Blatter reconhece título do Palmeiras como Mundial, segundo jornal (Foto: Reuters) |
Em uma entrevista ao jornal Estado de São Paulo, o dirigente afirmou que o Palmeiras foi o campeão da época e que receberá um certificado para validar a taça.
Segundo o jornal, foi o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, quem pediu para a FIFA analisar o título palmeirense. Ele teria aproveitado a presença da entidade no Brasil para a Copa do Mundo para fazer o apelo, apresentando a documentação que justifica que a Copa Rio de 51 seja considerada como um Campeonato Mundial.
Dossiê feito pelo Palmeiras e enviado à Fifa em 2006 sobre a Copa Rio. (Foto: Lancenet) |
O Dossiê foi encomendado por Roberto Frizzo em 2007, e enviado à FIFA que na época os rejeitou.
A Copa Rio foi um torneio disputado por clubes da Europa e da América do Sul no Pacaembu, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os times participantes foram: Juventus (Itália), Vasco da Gama, Estrela Vermelha (Sérvia), Áustria Viena (Áustria), Nacional (Uruguai), Sporting (Portugal), Nice (França) e Palmeiras.
O Palmeiras venceu o Nice por 3 a 0 e o Estrela Vermelha por 2 a 1, e perdeu para a Juventus por 4 a 0 na primeira fase. Na semifinal, eliminou o Vasco, com vitória por 2 a 1 e empate em 0 a 0. E na grande final derrotou a Juventus, vencendo o primeiro jogo por 1 a 0, no Pacaembu, e empatando o segundo jogo no Maracanã em 2 a 2.
Então prefeito do Rio de Janeiro, João Carlos Vital (e.) segura a taça da Copa Rio de 1951 com jogadores do Palmeiras (Foto: Acervo Folhapress) |
Que a verdade seja dita, e o reconhecimento seja feito, mas não irá mudar o passado!
O Palmeiras carrega o título de Campeão Mundial, desde 1951. Quem conhece a história sabe disso. Foi como lavar a alma para o povo Brasileiro esse título do Palmeiras, logo após o vexame do Maracanazo, na Copa de 50. A cidade de São Paulo recebeu os jogadores do Palmeiras com gritos de Campeão Mundial, as manchetes diziam que o Palmeiras havia resgatado a honra brasileira. Um certificado, um fax, um anúncio oficial da FIFA não muda a história. O Palmeiras foi Campeão Mundial, vencendo a Copa Rio de 1951. Sabia disso na época. Soube disso anos atrás. Sabe disso hoje. E saberá disso sempre. Com ou sem o reconhecimento dessa entidade.
Um certificado entregue ao Palmeiras não mudará o valor que o título tem. Nem terá maior importância para a torcida do Palmeiras. 63 anos depois, e um carimbo da FIFA não modificarão a verdadeira história. Oberdan Cattani e Waldemar Fiúme, ídolos que fizeram parte do elenco de 1951, já se foram e morreram com o sentimento de campeões mundiais. Isso é o que vale. Isso é o que importa.
Matéria feita por Marisa Aziliero
Curta nossa página no facebook: Opinião Sport Clube - Blog
Siga o nosso perfil no twitter: Opinião Sport Clube