A Ferrari lançou nessa sexta-feira
(30), o seu carro para 2015, a nova SF15-T. A Scuderia está à procura de uma
temporada melhor do que no ano passado, eles não venceram uma corrida em 2014.
Com Sebastian Vettel como a nova estrela, a Ferrari está olhando para fazer
progressos significativos nesta temporada.
O SF15-T é o primeiro carro
construído pela Ferrari sessenta especificamente para participar da temporada
de 2015 da Formula 1. É o segundo carro feito pela Ferrari desde a reintrodução
dos motores turbo em 2014. O primeiro ano com estes novos regulamentos foi
extremamente desafiador para a Scuderia e as lições aprendidas foram aplicadas
vigorosamente para o SF15-T para criar um carro que estão em todos os aspectos,
um grande passo em frente no que diz respeito ao F14-T.
A diferença visual mais
marcante entre o SF15-T e seu antecessor é a redução da extremidade dianteira
do carro de acordo com a mudança de regulamentos para a temporada de 2015.
Depois de algumas temporadas de estéticas bastante desagradáveis, as regras de
2015 permitem a SF15-T uma forma do nariz atraente que também traz excelente
desempenho aerodinâmico. Além da área do nariz, os regulamentos para 2015 são,
em grande parte inalterada. Isso deu à equipe uma base estável sobre a qual a
engenharia de uns chassis muito mais forte do que no ano anterior.
Uma observação casual na
parte de trás do carro revela uma extremidade traseira muito mais firmemente
embalada que permite mais aerodinâmica para ser extraído a partir das
superfícies críticas em torno da parte traseira do carro. A família asa
traseira tem sido extensivamente redesenhado para proporcionar um desempenho
estável nas curvas enquanto se produz um efeito maior do DRS nas retas. Os
dutos de freio dianteiras e traseiras foram remodelados para produzir mais de
arrefecimento de pinça e disco de freio ao gerar mais downforce do que os seus
homólogos 2014. Ambos os cinemática da suspensão dianteira e traseira foram
revisados para apresentar o pneu para a estrada de uma forma que permite uma
melhor utilização da borracha Pirelli.
Como em 2014, as regras
atuais, foram dadas destaque a forte integração da Unidade de Alimentação e
Chassis. A integração não é apenas sobre a embalagem - encontrar casas puras
para todos os equipamentos miríade no carro - é mais sobre certificando-se de
que o PU e Chassis são especificados para que o veículo resultante tenha o
melhor desempenho possível. A gama de alvos de design cuidadosamente escolhidos
garantir que o SF15-T tem ótima escolha de arrefecimento para fornecer os
melhores níveis globais de downforce e energia. Além cuidadosamente projetado
fluxo de ar interno, o SF15-T tem um layout matriz do radiador muito melhorado
que permite que vários décimos de segundo por volta em relação ao ano anterior.
2014 foi o primeiro ano da
chamada Brake -por-Wire (BBW); um sistema permitido pelas regras como uma forma
de permitir que a quantidade máxima de energia elétrica a ser colhida em
travagem, mantendo um equilíbrio de travagem ideal. Na prática, provou-se muito
mais fácil de obter o primeiro do que o último com os primeiros versões deste
sistema. O BBW foi melhorado muito durante a temporada de 2014 e o SF15-T é
ainda mais otimizada para produzir uma resposta de travagem que deve permitir o
controle sensível ao motorista ao frear no limite.
Com os regulamentos estáveis
para 2015 nos permitiram trabalhar sobre os detalhes da nossa transmissão,
levando adiante as lições aprendidas em 2014 para se certificar de que o SF15-T
é um passo em frente em todas as áreas. A escolha de 8 razões para a frente de
engrenagens são fixos para toda a temporada, uma vez que são executados na
primeira corrida, e nossa experiência do ano passado nos permitiu escolher
estes raios cuidadosamente para a melhor utilização ao longo da temporada. A
embreagem, tradicionalmente um ponto forte para a Scuderia, foi melhorada com
uma série de mudanças detalhadas para se certificar de que o SF15-T continuará
a usufruir de um desempenho forte em cima da linha de partida.
Os regulamentos nos permitiu
que o peso do carro para aumentasse em 11 kg com respeito ao carro de 2014. O
SF15-T utiliza este subsídio extra nos regulamentos para comprar alguns
recursos adicionais de desempenho sob a pele do carro, mantendo um nível viável
de lastro para cortar o centro de gravidade do carro.
Os 2015 pneus mudaram pouco
em questão de 2014. A nova tampa traseira testada por todas as equipes no final
do ano passado proporciona melhor aderência traseira, especialmente enquanto
carregado em condições combinadas de curvas e tração. A variedade de compostos
para a estação e a seleção de compostas tomadas para cada circuito irá ser
muito semelhante ao de 2014. No entanto, o nível do SF15-T desempenho será
muito maior do que o F14T, e deve permitir-nos a explorar todo o desempenho
disponível na borracha.
Matéria: Joseclei Nunes (@JosecleiNunes)
Matéria: Joseclei Nunes (@JosecleiNunes)








