Neste sábado, 16/08, foi realizada a partida entre os líderes do campeonato, no Estádio de São Januário- RJ. O Ceará com 31 pontos, em primeiro e o Vasco em segundo com 28 pontos. Partida com muitos atrativos, para o Vozão a vitória o colocaria 6 pontos à frente do vice colocado. Já para a equipe da Colina Histórica, a vitória o deixaria ainda mais próximo da liderança. A equipe do Nordeste nos últimos 3 jogos fora de casa, havia vencido e acabou tomando a fama de visitante "indigesto". O Vasco, equipe comandada por Adilson Batista veio à campo com a seguinte formação: Martín Silva, Carlos César, Rodrigo, Douglas Silva, Marlon, Guiñazú, Fabrício, Dakson, Douglas, Guilherme Biteco e Kléber.
Já o Ceará, foi escalado pelo técnico Sérgio Soares da seguinte forma: Luis Carlos, Samuel Xavier, Anderson, Sandro, Helder Santos, João Marcos, Ricardinho, Eduardo, Nikão, Bill e Magno Alves. A partida começou e continuou equilibrada até os 10 minutos de jogo, com o tempo a equipe vascaína assumiu uma postura mais ofensiva tomando o controle da partida, explorando bem as laterais do gramado e neutralizando os principais jogadores do Vozão, em especial Magno Alves, sendo o mais experiente do time.
Esse domínio da equipe cruz-maltina, foi recompensado aos 15 minutos da etapa inicial, quando em uma jogada de linha fundo, Biteco cruzou para a área e a bola acertou no braço do lateral Helder Santos, e o árbitro da partida, Edivaldo Elias da Silva(PR), marcou o pênalti. Douglas foi para a cobrança, chutou no canto esquerdo do goleiro Luis Carlos, que deu um leve desvio na bola, que acertou a trave e não entrou, cobrança desperdiçada e 0 a 0 no placar. Mas 3 minutos depois, em uma linda bola de Douglas para Marlon, que cruzou para a área, Luis Carlos cortou mal e Kléber com oportunismo pegou o rebote mandando a bola para o fundo do gol, Vasco 1 a 0.
|
Kléber marcou o primeiro gol no Estádio de São Januário (Foto: Guilherme Pinto/ Agência O Globo) |
Depois do gol, a equipe carioca continuou imprimindo ritmo forte, mostrando quem era o mandante da partida. Superioridade essa, que aos 29 minutos de jogo, em cruzamento de Douglas, o zagueiro Douglas Silva cabeceou próximo ao ângulo do goleiro Luis Carlos, quase ampliando o marcador. O primeiro tempo terminou com o placar de Vasco 1 x 0 Ceará.
As equipes voltaram para o segundo tempo, da mesma maneira que encerraram a primeira etapa. O desenho do segundo tempo foi exatamente igual ao do primeiro, Vasco atacando, jogando bem e o Ceará se defendendo, sem incomodar o goleiro Martín Silva, que acabou sendo mero espectador da partida. Douglas, principal nome da partida, aos 11 minutos, em cobrança de falta marcou o segundo do Vasco, o oitavo dele( todos de bola parada), sendo o terceiro de falta, 2 a 0 para o Gigante da Colina.
|
Douglas marcou o segundo gol do Vasco em cobrança de falta (Foto: Marcelo Sadio/ Vasco.com.br) |
Com o Ceará fazendo um jogo ruim e o resultado praticamente garantido, Adilson Batista promoveu suas substituições, tirando Dakson, Douglas e Biteco para as entradas de Jhon Cley, Montoya e Edmilson. Sérgio Soares, técnico do Vozão, também fez alterações para tentar buscar o empate. Saíram: Eduardo, Nikão e Magno Alves e entraram: Lulinha, Michel e Gil. As substituições do Vasco, surtiram efeito e o time continuou em um bom ritmo, por alguns momentos quase chegando ao terceiro gol e sem ser incomodado no seu setor de defesa. A equipe de São Januário segurou o resultado, vencendo mais uma no Campeonato Brasileiro da série B, chegando aos mesmos 31 pontos do Ceará, ficando em segundo devido ao critério de desempate, o número de vitórias: 9 a 8 para os cearenses. Essa vitória foi a mais convincente da equipe de São Januário, não tendo o resultado ameaçado em um momento sequer, fazendo a alegria de mais de 18 mil torcedores presentes no estádio.
As duas equipes voltam à campo já nesta terça-feira, para mais uma rodada do Brasileirão Série B. O Ceará no Estádio Presidente Vargas-CE, enfrenta o ABC às 19:30 h( horário de Brasília), já o Vasco joga contra o Vila Nova, às 21:50 h(horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Desfalques certos para o próximo jogo: Martin Silva e Rodrigo, ambos pelo terceiro cartão amarelo e uma dúvida: Dakson, que torceu o pé e foi substituído da partida.
OPINIÃO: Finalmente a equipe de São Januário fez uma partida boa, vencendo e convencendo. Mostrando do início ao fim segurança, raça, entrosamento, e vários outros adjetivos. Sem dúvidas, o Vasco finalmente entrou de vez na disputa do título da série B, conseguindo uma boa série de vitórias e encostando na liderança do campeonato. Douglas, mais uma vez, fez uma partida muito boa, sendo o melhor da partida para mim. Mesmo perdendo o pênalti, teve participação muito boa no setor ofensivo cruz-maltino, dando passe preciso para a jogada que resultou no primeiro gol e marcando mais um belo gol de falta em sua carreira. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos dentro e fora dos gramados, desde os jogos da equipe até as eleições presidenciais do clube. E a série B vai continuar pegando fogo, veremos como irá se comportar o Gigante da Colina, em busca do acesso para a Série A.
Unknown
Redator(a) do site de notícias esportivas Opinião Sport Clube