Flamengo vence Atlético-MG e se distancia da zona do rebaixamento

Ontem, 20/08, no Maracanã, Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Atlético veio para tentar se aproximar do G4, já a equipe rubro-negra queria se ver livre da zona da degola. Vanderlei Luxemburgo escalou a equipe do Flamengo da seguinte forma: Paulo Victor, Léo Moura, Marcelo, Wallace, João Paulo, Cáceres, Márcio Araújo, Canteros, Luiz Antônio, Everton e Arthur( no lugar de Alecsandro, que cumpriu suspensão pelo 3º cartão amarelo). Enquanto Levir Culpi mandou à campo os seguintes jogadores: Victor, Alex Silva, Jemerson, Ed Carlos, Pedro Botelho, Rafael Carioca, Josué, Dátolo, Maicosuel, Diego Tardelli e Jô.A escalação que o técnico do Flamengo optou não foi do agrado de muitos torcedores, já que ele colocou 4 homens de contenção no meio de campo.
A partida começou com os dois times atacando, a partida era equilibrada, até que aos 9 minutos do primeiro tempo, a zaga do Fla bobeou, Maicosuel ganhou na corrida de Cáceres deu um belo drible em cima de Wallace e mandou para a rede, abrindo o placar no Maracanã, 1 a 0 Atlético. O nervosismo tomou conta do time de Luxemburgo que precisava virar o placar para se distanciar da zona de rebaixamento, começaram a perder presença no meio de campo, errar passes, perigo à vista. Luxa então, logo aos 24 minutos faz sua primeira alteração, sacando Luiz Antônio para a entrada de Nixon, que passou a formar a dupla de ataque com Arthur.
Depois da alteração, a equipe rubro-negra melhorou um pouco, tendo mais posse de bola e volume de jogo. Aos 36 minutos, em uma jogada pela esquerda, João Paulo achou Everton que entrou na área bateu firme na bola, o goleiro Victor fez uma boa defesa e no rebote Arthur não conseguiu aproveitar. Uma boa chance desperdiçada pelo Flamengo. O jogo foi se encaminhando morno, fim do primeiro tempo, 1 a 0 para a equipe mineira. Um dos jogadores com um pouco mais de destaque foi Canteros, que fez uma boa primeira etapa.

Canteros, um dos destaques do time(Foto: Gilvan de Souza
Divulgação Flamengo)

O segundo tempo começou da mesma maneira que terminou o primeiro, com o Flamengo com mais posse da bola e volume de jogo, porém não se traduzindo em chances de gol. Mas a postura do time carioca foi diferente, voltaram com mais garra e raça, tentando o empate e quem sabe o gol da virada. O técnico rubro-negro então resolveu arriscar e colocar o time pra frente aos 15 minutos, tirando Márcio Araujo e Arthur para as entradas de Eduardo da Silva e Mugni, respectivamente. Substituições que surtiram efeito, com 3 minutos em campo, Eduardo da Silva recebeu passe, entrou na área e Pedro Botelho chegou de carrinho atingindo o jogador do Fla, e o árbitro Sandro Meira Ricci assinalou o pênalti. O capitão rubro-negro, Léo Moura pegou a bola partiu para a cobrança mandou no canto esquerdo do goleiro Victor, empatando o jogo no Maraca, 1 a 1.

Léo Moura comemorando o gol de empate com Eduardo
da Silva (Foto: Alexandre Cassiano/ Agência O Globo)
O empate do Flamengo veio em hora boa, com o gol o time correu mais, teve ainda mais entrega, e partiu para cima do clube mineiro. O gol da virada era questão de tempo, já que o time de Levir Culpi sentiu o golpe naquela altura da partida. Enquanto o Flamengo comemorava o gol de empate, o Atlético-MG fazia sua primeira substituição na partida, Culpi substituiu Maicosuel, o autor do gol e colocou em seu lugar Luan, aos 20 minutos da etapa complementar. Cinco minutos mais tarde, em jogada pela esquerda João Paulo acertou um bonito cruzamento, na cabeça de Eduardo da Silva, que testou firme, o goleiro Victor saltou e ainda conseguiu tocar na bola, que tocou na trave, voltou nele e foi morrer no fundo do gol. Era a virada do Flamengo aos 25 minutos,gol do atacante que saiu do banco para se tornar o herói da noite.

