Titulos Esquecidos: Capitulo 4



   Depois de irmos mais longe do eixo, voltaremos para eles, pois mesmo com a Copa dos Campeões Estaduais, a rivalidade Rio - São Paulo continuava fervendo, com isso muitos amistosos, campeonatos amistosos, oficiais foram marcados, um deles era Taça dos Campeões Estaduais, que pegava também a Taça Ioduran. A idéia continuava mesma, medir força entre os times cariocas e paulistas em confrontos de 1, 2 ou até 3 jogos, o campeonato era muito valorizado, mas foi caindo aos poucos de sucesso, muito pela falta de organização, desistências, e até por conter poucos clubes, alguns jogos é considerado por alguns clubes campeões como partidas amistosas. 
    Mas o principal motivo para os torcedores ter desistido e o campeonato ter perdido apelo popular tinha nome: Torneio Rio-São Paulo, sim o famoso torneio, que muitos até pedem a volta do campeonato, iniciou em 1933 e contava com os maiores clubes do Rio e São Paulo, atraindo mais publico do que apenas duas partidas. Com exceção de Flamengo, Botafogo e Paulista, os maiores clubes aceitaram de agrado participar desse novo campeonato, o que levou a imprensa a loucura, pela primeira vez, mais de 10 times disputando uma taça considerada na época mais valorizada e dificil, mas apesar do sucesso, a sua 2° edição só veio em 1940, mas acabou sendo suspensa e não havendo campeão. 
   A história do Rio-São Paulo todo mundo ja sabem, mas talvez ninguém sabe é que em 1954, o Torneio Rio-São Paulo mudou de nome para Torneio  Roberto Gomes Pedrosa, mas conhecido como Robertão, sim, o mesmo Torneio que em 1967 foi ampliado para mais estados, se transformando num campeonato brasileiro. Isso atraiu interesse da Portuguesa de Desportos, aonde a mesma pediu o reconhecimento da CBF alegando que Rio - São Paulo originou o Robertão, levando em conta o ano de 1954 até 1959, aonde foi reconhecido como primeiro Campeonato Brasileiro, não só a Portuguesa seria beneficiada, assim como Corinthians, Vasco e Fluminense, e se levar até 1967, aonde foi expandido para o Brasil inteiro, times como Flamengo, Botafogo, Santos e Palmeiras também seriam beneficiadas, o que causaria mais de 1 campeão por ano ( o que não seria exclusividade pois ja temos 2 campeões no mesmo ano ) mas a CBF não reconheceu a Portuguesa como campeã.
   Mas nem toda taça que tem mais de 2 estados em disputas é nacional, temos esquecidas na nossa história há Supercopa do Brasil, um campeonato organizado pela CBF em moldes dos Europeus que só teve 2 campeões ( Grêmio e Corinthians ) que volta em 2015 com clássico mineiro Cruzeiro x Atletico MG, e ainda temos a Copa dos Campeões, um campeonato que envolvia os campeões estaduais e dava ao campeão uma vaga na libertadores. Mas isso é assunto para outro dia. 
    Esse especial não foi para falar de possiveis titulos, quem é mais campeão, qual melhor estado, ou algo do genêro, e sim, recuperar histórias que vem bem antes de Pelé, Garrincha entre outros, recuperar um temivel Paulistano, um forte Bangu, entre outros que teve sua história apagada com o tempo e infelizmente se não estão numa série D da vida, ja fecharam as portas. Recuperar a história do nosso futebol que vem desde dos anos de 1900 e nunca é contada. Se futuramente vai ser reconhecido ou não, isso só o tempo dirá, mas esquecida nunca, pois faz parte das nossas histórias. 

Texto de: Evandro Contreiras
 

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top