Ontem, 20/08, no Maracanã, Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Atlético veio para tentar se aproximar do G4, já a equipe rubro-negra queria se ver livre da zona da degola. Vanderlei Luxemburgo escalou a equipe do Flamengo da seguinte forma: Paulo Victor, Léo Moura, Marcelo, Wallace, João Paulo, Cáceres, Márcio Araújo, Canteros, Luiz Antônio, Everton e Arthur( no lugar de Alecsandro, que cumpriu suspensão pelo 3º cartão amarelo). Enquanto Levir Culpi mandou à campo os seguintes jogadores: Victor, Alex Silva, Jemerson, Ed Carlos, Pedro Botelho, Rafael Carioca, Josué, Dátolo, Maicosuel, Diego Tardelli e Jô.A escalação que o técnico do Flamengo optou não foi do agrado de muitos torcedores, já que ele colocou 4 homens de contenção no meio de campo.
A partida começou com os dois times atacando, a partida era equilibrada, até que aos 9 minutos do primeiro tempo, a zaga do Fla bobeou, Maicosuel ganhou na corrida de Cáceres deu um belo drible em cima de Wallace e mandou para a rede, abrindo o placar no Maracanã, 1 a 0 Atlético. O nervosismo tomou conta do time de Luxemburgo que precisava virar o placar para se distanciar da zona de rebaixamento, começaram a perder presença no meio de campo, errar passes, perigo à vista. Luxa então, logo aos 24 minutos faz sua primeira alteração, sacando Luiz Antônio para a entrada de Nixon, que passou a formar a dupla de ataque com Arthur.
Depois da alteração, a equipe rubro-negra melhorou um pouco, tendo mais posse de bola e volume de jogo. Aos 36 minutos, em uma jogada pela esquerda, João Paulo achou Everton que entrou na área bateu firme na bola, o goleiro Victor fez uma boa defesa e no rebote Arthur não conseguiu aproveitar. Uma boa chance desperdiçada pelo Flamengo. O jogo foi se encaminhando morno, fim do primeiro tempo, 1 a 0 para a equipe mineira. Um dos jogadores com um pouco mais de destaque foi Canteros, que fez uma boa primeira etapa.
![]() |
| Canteros, um dos destaques do time(Foto: Gilvan de Souza Divulgação Flamengo) |
O segundo tempo começou da mesma maneira que terminou o primeiro, com o Flamengo com mais posse da bola e volume de jogo, porém não se traduzindo em chances de gol. Mas a postura do time carioca foi diferente, voltaram com mais garra e raça, tentando o empate e quem sabe o gol da virada. O técnico rubro-negro então resolveu arriscar e colocar o time pra frente aos 15 minutos, tirando Márcio Araujo e Arthur para as entradas de Eduardo da Silva e Mugni, respectivamente. Substituições que surtiram efeito, com 3 minutos em campo, Eduardo da Silva recebeu passe, entrou na área e Pedro Botelho chegou de carrinho atingindo o jogador do Fla, e o árbitro Sandro Meira Ricci assinalou o pênalti. O capitão rubro-negro, Léo Moura pegou a bola partiu para a cobrança mandou no canto esquerdo do goleiro Victor, empatando o jogo no Maraca, 1 a 1.
![]() |
| Léo Moura comemorando o gol de empate com Eduardo da Silva (Foto: Alexandre Cassiano/ Agência O Globo) |
![]() |
| Eduardo da Silva comemorando o gol da virada do Flamengo, se sagrando o herói da noite (Foto: André Durão) |
As duas equipes voltam à campo neste fim de semana pelo Campeonato Brasileiro, no Sábado, no Estádio Independência, o Atlético recebe o Internacional, às 18:30 h( horário de Brasília). E o Flamengo, joga no domingo contra o Criciúma, às 16 h( horário de Brasília), no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.
Ficha do jogo:
Flamengo 2 x 1 Atlético-MG
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Auxiliares: Elan Vieira e Albino Andrade, ambos de Pernambuco
Público pagante: 37726
Público presente: 40892
Renda: R$ 1.113.815,00
Cartões amarelos: João Paulo e Canteros (FLA); Rafael Carioca e Alex Silva (CAM)
Gols: Maicosuel (CAM)- 9' 1º tempo; Léo Moura (FLA) 19' 2º tempo e Eduardo da Silva (FLA) 25' 2º tempo
OPINIÃO: Mais uma vez, o time do Flamengo, mostrou estar fechado com Vanderlei Luxemburgo, mais uma vitória sob o comando de Luxa. O time mostrou mais uma vez raça, garra e força de vontade, mesmo tomando um gol no início da partida, foi se acertando com o passar do tempo e conseguiu a virada com extrema justiça e punindo o Atlético pela sua falta de ofensividade. O Maracanã faz toda a diferença para a equipe, principalmente tendo os 40 mil presentes, empurrando o time, dos 5 jogos do time no Maracanã no campeonato, foram 4 triunfos e apenas uma derrota, aproveitamento de 80%. Ainda precisando de alguns reforços para algumas posições, o time começa a criar uma cara, o estilo Luxemburgo começa a aparecer, e o time vem subindo de produção com o passar dessas últimas rodadas. E claro não podemos deixar de citar, as duas contratações de Canteros e Eduardo da Silva, ambos vieram em boa hora e vem mostrando que a diretoria fez bem em contratá-los, principalmente Eduardo da Silva que mesmo sem ser titular já ganha moral com a torcida fazendo gols importantes que levaram aos triunfos. Agora é esperar as próximas rodadas e ver até aonde essa equipe pode chegar, e o campeonato quase chegando à sua metade, ainda nos trará muitas emoções, cenas dos próximos capítulos que nos aguardam.
Grande abraço!
Douglas Almeida
Curta nossa página no Facebook: Opinião Sport Club- Facebook










