Agora é oficial! Grupos da Champions 2014-15 estão montados e prontos para as partidas.


Não tem mais como escapar.Chegou o momento que todos esperavam.A edição de número 60 da Liga dos Campeões da UEFA vai começar no dia 15 de setembro e os grupos já estão decididos.32 equipes lutarão pelo título de campeão do torneio de clubes mais prestigiado do mundo.Pela primeira vez em mais de 20 anos,Milan e Manchester United não jogarão o torneio continental.Aqui vai uma pequena opinião sobre todos os oito grupos da Champions.

O sorteio feito na sexta em Mônaco trouxe muitas surpresas,reconhecimentos e até um grupo da morte.


Grupo A (Atlético de Madrid,Juventus,Olympiacos e Malmö)
Um grupo com apenas campeões nacionais.Campeão espanhol e vice da Champions na última temporada,o Atlético de Madrid surge como favorito pra ser primeiro do grupo e nem tão favorito para conquistar o torneio que escapou por pouco de suas mãos na última final.O time de Diego Simeone manteve a maioria dos jogadores daquela final,contratou outros bons jogadores e vem forte pra fazer uma boa campanha nessa edição atual.O maior rival dos Colchoneros no grupo será a tri-campeã italiana seguida,a Juventus.

La Vecchia Signora volta mudada depois de ser eliminada na primeira fase na última temporada,Massimiliano Allegri(ex-Milan) assume o lugar de Antonio Conte,que foi treinar a seleção italiana.Mas o time é o mesmo e briga para ficar com a liderança do Grupo A.

O Olympiacos foi campeão grego na última temporada e na Champions surpreendeu ao chegar as oitavas e quase eliminou o Manchester United da fase do mata-mata.Hoje,os gregos podem refazer o grandioso feito,mas se não conseguir,o endereço certo será pegar a vaga para a Liga Europa.

Para completar o grupo,o campeão sueco Malmö reverteu uma vantagem impossível nos playoffs contra os austríacos do Red Bull Salzburg.Não há grandes pretensões na Champions,exceto a vaga na Liga Europa.Mas há duas curiosidades sobre o time sueco:foi vice-campeão da Europa em 1978-79 e é o clube onde começou Ibrahimovic.

Grupo B (Real Madrid,Basel,Liverpool e Ludogorets)
Um grupo com 16 títulos europeus em jogo.O Real Madrid na última temporada foi avassalador,conquistou a Copa do Rei e finalmente conquistou a La Décima que tanto almejava.Para esta temporada,trouxe Toni Kroos e James Rodríguez para se juntarem ao esquadrão milionário de Cristiano Ronaldo,Gareth Bale e companhia.Los Merengues são favoritos a serem primeiros do grupo e a ganharem a décima-primeira Champions.

O Basel na última temporada,foi campeão suíço e fez uma boa campanha na Champions,até mesmo vencendo o Chelsea de José Mourinho em Stanford Bridge.Mas nesta temporada,o time de Roger Federer brigará pela segunda vaga do grupo ou por uma vaga na Liga Europa.

O Liverpool está de volta a Champions depois de seis anos.Os Reds quase conquistaram a Premier League,mas o título não veio nas últimas rodadas.Para substituir Luís Suárez,contrataram Mario Balotelli e o time inteiro da equipe de Brendan Rodgers é o mesmo do vice da Premier League.Briga pela segunda vaga do grupo e o hexacampeão da Champions sonha longe no torneio.

O pequeno Ludogorets é a zebra do grupo.O campeão búlgaro passou por uma história interessante nos playoffs ao eliminar o romeno Steaua Bucareste,o zagueiro do time búlgaro Cosmin Motu foi pro gol depois do goleiro do seu próprio time for expulso.Acabou virando herói ao pegar duas cobranças de pênaltis e classificar o Ludogorets para a Champions.Brigará pra não ser saco de pancadas.

