Na noite de ontem, quarta-feira, 03/09, no Maracanã, foi realizada a partida de volta entre Flamengo e Coritiba, válida pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Na primeira partida, o Coxa levou a melhor sobre o rubro-negro carioca, vencendo por 3 a 0, no Estádio Couto Pereira. O jogo tinha clima de tensão por parte dos torcedores do Flamengo, mas que acreditavam na improvável classificação do time, já que Luxemburgo afirmou que daria preferência ao Campeonato Brasileiro. O Flamengo veio à campo com a seguinte formação: Paulo Victor, Luiz Antônio, Chicão, Samir, João Paulo, Márcio Araújo, Canteros, Recife, Gabriel, Paulinho e Alecsandro. Já Marquinhos Santos, escalou assim a equipe paranaense: Vanderlei, Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida, Carlinhos, Hélder, Gil, Rosinei, Dudu, Martinuccio e Zé Love.
|
Jogadores do Flamengo se unem antes do início da partida (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo) |
A partida começou com o time do Flamengo atacando mais, partindo para cima, tentando marcar seu primeiro gol logo no início da partida, para quem sabe tentar levar a classificação e o Coritiba fazendo o jogo que era de se esperar, se fechando na defesa para jogar por uma bola no contra-ataque. E assim continuou até o fim do primeiro tempo, a equipe carioca atacando mas sem objetividade e Coritiba jogando retrancado, já que o resultado até então era favorável para eles.
Quando parecia que a primeira etapa iria terminar 0 a 0, em cruzamento para a área, João Paulo se antecipou à marcação de Zé Love, e foi derrubado. O árbitro Wagner Reway(MT), apontou para a marca do pênalti, aumentando a esperança do torcedor rubro-negro. Na cobrança, Alecsandro chutou, o goleiro ainda foi no canto certo, porém não conseguiu evitar que a bola fosse para o fundo do barbante, fim de primeiro, Flamengo 1 x 0 Coritiba. Festa para os mais de 20 mil presentes. E o melhor viria no segundo tempo.
|
Alecsandro marcou o primeiro da equipe em cobrança de pênalti (Foto: Gilvan de Souza) |
Vanderlei Luxemburgo, já no intervalo, fez sua última alteração, já que no primeiro tempo, Luiz Antonio e Paulinho saíram por conta de contusões e entraram em seus lugares, Léo Moura e Éverton, respectivamente. Eduardo da Silva entrou no lugar de Gabriel, que fez uma partida bem apagada, e essa alteração surtiu efeito. Com o croata em campo, a equipe melhorou, continuou partindo pra cima do Alviverde paranaense, mas ainda sem a objetividade necessária para fazer os gols que levariam o time a classificação. Já aos 4 minutos da etapa complementar, Léo Moura foi lançado dentro da área, rolou para Eduardo da Silva, que chutou a bola e ela resvalou no braço do zagueiro do Coxa, e o árbitro entendeu como lance normal. Cinco minutos depois, a primeira polêmica aparece. João Paulo recebe passe de Eduardo da Silva próximo a linha de fundo, faz o cruzamento para a área, a bola bate no braço de Norberto, e o juiz marcou um novo pênalti para o Fla( pênalti inexistente). Mas Alecsandro, foi lá pediu a bola bateu e marcou mais um, Flamengo 2 a 0, aos 11 minutos. A torcida vai ao delírio no Maraca, faltava um para levar a disputa para os pênaltis. Agora sim, era pressão total em busca do terceiro gol para tentar avançar na competição. Marquinhos Santos logo fez duas alterações, entraram o veterano Alex e Robinho, nos lugares de Gil e Martinuccio, respectivamente. Com 2 a 0 contra, o Coritiba tentou fazer um gol pelo menos para acabar com a festa do time carioca, e quase conseguiu aos 18 minutos, em cobrança de falta, Alex cruza, a bola passa por toda a extensão da área e quase Zé Love empurra a bola para as redes do Fla. O tempo foi passando, o clima dramático aumentando e o terceiro gol não saia. Até que aos 35 minutos, em contra-ataque, Éverton recebe lançamento, avança e deixa Luccas Claro comendo poeira, chega na linha de fundo e faz o cruzamento, Eduardo da Silva chega chutando, a bola bate em Carlinhos, volta para ele e no rebote, só empurra a bola para as redes, 3 a 0 e ainda faltavam 10 minutos, fora os acréscimos para tentar o quarto e a classificação ainda no tempo normal.
