![]() |
| Ronaldo Angelim e a auxiliar de nutrição do Fortaleza, Toinha, choram no anúncio da aposentadoria do zagueiro em 2013. |
Longe do Fortaleza, foram diversas demonstrações de carinho e respeito ao clube. No programa "Tá na Área" do Sportv, chorou para todo Brasil ao falar da situação do ex-clube em Novembro de 2008, quando lutava para não cair para Série C. Mas não foram por esses motivos que me fizeram admirar Angelim. Foi em campo, com raça, vibração, eu via nele um torcedor vestindo a camisa 4. Olhar para o "Magro de Aço" jogando era se sentir mais um na partida, era simplesmente admirável assistir um jogador assim pelo seu clube. Foi sensacional chorar com ele o gol da vaga para a Série A em 2004, se emocionar pela superação com o gol título Brasileiro com o Flamengo em 2009, por tudo que ele representou para o seu time de coração e por todo o carinho que se criou por ele.
![]() |
| Ídolo da Roma, Francesco Totti passeia em campo com a filha antes de jogo em 2010 |
Mesmo em terras onde o dinheiro corre solto, como na Premier League, ainda existem esse tipo de jogadores. Steven Gerrard, sempre demonstrou o amor pelo Liverpool, inclusive em sua autobiografia ele cita: "O Liverpool era uma religião na casa onde cresci". Em seus últimos momentos, antes de sair para o Los Angeles Galaxy no meio do ano, o meia inglês certamente terá momentos emocionantes com a torcida que o venera.
Nomes de jogadores apaixonados pelos seus clubes não faltam, casos como o de Kléber Pereira que voltou ao Moto Club em fim de carreira e hoje procura ajuda com os amigos do futebol para manter o time ativo. Nilton Santos, onde sua história se confunde com a do Botafogo, caso raro no esporte. A família Maldini e o Milan, o inteligentíssimo Aboutrika com o Al-Ahly no Egito. Entendo todos esses casos, repito o que disse para a minha noiva ao explicar a minha idolatria pelo futebol alguns dias atrás: "Feliz é o torcedor que teve em seu clube, um Angelim em campo". Ídolos de verdade, não se produzem, eles simplesmente nascem!
Por Luca Laprovitera