Grupo C (Benfica,Zenit,Bayer Leverküsen e Monaco)
A soberania que o Benfica teve na última temporada em Portugal é indiscutível.Foi campeão português,campeão da Taça de Portugal e campeão da Taça da Liga(essas duas últimas taças foram contra o Rio Ave).Mas em âmbito europeu,a maldição de Béla Guttmann de não conquistar título europeu até um século depois da morte do treinador húngaro,ainda assombra o torcedor encarnado.Era o grande favorito a conquistar o troféu da Liga Europa depois de ficar na primeira fase da Champions,mas assim como em 2012-13,perdeu a final nos pênaltis para um valente Sevilla.

O técnico Jorge Jesus foi mantido no cargo,mas houve um desmanche e os benfiquistas não estão tão confiantes pra essa temporada.Vai brigar pela classificação ou por uma vaga na Liga Europa.

Já o Zenit é o oposto do Benfica.Estão muito confiantes depois da boa campanha na última Champions,onde não passou das oitavas para o Borussia Dortmund.O brasileiro Hulk continua sendo a principal opção do time de São Petersburgo.Irá brigar pela primeira vaga do grupo.

O Bayer Leverküsen fez uma reformulação na última temporada,mas não passou da primeira fase da Champions.A principal atração do time é o atacante da seleção alemã Stefan Kiessling.Irá lutar pela segunda vaga.Já o Monaco vivia um sonho com o vice da Ligue 1 e a volta a Champions depois de vários anos na segunda divisão francesa.O vice da edição 2003-04 da Champions tinha dois jogadores de peso:James Rodríguez e Falcão García.

Mas esse sonho durou pouco quando o investidor do time,um milionário russo, se separou da mulher e isso abalou toda a autoestima do time.James Rodriguez foi embora para o Real Madrid e Falcão não está muito longe de dar adeus ao clube do principado.Luta pra pegar uma vaga na próxima fase ou não passar vergonha na primeira fase.

Grupo D (Arsenal,Borussia Dortmund,Galatasaray e Anderlecht)
Um grupo bem equilibrado,com equipes que abusam do desempenho em jogos como local.O Arsenal é o favorito da chave.Está com o moral alto depois de finalmente voltar a conquistar um título depois de nove anos.Conquistou a Copa da Inglaterra e a Supercopa Inglesa de forma implacável.Não só de título o Arsenal está feliz,andou trazendo grandes reforços como o chileno Alexis Sánchez.O time de Alexis,Özil,Podolski,Ramsey e companhia briga pelo primeiro lugar do grupo e pode ir bem longe esse ano.

O Borussia Dortmund fez uma campanha mais razoável comparada a das últimas temporadas,quase eliminou o Real Madrid pela segunda vez seguida na Champions e fez frente com o poderoso rival Bayern por muito tempo na Alemanha,ganhando o único título que o time bávaro não conquistou na temporada 2011-12,a Supercopa da Alemanha.Brigará pela primeira e segunda vaga do grupo D.

Já o Galatasaray fará um ano igual aos últimos.Campeão turco,o time de Fatih Terim foi eliminado nas oitavas da última Champions,mas isso depois de ter que engolir uma sonora goleada por 6 a 1 sobre o Real Madrid em casa na primeira fase.Drogba voltou ao Chelsea,então a responsabilidade do time está nas mãos de Sneijder.Dependerá muito da força de sua amada e apaixonante torcida.Briga pela segunda vaga ou pela vaga à Liga Europa.

O Anderlecht,campeão belga,corre por fora. Na última temporada,o time fez uma campanha tão horrível e foi último de seu grupo.Pra piorar,se tornou uma das vítimas dos "gols que a física não permite" de Zlatan Ibrahimovic.Lutará pra não ser saco de pancadas.

Grupo E (Bayern,Manchester City,CSKA e Roma)
Um verdadeiro grupo da morte.O Bayern de Munique queria repetir a temporada 2011-12,quando conquistou quase tudo o que disputou em um ano.Até foi campeão da Bundesliga e da Copa da Alemanha.Mas o vice na Supercopa da Alemanha e os 4 a 0 sofridos na semi-final da Champions contra um inspirado Real Madrid encerrou o primeiro ano de Pep Guardiola na equipe bávara.Brigará pelo título europeu e pela primeira vaga do grupo.

