Alcançar a quarta vaga para a Libertadores não é uma meta do Grêmio no campeonato: virou missão. Fora do G-4, o Tricolor vinha em uma crescente significativa recentemente e tropeçou duas vezes nas últimas quatro partidas disputadas. À quem está brigando por tal objetivo nesta edição do Brasileirão, um tiro no pé. Para se recuperar e voltar a figurar no grupo dos times que vai ao torneio mais importante da América, o Grêmio quer passar pelo Figueirense hoje (22), às 21h, na Arena, diante de sua torcida. Mas encontrará dificuldades.
Longe de ser um primor técnico, a equipe do comandante Argel Fucks ficou conhecida pela sua reação instantânea no Brasileirão. Posicionado por várias rodadas na lanterna, nunca saindo da zona de rebaixamento, o Figueira obedeceu à força-tarefa e estilo "missão dada é missão cumprida" do novo treinador, desencadeando uma arrancada e chegando à 13ª colocação. Na última rodada, goleou o Coritiba por 4 a 0, no Scarpelli, e obteve embalo para hoje chegar com a consciência de que tem capacidade para desbancar o poderoso Grêmio em pleno Porto Alegre.
Na 6ª posição, Grêmio quer voltar ao G-4. Figueira busca pontos para permanência (Foto: Eduardo Valente) |
Desfalcado por peças cruciais contra o Goiás, o time comandado por Felipão tem a volta confirmada de Barcos e Dudu, dupla autora de mais de 60% dos gols gremistas no campeonato. Somada à confiança de ter novamente o pelotão de frente em campo, a promoção do Outubro Rosa às torcedoras do clube gaúcho faz com que a expectativa na Arena seja de bom público. E bom jogo, pois o Figueira promete dificultar. Para o confronto, o Furacão deve ter a mesma equipe em duas rodadas seguintes pela primeira vez no torneio, já que as lesões e suspensões são um desafio enorme para os catarinenses. A única mudança é positiva, com retorno do titular Giovanni Augusto à meia-cancha alvinegra. Destaque na goleada sobre o Coxa no último domingo (19), onde contribuiu com 2 gols, Marcão é uma das apostas do Furacão para a partida.
PRÉ-JOGO
29ª rodada das equipes
Goiás 0x0 Grêmio
Figueirense 4x0 Coritiba
Último encontro
11ª rodada | Campeonato Brasileiro 2014
Figueirense 0x1 Grêmio - Florianópolis (SC) | 19/07/2014
Prováveis escalações
Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Bressan e Zé Roberto; Ramiro, Fellipe Bastos, Riveros e Luan; Dudu e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Figueirense: Tiago Volpi; Tiago Volpi; Jefferson, Thiago Heleno, Nirley e Roberto Cereceda; Paulo Roberto, Rivaldo, Marco Antônio e Giovanni Augusto; Clayton e Marcão. Técnico: Argel Fucks
Outros dados
Arbitragem: Vinícius Furlan (SP), auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Matéria por Natan Rodrigues
Visite nossa página no Facebook