Taça ao alto! Acabou o Carioca! Perdeu, perdeu!

Vasco da Gama recebendo o troféu de Campeão Estadual. (Foto: Diego Ramon/Opinião Sport Clube)
Pois é, acabou o Estadual. E fatos extra-campo a parte, o Vasco mereceu o titulo, por se portar melhor na fase final. Foi superior ao Botafogo quase todo o tempo, e o placar de 2 a 1 deste domingo até foi pouquíssimo. Uns 5 ou 6 a 1 mostrariam mais a real da parada. Parabéns à Nação Cruzmaltina!

E uma salva de palmas para Doriva, que ganhou os dois principais estaduais do país em temporadas consecutivas, pois ganhara o Paulista com o Ituano, em 2014. Há também de se destacar a dupla Rafael Silva e Gilberto, que fez muita diferença no ataque cruzmaltino no certame, além de Luan e Rodrigo formarem uma sólida defesa. Com o time que tem nas mãos, Doriva tem totais condições de fazer os vascaínos sonharem com a vaga na Copa Libertadores, seja através do G-4 do Brasileiro ou com o título da Copa do Brasil.

Quanto ao Botafogo, René Simões vem fazendo um bom trabalho de reconstrução no plantel alvinegro, e sendo premiado com a Taça Guanabara e a vaga na final do Carioca. No entanto, ainda não vejo o time em condições (e tampouco com favoritismo) para uma das vagas de acesso à Série A. A Segunda Divisão tem uma pegada mais forte do que a da Elite, quase lembrando as partidas da Copa Libertadores contra equipes argentinas. É outro nível. Caso o time da Estrela Solitária queira mesmo subir, vai ter que correr atrás de reforços, principalmente na defesa e no ataque, que carecem de bons atletas.

Em sua preparação visando o Brasileiro, o Flamengo foi lá na terra do "Padim Ciço" e disparou um gol na casa do Icasa, e se mandou para Atibaia para fazer os últimos ajustes. A chegada de Armero, que herdará a camisa 2 de Léo Moura, vem para botar mais lenha na fogueira, no que diz respeito à disputa da posição na lateral esquerda contra Ânderson Pico. Vanderlei Luxemburgo terá um trabalho considerável a fazer no plantel rubro-negro, principalmente com Douglas Baggio e Matheus Sávio, destaques dos juniores, despontando no elenco principais.

E nas Laranjeiras, o Tricolor ficou devendo no jogo-treino de sábado, na escola do Exército, vencendo o São Cristóvão por um magro 1 a 0. O volante Pierre e o zagueiro Antônio Carlos chegam ao clube para reforçar o setor defensivo, que precisa ser bem arrumado por Ricardo Drubscky, caso o Flu queira almejar voos altos no Campeonato Brasileiro que se avizinha.

Terminado o Carioca, agora é foco no Brasileirão. Mas não sem antes uma indagação: o que será do Estadual do Rio sem Flamengo e Fluminense em 2016? A TV Globo se manterá fiel à FERJ? Ou acompanhará rubro-negros e tricolores para a chamada liga independente regional que as diretorias dos dois clubes pretendem fazer parte? Pois bem, só aguardando os próximos capítulos a saber desta novela, que está mais interessante do que todas as que estão em cartaz nas grades das emissoras abertas.

Por Diego Ramon (diegoramon.rj@gmail.com)

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top