No primeiro clássico das fases finais do Carioca 2015, o Fluminense ganhou do Botafogo por 2 a 1, com dois gols de Fred e um de Willian Arão.
O técnico tricolor Drubscky modificou a equipe para o jogo, deixando Wagner no banco, escalando o Vinicius no meio. Por outro lado, o Botafogo entrou em campo sem sua maior estrela: o goleiro Jefferson que não foi relacionado por estar lesionado.
A partida começou com o Botafogo melhor em campo, com maior posse de bola e chegando mais na área de Cavalieri. Porém o alvinegro pecava nas finalizações criadas. Até que, aos 41 minutos, em uma das primeiras boas chegadas do time tricolor, o jovem Gérson cruzou da direita na cabeça do Fred. O artilheiro, sozinho na pequena área, cabeceou firme no canto superior direito do goleiro Renan, abrindo o placar. Foi o 300º gol de Fred como profissional.
Fred faz seu 300º gol na carreira. (FOTO: goal.com) |
Na volta do intervalo, Drubscky sacou Lucas Gomes e colocou o meia Marlone, apostando nos espaços que o Botafogo daria na busca pelo empate. Já René Simões tirou o apagado Jobson e colocou Sassá. Substituiu ainda Tomás por Rodrigo Pimpão.
Marlone entrou bem no jogo, teve duas boas chances de ampliar, mas em uma delas chutou para fora e na outra em cima do goleiro Renan.
O Botafogo continuava com mais posse de bola, tentando manter o jogo no campo do Fluminense. Até que aos 29 minutos, Wagner, que entrou no lugar de Renato, foi a linha de fundo e cruzou. Gilberto tentando cortar de carrinho, bloqueou com a mão na área: pênalti. Apesar de Renan acertar o canto, Fred cobrou bem e ampliou no Maracanã, Flu 2 a 0.
Após este gol, a equipe tricolor recuou, apostando no contra ataque. Teve uma excelente oportunidade com Marlone, que recebeu do Wagner, entrou na área, tendo 3 jogadores tricolores em boas condições ao seu lado, mas preferiu chutar pro gol, mandando para fora, para desespero de Fred e da torcida tricolor.
O Botafogo, já com amplo domínio, conseguiu diminuir com Willian Arão. Após belo lançamento de Fernandes, a zaga do Flu parou e Arão dominou na frente de Cavalieri: 2 a 1 para a festa da torcida alvinegra.
Willian Arão diminuiu no clássico. (FOTO: odia.ig.com.br) |
O gol empolgou o Botafogo, que teve uma boa chance de empatar o jogo já no final da partida. Novamente Willian Arão recebeu livre, dessa vez pela direita, na frente de Cavalieri, mas mandou para fora o empate.
Final de jogo com vitória do Fluminense. Foi a segunda derrota da equipe alvinegra neste estadual, e a segunda pro time das Laranjeiras.
Com o resultado, o Flu "roubou" a vantagem do Botafogo, e jogará pelo empate no próximo sábado. O Botafogo precisa agora ganhar por 2 gols de diferença para ir a final. Caso vença por apenas um gol de diferença, o finalista será conhecido nas penalidades máximas.
O Botafogo durante a semana terá que avaliar as condições de Jobson, que não fez questão de esconder sua insatisfação com sua substituição durante o jogo.
Por outro lado, o Flu terá que esperar o julgamento de Fred ao longo da semana, para saber se o artilheiro estará em campo no próximo jogo. Fred será julgado pelas declarações que deu após sua expulsão no Fla-Flu.
Fluminense: Diego Cavalieri; Renato (Wagner), Gum, Henrique (Victor Oliveira), Giovanni, Jean, Edson, Gerson, Vinicius, Lucas Gomes (Marlone) e Fred - Técnico: Ricardo Drubscky
Botafogo: Renan; Gilberto, Alisson, Renan Fonseca, Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Tomas (Rodrigo Pimpão), Elvis (Fernandes); Jobson e Bill (Sassá) - Técnico: René Simões
Gols: Fred / Fluminense (41' / 1°T)
Fred / Fluminense (29' / 2ºT)
Willian Arão (40' / 2ºT)
Árbitros: Leonardo Garcia Cavaleiro
Luiz Antonio Muniz de Oliveira
Silbert FAria Sisquim
Público: 17.528 (14.424 pagantes)
Matéria de Ronie Attayde