Robinho já teve oportunidade de titular no primeiro jogo de sua segunda volta ao Santos (Foto: UOL Esporte)
Foi no sufoco, mas o Corinthians conseguiu vencer o clássico contra o Santos,
na Vila Belmiro, por 1 a 0. O gol só aconteceu no segundo tempo, com a cabeçada
de Gil depois de um escanteio. O jogo marcou a volta de Robinho por empréstimo
com seu antigo clube, o Milan, da Itália.
O jogo
A partida começou forte, com o Santos em cima, mas o Corinthians foi aproveitando os contra-ataques. Os jogadores começaram a se desentender e o clima fechou perto dos 15 minutos iniciais. Em batida de falta de Fábio Santos, o zagueiro Cléber cabeceou, o goleiro Aranha soltou e quase Guerrero fez o gol. O time santista continuou em cima e, pouco tempo depois, Leandro Damião quase fez o gol na saída do goleiro Cássio.
Aos 23 minutos, cruzamento na área do Santos e Damião tentou desviar, mas Cléber chegou primeiro e tirou da área. Aos 25 minutos, bela jogada de Arouca, mas Thiago Ribeiro desperdiçou o passe e jogou longe a bola pela linha de fundo. Nova confusão, agora entre Robinho e Guilherme Andrade, aos 28, chamou a atenção na partida, que já estava muito quente.
Logo após os 33 minutos do primeiro tempo, o jogo ficou dos dois lados e as defesas tendo que trabalhar bastante. Leandro Damião tentou ainda um chute, mas foi bloqueado. No final da primeira etapa, Alison parou o contra-ataque com falta, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso no Santos. Reclamação de jogadores e técnicos e o árbitro encerrou o primeiro tempo.
Clássico paulista foi marcado por confusão, reclamação e muitos cartões (Foto: UOL Esporte)
Na etapa final, o Corinthians voltou melhor e pressionou a equipe do Santos. No entanto, a melhor chance foi de Robinho que, em bobeada da defesa corinthiana, quase abriu o placar na saída de Cássio. Ferrugem, que entrou no lugar de Guilherme Andrade, entrou bem no jogo e ajudou o ataque do Corinthians. Damião saiu logo no começo para a entrada de Alan Santos. A partir daí, o segundo tempo ficou mais tranquilo e as equipes ficaram mais preocupadas com as defesas. O Santos apostou nos contra-ataques, que alguns tiveram o rumo do gol e o time do Parque São Jorge ficava com o controle de bola.
Aos 31 minutos, bela jogada pela lateral de Ferrugem, cruzando para a área e Elias pegou bem no chute para belíssima defesa de Aranha. Com 39 minutos, cruzamento em cobrança de escanteio e Gil, de cabeça, abriu o placar para o Corinthians. Nesse momento, Robinho, em boa apresentação, já tinha sido substituído por Geovânio. E o jogo seguiu nesse ritmo até o apito final.
Com o resultado, o Corinthians vai a 27 pontos e se mantém
na zona de classificação. O próximo jogo é no sábado, 16, contra o Bahia em
casa. Já o Santos para nos 20 pontos e na próxima rodada pega o Cruzeiro, no
Mineirão.
Texto: Nicholas Araujo