O Cruzeiro é o segundo time Brasileiro a se classificar para as oitavas da Copa Libertadores da América, se juntando ao Corinthians. Essa classificação se confirmou no jogo do dia de ontem (21/04/15) ao enfrentar o frágil time do Universitário de Sucre, da Bolívia, no estádio do Mineirão ás 20 horas e 30 minutos no horário de Brasília, pela sexta rodada da fase de grupos. O time celeste bateu os bolivianos por 2x0, gols de William "Bigode" e Léo.
Depois da derrota no clássico de domingo contra o Atlético MG, o Cruzeiro ameaçava entrar em crise. A torcida começou a questionar a capacidade do técnico bicampeão Brasileiro, Marcelo Oliveira. Além dessas reclamações, a torcida celeste reivindicou em forma de protestos, mais autonomia ao presidente Gilvan e também a contratação de um novo armador para o time. Essa vitória foi muito importante para o time ganhar confiança de vez e espantar para longe de Minas Gerais a crise.
A verdade é que essa foi uma das poucas atuações do time que de fato convenceram. Mas mesmo assim ainda falta muito a melhorar. A vitória do time mineiro pode ter se passado muito também pela postura defensiva do adversário, que abriu mão de atacar e apenas se defendeu. O técnico Marcelo Oliveira terá nas próximas semanas o desafio de acertar o time, encaixar uma escalação titular e principalmente deixar o time ainda mais unido. O mais interessante quando se fala da crise que ameaçou vir à Toca da Raposa II, foi à forma que o técnico lidou para espanta-la. Nos dois lances dos gols, todos os jogadores comemoraram juntos, com os reservas e com o próprio técnico. Toda essa crise então foi espantada quase que com apenas uma virtude: a união.
Em meio a tantas discussões sobre a FMF (Federação Mineira de Futebol), e sobre lances polêmicos no clássico, os Bolivianos falaram que queriam fazer o novo "Mineirazo". Esta é uma referência ao "Maracanasso", que foi quando o Brasil perdeu em casa a final da copa do mundo para o Uruguai em pleno Maracanã. O "Mineirazo" então é nada mais, nada menos que a goleada histórica da Alemanha sobre o Brasil, por 7x1 no Mineirão. Mas para repetir esse feito em cima do atual Bicampeão Brasileiro, os Bolivianos teriam que jogar muito mais do que jogaram contra o Cruzeiro.
Depois então, de espantar a zebra e se classificar, o Cruzeiro aguarda o seu adversário das oitavas, e tentará mostrar que o Mineirão não é só um palco de grandes derrotas Brasileiras, mas sim de conquistas e vitórias de um time de páginas heroicas e imortais.
Leo, um dos simbulos da superação dessa equipe, ja que a zaga vinha sendo questionada. O zagueiro marcou um dos gols do time estrelado. (Foto: EFE) |