendo um replay do gol anterior Callejón arranca pela direita, cruza rasteiro, Insigne bate de primeira (de novo) dessa vez a bola desvia em Vargas e engana Neto, Napoli 2x0. Como era se se esperar o Napoli relaxou um pouco, abrindo espaço para a Fiorentina chegar ao ataque. As decidas de Joaquin e de Borja Valejo assustavam os Tifozzi Azzuri, a defesa do Napoli parecia perdida quando era exigida, o único sóbrio ali era o ex- Palmeirense Henrique que atuou na lateral direita improvisado. A Fiorentina começou a gostar do jogo quando o peruano Vargas recebeu de frente para o gol de Pep Reina e fuzilou, sem chances para o goleiro Espanhol do Napoli. A partir daí foi um ataque contra defesa, o Napoli se segurava e a Viola atacava sem dó. No último minuto do primeiro tempo Henrique faz falta em Vargas na entrada da área.



O peruano cobra a falta na cabeça de Aquilani que testa para o gol, porém Orsato anula o gol corretamente, Aquilani e mais dois jogadores estavam impedidos. E fim do primeiro tempo. E que primeiro tempo de um futebol bem jogado e de 3 gols, o segundo tempo prometia muito.


O segundo tempo começou com a Viola errando muito na saída de bola, dando contra-ataques pro Napoli, que não foram aproveitados pelo time azul. O segundo tempo teve mais erros bobos de passe que o primeiro, também seguiu muito faltoso, e cheio de chutões por parte dos Napolitanos que tentavam segurar o resultado. O jogo começava a piorar para o Napoli quando Hamsik tomou uma pancada no joelho e fora substituído pela joia Belga Mertens.



 Conseguiria o Napoli se segurar sem seu principal articulador? Os técnicos começavam a se mexer Vincenzo Montella procurava ainda mais o ataque, tirou o volante Pascual e pôs Matias Fernandes, outro volante, porém esse é um exímio chutador e consegue armar bem o jogo, tem boa visão. E logo depois Montella tirou Joaquin e colocou Giuseppe Rossi centro avante nato. Já no Napoli após perder seu capitão Rafa Benítez optou por tirar o Franco Argentino Higuaín e colocar o Macedônio Pandev, que é um jogador que finaliza de forma esplendorosa. Tudo isso para tentar aumentar a vantagem. Diferentemente do antes do início do jogo, no segundo tempo as torcidas deram um show nas arquibancadas do Estádio Olímpico.


O jogo seguia morno e lento, o Napoli segurando a vantagem e a Fiorentina querendo o empate, mas sem assustar muito. O jogo voltou a crescer quando aos 35 minutos o Suíço Inler tomou o segundo amarelo e foi expulso após uma falta boba em Illicic. O Napoli teria que segurar o resultado de qualquer maneira. Após a expulsão Benítez tirou o homem do jogo Insigne e colocou o volante de contenção Behrami. O jogo ganhava requintes de crueldade para os torcedores azuis!!!!


Na sua última cartada Montella colocou o atacante Matri. A mudança surtiu efeito e no seu primeiro toque na bola Matri acha Illic que tira de Pep Reina e por centímetros a bola não entrou. Matando alguns Napolitanos do coração. Os Fiorentinos passaram a esquecer das táticas e partiram pro desespero, heroicamente os Napolitanos se defendiam.


A Fiorentina atacava e esquecia de se defender. Em mais um erro de saída de bola, Callejón encontra Mertens que bate na saída de Neto, sacramentando o quinto título do Napoli na Coppa Italia!!!!! A torcida Napolitana que aprontara antes do jogo cantou o Surdato Nnammurato um segundo hino do Napoli no instante que Danielle Orsato apitou o final do jogo! Napoli campeão 3, Fiorentina 1.
Jogadores do Napoli comemoram o triunfo que deu o titulo da Coppa Italia
Foto: Corriere dello Sport
O Napoli é campeão da Coppa Italia 2013/2014, festa dos torcedores e jogadores Napolitanos em Roma!!! Torcedores Napolitanos invadem o campo para comemorar o título com os jogadores.




Opinião: Após os episódios pavorosos dos Ultras Napolitanos em Roma, nada melhor que o Napoli mostrar em campo como deve ser o futebol. Bem jogado e de respeito. Respeito esse que o Napoli impôs a Fiorentina desde os primeiros minutos, com um ataque matador, que pulverizou a Fiorentina antes dos 20 minutos. Na defesa Henrique foi o melhor e só por vezes a defesa azul pareceu perdida em campo. Já pelos lados da Viola o meu destaque vai para o Peruano Vargas e pro Espanhol Borja Valejo que foram os melhores do lado Fiorentino.

Bom esse foi o meu primeiro post aqui, espero que gostem. Um abraço.
Curtam a nossa página no Facebook: Opinião Futebol Clube

Gui Milani 

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top