Duelo de treinadores experientes amanhã no Maracanã Foto: Marcos Tristão/Agência O Globo e Vitor Silva/SS Press |
O clássico entre Flamengo e Botafogo promete. Não só por se tratar de um clássico regional de muita rivalidade, mas por se tratar de um clássico de opostos. Não que o time de General Severiano esteja melhor que o time da Gávea, muito pelo contrário, mas é evidente que ambas as equipes atravessam um momento muito complicado. O clássico de domingo terá motivação especial para ambas às equipes, quem vencer afunda o rival mais ainda na crise.
Eduardo deve estrear amanhã no clássico Foto: Gilvan de Souza/Flamengo |
Flamengo: Na Gávea, a situação parece estar começando a mudar de figura. Logo após a demissão de Ney Franco o Flamengo trouxe logo em seguida Vanderlei Luxemburgo, que começou a trabalhar tão logo que assumira o cargo. O treinador do rubro-negro não teve muito tempo para trabalhar algum esquema tático, mas é notória a mudança de astral no elenco. Mesmo com pouco tempo a seu favor, o treinador deve antecipar a estreia de Eduardo da Silva, mas não se sabe se ele começa jogando ou de titular, já que o "pôfexo" Luxemburgo fechou os últimos dois treinos. Outro que deve estrear é Canteros que deve ocupar a vaga de Amaral suspenso. É certo que Luxemburgo vai com tudo, pois tempo é algo que o Flamengo não pode perder para se recuperar no campeonato.
Opinião: Creio que o Flamengo deve ir à campo com uma formação de 4-4-2 com um meio campo em formato losangular que sempre foi a especialidade de Luxemburgo. A especulação é que Luxemburgo deve lançar Paulinho no ataque e Everton na lateral-esquerda, substituindo André Santos, que está em litígio o clube. Elano deve ficar com a posição do camisa 22. Com isso ele povoará o meio de campo e fará com que o time possa ser armado com jogadores de mais criatividade do que marcação, a aposta é boa, mas só na hora do jogo veremos se vai dar certo.
Emerson Sheik vira dúvida para o clássico de amanhã Foto: Satiro Sodre/SSPress |
Botafogo: No Glorioso o clima é um pouco mais ameno, mas a crise financeira que assola o alvinegro preocupa, já que o time não recebe salários há três meses e a diretoria do Botafogo ameça abandonar brasileiro por conta de receitas bloqueadas. Mas no time dirigido por Vagner Mancini, os problemas não são só financeiros. O time pode perder uma peça importante no esquema tático, trata-se de Emerson Sheik que sentiu dores na coxa direita e deve estar fora do clássico de amanhã no Maracanã. As novidades são as voltas de Gabriel e Edílson que não enfrentaram Coritiba em Volta Redonda no último sábado. Outra novidade deve ser a reestreia de Carlos Alberto, que volta a vestir a camisa alvinegra.
Opinião: Já o Botafogo deve ir à campo com uma formação mais conservadora com um 3-5-2 para liberar mais os laterais Edílson e Gabriel. Talvez a maior carência seja a falta de Emerson que não deve jogar, mas provavelmente Carlos Alberto deve reestrear com a camisa alvinegra. Apesar de não estar recebendo salários há três meses, o time do Botafogo não vem tendo bons resultados não pela falta de pagamento, mas pelo elenco limitado, recentemente Jorge Wagner deixou o clube e deve estar voltando para o Japão. Certamente, Mancini deve ir mesmo com um 3-5-2 e atacar o máximo que puder para vencer um adversário em crise, expectativa de jogão!
Matéria de Bruno Godinho
Curta a nossa página do Facebook e nos siga no Twitter!