Eduardo da Silva comemorando o gol da virada do Flamengo,
se sagrando o herói da noite (Foto: André Durão)
Levir Culpi então foi para o tudo ou nada, fez suas duas últimas alterações, tirando Rafael Carioca e Jô e entrando Claudinei e André, aos 31 minutos. Alterações que não fizeram nenhum efeito, logo após a troca, em contra-ataque Eduardo lança Everton na linha de fundo, que chega cruzando para a área, mas Alex Silva chegou tirando, antes que a bola chegasse aos pés de Nixon, quase o terceiro do Flamengo. O fim do jogo se aproximava, e o drama atleticano ia aumentando e aos 39 minutos, quase que o galo consegue o empate, em cruzamento de Dátolo, André toca de cabeça, o goleiro Paulo Victor foi no ângulo para fazer a defesa, salvando o rubro-negro de sofrer o gol de empate. A equipe treinada por Luxemburgo, segurou o placar conseguindo a quarta vitória em 5 jogos. Fim de jogo no Maracanã, 2 a 1. Com a vitória, o Flamengo subiu para a 13ª colocação,com 19 pontos, já o galo caiu para o oitavo lugar, com 23.
As duas equipes voltam à campo neste fim de semana pelo Campeonato Brasileiro, no Sábado, no Estádio Independência, o Atlético recebe o Internacional, às 18:30 h( horário de Brasília). E o Flamengo, joga no domingo contra o Criciúma, às 16 h( horário de Brasília), no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina.

Ficha do jogo:

Flamengo 2 x 1 Atlético-MG

Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Auxiliares: Elan Vieira e Albino Andrade, ambos de Pernambuco
Público pagante: 37726
Público presente: 40892
Renda: R$ 1.113.815,00
Cartões amarelos: João Paulo e Canteros (FLA); Rafael Carioca e Alex Silva (CAM)
Gols: Maicosuel (CAM)- 9' 1º tempo; Léo Moura (FLA) 19' 2º tempo e Eduardo da Silva (FLA) 25' 2º tempo

OPINIÃO: Mais uma vez, o time do Flamengo, mostrou estar fechado com Vanderlei Luxemburgo, mais uma vitória sob o comando de Luxa. O time mostrou mais uma vez raça, garra e força de vontade, mesmo tomando um gol no início da partida, foi se acertando com o passar do tempo e conseguiu a virada com extrema justiça e punindo o Atlético pela sua falta de ofensividade. O Maracanã faz toda a diferença para a equipe, principalmente tendo os 40 mil presentes, empurrando o time, dos 5 jogos do time no Maracanã no campeonato, foram 4 triunfos e apenas uma derrota, aproveitamento de 80%. Ainda precisando de alguns reforços para algumas posições, o time começa a criar uma cara, o estilo Luxemburgo começa a aparecer, e o time vem subindo de produção com o passar dessas últimas rodadas. E claro não podemos deixar de citar, as duas contratações de Canteros e Eduardo da Silva, ambos vieram em boa hora e vem mostrando que a diretoria fez bem em contratá-los, principalmente Eduardo da Silva que mesmo sem ser titular já ganha moral com a torcida fazendo gols importantes que levaram aos triunfos. Agora é esperar as próximas rodadas e ver até aonde essa equipe pode chegar, e o campeonato quase chegando à sua metade, ainda nos trará muitas emoções, cenas dos próximos capítulos que nos aguardam.


Grande abraço!
Douglas Almeida

Curta nossa página no Facebook: Opinião Sport Club- Facebook

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top