|
Eduardo da Silva comemora o terceiro gol do Flamengo (Foto: Guito Moreto/ O Globo) |
Com 3 a 0 no placar, o time comandado por Marquinhos Santos, dois minutos depois de sofrer o gol, foi ao ataque e quase marcou com Zé Love, mas Paulo Victor impediu que o gol fosse marcado e não teve jeito, fim de jogo e a vaga seria definida nos pênaltis. O ambiente era marcado por muita tensão, tanto dos jogadores de ambas as equipes quanto na torcida. Vanderlei Luxemburgo escolheu Alecsandro, Chicão, João Paulo, Eduardo da Silva e Léo Moura para serem os cobradores da equipe do Flamengo. Já Marquinhos Santos escolheu para baterem os penâltis: Zé Love, Helder, Robinho, Leandro Almeida e Dudu. A disputa começa com o Coritiba batendo primeiro, Zé Love foi para a cobrança bateu de pé direito no travessão desperdiçando a primeira cobrança, na sequência, Alecsandro que já tinha marcado dois de pênalti, dessa vez parou nas mãos de Vanderlei.
|
Vanderlei, o paredão alviverde na disputa de pênaltis (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) |
Helder bateu o segundo penal e Paulo Victor pulou no canto direito e pegou. Agora era a vez de Chicão, ele foi para a cobrança e fez, 1 a 0. Robinho foi para a cobrança, chutou firme e no alto e também marcou, 1 a 1. João Paulo foi fazer sua cobrança, e mandou um verdadeiro peteleco e o goleiro Vanderlei pegou mais uma cobrança. Na sequência, Leandro Almeida chutou para um lado, Paulo Victor caiu para o outro, gol do Coritiba, 2 a 1. Eduardo da Silva, cheio de moral com a torcida foi para a bola deslocou o goleiro e fez o seu, 2 a 2. Restava um pênalti para cada time bater, Dudu foi bater pelo Coxa, chutou rasteiro e Paulo Victor defendeu.
|
Paulo Victor defendeu duas cobranças (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo) |
Agora era só Léo Moura marcar para o Fla se classificar, mas novamente o paredão Vanderlei apareceu e defendeu a cobrança do capitão rubro-negro. A disputa foi para as cobranças alternadas, Carlinhos tomou posição, foi para a cobrança e bateu na trave, desperdiçando a cobrança e se o Flamengo fizesse o Coritiba estaria fora da competição. E a última cobrança estava nos pés de Canteros, ele foi com categoria chutou no canto oposto do goleiro Vanderlei e classificou o Flamengo para as quartas-de-final da Copa do Brasil, para enfrentar o América de Natal que eliminou o Atlético Paranaense. As duas equipes voltam à campo pelo Brasileirão no próximo fim de semana. O Fla recebe o Grêmio, às 18:30 h(de Brasília), no Maracanã e o Coritiba viaja para Salvador para enfrentar o Bahia, na Fonte Nova, no domingo às 18:30 h.
OPINIÃO: A partida de ontem, não foi brilhante, no lado técnico e tático, mas sim no lado da emoção. O Flamengo acreditando numa improvável classificação e o Coxa tentando segurar vantagem do jogo de ida. Mas não teve jeito, a torcida presente faz sim muita diferença, é o décimo segundo jogador do time. Mesmo com as polêmicas envolvendo a arbitragem, que interferiu sim no resultado da partida, a classificação foi justa pela falta de coragem do Coritiba em tentar jogar de igual para igual aqui no Rio de Janeiro. Mais uma vez foram destaques, os goleiros, Paulo Victor e Vanderlei, por parte do Flamengo, João Paulo que vem subindo de produção(menos na cobrança do pênalti), Éverton, Léo Moura, Alecsandro e Eduardo da Silva. Pelo lado do Coritiba, posso destacar o Martinuccio que foi o que mais tentou nas jogadas ofensivas, Luccas Claro que fez uma boa partida e o meio campo Rosinei que não foi brilhante, mas também não comprometeu. A vitória no jogo de ontem, foi com a cara do Flamengo, com tensão, dramaticidade, e como diz em um dos cantos da torcida, "raça, amor e paixão". Agora é esperarmos para ver o que virá mais à frente no caminho, e que venha o América-RN e que mais uma vez tenhamos boas partidas e grandes espetáculos para todos que são apaixonados por futebol.
Grande abraço!
Douglas Almeida
Curta nossa página no Facebook:
Opinião Sport Club- Facebook