O Manchester City acabou com a maldição de jamais não ter passado da primeira fase na Champions na temporada passada,mas teve o azar de ser eliminado precocemente nas oitavas para o Barcelona de Lionel Messi.Campeão inglês,os Citizens se reforçaram bem e vão nesta temporada com o propósito de ir longe no torneio continental.Brigará pela primeira ou a segunda vaga.

Já o CSKA está com um ano bem cheio de dúvidas.Campeão incontestável do futebol russo na última temporada,o time do Exército fez uma campanha ruim na Champions(tudo bem que tinha Bayern e City no caminho...) e perdeu seu melhor jogador Keisuke Honda para o Milan.Nesta temporada,ira com um time que é o mesmo da última temporada,mas que perdeu muita capacidade técnica desde quando o meia japonês foi embora.Luta pra beliscar uma vaga na Liga Europa.

A Roma está em estado de graça desde a temporada passada.Não só porque está de volta a Champions depois de cinco anos,mas também porque foi o único time a fazer frente à Juventus na Serie A.Fez uma campanha histórica com onze vitórias seguidas em doze jogos e só não foi campeã italiana porque tropeçou em jogos importantes e viu a Vecchia Signora aproveitar os seus erros e ser campeã do Scudetto.O treinador Rudi Garcia comanda o esquadrão com boas peças como Gervinho,Pjanic,o recém-chegado Iturbe e o veterano ídolo ínsubstituível Francesco Totti,que tem 39 anos,mas joga como se tivesse 20 anos.Vai brigar pela segunda vaga e pode ir longe.

Grupo F (Barcelona,PSG,Ajax e Apoel Nicosia)
O Barcelona teve tantas péssimas lembranças da última temporada,que ainda vai demorar muito pra esquecer uma por uma.Não só foi vice da Copa do Rei contra o Real,como perdeu o posto de segunda melhor equipe da Espanha para o Atlético de Madrid.O time de Diego Simeone foi o grande carrasco do time catalão em quase toda a temporada.

A única exceção foi a Supercopa,quando ganhou o título por um gol fora de casa marcado por Neymar.O Barça perdeu o título espanhol para os Colchoneros na última rodada,justamente num confronto direto contra o próprio Atlético e pela primeira vez ficou fora das semi-finais da Champions desde 2004-05.Advinha quem tirou os culès da semi-final? Ele mesmo,o próprio Atlético.

O tiki-taka ficou obsoleto depois dessa queda.E o Barcelona ainda teve que aguentar problemas políticos por causa das suas contratações.Foi a gota d´água para Sandro Rosell,que deixou a presidência e Josep Maria Bartomeu assumiu o alto escalão.O novo presidente exigiu uma reformulação em tudo no clube catalão.Saiu Gerardo Martino e entra Luís Enrique,um ex-jogador do Barça e conhecido da casa.O clube também fez boas contratações como Mathieu,Ivan Rakitic,Vermaelen,Douglas e a bomba da temporada,Luís Suárez.Lutará pelo título e pela primeira vaga do grupo.

O Paris Saint-Germain na última temporada foi campeão da Ligue 1 e da Supercopa da França de maneira incontestável,mas na Champions perdeu a chance de ser um dos quatro melhores da Europa ao perder a vaga nos acréscimos para o Chelsea.O time foi as compras e adquiriu David Luiz e vai vir com uma defesa bem forte junto com o já experiente Thiago Silva. Vai brigar pela liderança do grupo e pode ir longe nesse ano.

Já o Ajax está passando por uma ressaca.Foi campeão holandês,mas perdeu a final da Copa da Holanda para o inexpressivo Zwolle.Para piorar,o time só foi coadjuvante no grupo do Barcelona na Champions e caiu na primeira fase.Ainda mais perdeu muitos de seus jovens jogadores como Siem De Jong.Irá lutar por uma vaga na Liga Europa.

