Olá leitores do OSC, espero que todos tenham passado bem o final de semana. Antes de tudo, agradeço imensamente todos da equipe do blog e você leitor, o motivo é simplesmente espetacular obtivemos números fantásticos neste final de semana, isso é gratificante demais para todos nós. Vamos em frente que o Show não pode parar.
Em meu último texto ( clique para ler ), que não foi meu último texto, pois, foi uma reprodução total de um outro blog e colunista, foi dito sobre a alienação e o pão e circo e seus impactos quando o esporte fica nas mãos do governo. Hoje falarei, o motivo que em minha visão, os esportes no Brasil estão passando por grandes dificuldades tanto para manter atletas, formar e ter uma boa gestão administrativa. Qual será o motivo da péssima administração dos esportes no Brasil? A resposta é uma simples palavra : Governo
O grande e maior problema : Esportes no Brasil não são tratados como negócios. Qual esporte no Brasil hoje é tratado como empresa? Os mais conhecidos como : Futebol, Vôlei, Futsal e Basquete, somente sobrevivem com apoio de Prefeituras, o vôlei é um casa distinto pois se não fossem as prefeituras do interior a maioria dos times já estariam extintos - A coisa mais incrível é que o vôlei é um grande esporte brasileiro e um dos maiores orgulhos deste país. E em outros esportes então... a sobrevivência vem de acordos obscuros, doações, patrocínios que só Deus sabe lá como conseguem e por ai vai. E, antes de continuar, o leitor deve estar pensando e quem começou com isso? Resposta : Getúlio Vargas, foi ele quem decretou que atividades esportivas no Brasil não poderiam lucrar, muito pelo contrário, deveriam ser "ATIVIDADES PATRIÓTICAS", o mesmo Getúlio que aliou-se com Hitler e tudo aquilo que a história nos ensinou e que vários locais do Brasil não querem ensinar, Getúlio Vargas foi um Ditador e como tal ditador tudo para ele deveria ser usado para ALIENAÇÃO E EXALTAÇÃO DO GOVERNO. O mundo foi mudando, parece-me que o Brasil não mudou sua estrutura administrativa com o mundo e muito menos seu pensamento, até hoje muitos acham realmente que o estado deve controlar tudo, o Brasil é um celeiro nato de esportistas, porém, é o maior exportador de atletas para outros países, afinal quem quer conviver no Brasil com essa bagunça esportiva?
A gestão desportiva no mundo inteiro mudou, virou profissional e deixou de ser estatal, só quem mantém esportes estatais hoje são nações ditadoras ou pseudos democracia que o mesmo Presidente que faz parte de um único partido ( afinal outros não podem existir ) ganha a mesma eleição quase 50 anos seguidos. Uma das excelentes administrações esportivas são dos Estados Unidos da América, a formação de atletas dos USA, além de dar liberdade é acompanhada de educação, afinal vários atletas americanos principalmente em Olimpíadas só conseguiram estar lá através de suas faculdades, para tornar-se profissional nos USA mais de 90% dos atletas precisam começar do ensino médio até o último ano da faculdade e assim ter a chance no Draft dos esportes americanos de tornaram-se profissionais. Tudo isso é feito por iniciativa privada e sociedades voluntárias.
Ainda continuando nos USA, a legislação da maioria das Ligas são claras, liga privada e times franquias privadas, não dá lucro a própria Franquia assuma o prejuízo. É uma maravilha isso, as franquias de : Basquete, Hoquei, Futebol Americano, Futebol e Baseball, pagam suas próprias contas e se darem prejuízo não é o público que vai pagar e nem a liga vai criar formas mirabólicas de salvamento, tá sem grana pede falência ou troca de cidade. E no Brasil? E no Brasil? O Governo refinancia as dívidas dos clubes, eles não pagam nunca, fingem que pagam, repassam a conta para torcedores que precisam pagar ingressos por 200 reais no caso de futebol, fazem acordos de vender a alma com um único canal de televisão... que consegue mandar em todos esportes no Brasil sendo que passa no máximo 3 e olhe lá ( basquete, futebol e vôlei ). Tudo isso é culpa do Governo que não quer trocar a legislação do clube ser EMPRESA PRIVADA. É conveniente para ambos os lados, clubes não assumem a dívida, governos ganham forças políticas, entidades viram monopólios como a CBF e CBV. Fazem bancada da Bola. Elegem representantes de ex Presidentes e até empresários como políticos. E assim continua a doce ilusão que fazem algo para esportes no Brasil.
No final colocando tudo isso em uma mesma panela, escolhemos pessoas no Brasil que não sabem nada de esporte ( lembro-me do meu primeiro texto feito ao blog : Procura-se Alguém que Entenda de Esporte ? Pois o Ministro atual já disse que não sabe nada de esportes ) e isso só vai facilitar a vida de maus gestores, ainda mais com governos que não tem responsabilidade alguma e mentem cada dia mais para o povo. É a perfeita panela para o Colapso esportivo, são todos os ingredientes certos para acabarmos com a gestão e melhorias de qualquer atividade seja ela no âmbito esportivo ou outros.
Existem meios de melhorarmos? Sempre teremos meios. Só que devemos acabar com a alienação... Tanto dos Dirigentes como do povo. E até agora ambos os lados adoram estarem alienados... A maioria dos dirigentes acham que o Governo mais ajuda do que atrapalha... estão cegos... E, em contrapartida, a maioria da população brasileira acha que a palavra "PRIVATIZAÇÃO" é um grande palavrão, e são os mesmos que querem que tenhamos no Brasil times igual o Real Madrid ou Barcelona, um campeonato de futebol igual o Inglês e até mesmo uma administração esportiva igual da Alemanha - 7 X 1 FOI POUCO. VIVA O ETERNO 7 X 1... esquecendo que todos esses citados aí são PRIVATIZADOS.
O Pão e Circo no Brasil virou gourmet |