O Apoel está de volta a Champions depois de três anos fora.Campeão cipriota,o time de Nicosia tentará não fazer feio nesta edição.Claro que não é mais aquele time que conseguiu a proeza histórica de chegar as quartas de final em 2010-11,mas tentará não ser o saco de pancadas do grupo.Brigará por uma vaga na Liga Europa.

Grupo G (Chelsea,Schalke,Sporting e Maribor)
Tentando chegar mais uma vez a uma final de Champions,o Chelsea vem com uma artilharia pesada e um timaço pra essa temporada.Começando pelo gol,Thibaut Courtois voltou do empréstimo como campeão espanhol e melhor goleiro da Liga BBVA pelo Atlético de Madrid e logo de cara,tomou a titularidade do lendário Petr Cech.Claro que o arqueiro belga queria permanecer na Espanha,mas Mourinho falou mais alto e obrigou ele a voltar para os Blues.

Na defesa,outro jogador do Atlético foi contratado,Filipe Luís.No meio,Didier Drogba volta depois de duas temporadas perambulando na China e na Turquia.Mas o melhor foi reservado ao ataque,Diego Costa,o hispano-brasileiro artilheiro do Atlético(mais um!) foi contratado pra fortalecer o ataque do time londrino.O time de Roman Abramovich caiu na semi-final da última Champions para o mesmo Atlético de Madrid e brigará nesta temporada pelo título e pela primeira vaga do grupo.

Já o Schalke vem pra Champions ainda sofrendo os 6 a 1 que tomou do Real Madrid nas oitavas da última temporada.E vem com o mesmo time da última temporada e aposta em Kevin-Prince Boateng e Julian Draxler como armas.Brigará pela segunda vaga.

O tradicionalíssimo Sporting está de volta a Champions depois de muito tempo.Vice-campeão português,o time do Estádio Alvalade contratou um reforço de peso.O meia Nani(ex-United) está de volta ao clube em que o revelou e até agora está indo muito bem jogando a Liga Portuguesa pelos Leões.Buscará a segunda vaga ou uma vaga na Liga Europa.

Já o Maribor estréia na Champions,e o campeão da Eslovênia não quer fazer feio na primeira fase.Justamente que o time esloveno eliminou um dos times mais tradicionais do torneio nos playoffs,o Celtic.Brigará pra não ser saco de pancadas.

Grupo H (Porto,Shakthar,Athletic Bilbao e BATE Borisov)
O Porto apostou alto depois de não ganhar nenhum título,ser eliminado na primeira fase da Champions e tomar de quatro do Sevilla na Liga Europa.Contratou bons reforços como Adrián López e Óliver Torres(ambos do Atlético de Madrid) e promete que esse será uma temporada passada.Deve buscar a primeira vaga do grupo.

O Shakthar Donetsk está enfraquecido demais.Devido a guerra na Criméia,o time será obrigado a mandar seus jogos na capital ucraniana,Kiev.O time em si,tem chance de passar.Tem muitos brasileiros como Dentinho,Alex Teixeira,Taison e Bernard mas jogar como local em outro estádio fara uma diferença bisonha para o campeão ucraniano.Lutará por uma vaga na Liga Europa.

Se pro Shakthar a força da torcida fará muita falta,já para o Athletic Bilbao ela terá aos montes.O time do País Basco está de volta a Champions após uma boa campanha na Liga Espanhola e passar com autoridade pelo Napoli nos playoffs.Duas coisas dão ao treinador Ernesto Valverde muita tranquilidade:um time jovem(com promessas como Iker Muniain e Ibai Gómez) e o esforço de sua apaixonada torcida(o Estádio San Mamés está reformado e foi transformado em um caldeirão a favor do Athletic).É candidato a segunda vaga do grupo e pode ir longe.

E finalmente,o BATE Borisov chega a sua quarta Champions em seis oportunidades.O campeão da Bielorrússia é um time de estabilidade financeira boa e que pode não ser só um simples coadjuvante.Brigará pela vaga na Liga Europa.







Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top