Neste domingo, 07/09, no Maracanã, Fluminense e Cruzeiro se enfrentaram em partida válida pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. A partida colocou a frente o líder do campeonato, Cruzeiro, diante do tricolor das Laranjeiras, que tentava entrar no G4. As expectativas para essa partida não poderiam ser diferentes, o embalado líder tentando ampliar sua vantagem na ponta da tabela e o tricolor de acabar com a festa do time mineiro. O time da casa comandada por Cristóvão Borges foi à campo com a seguinte escalação: Kléver, Bruno, Henrique, Elivelton, Chiquinho, Diguinho, Jean, Cícero, Conca, Wagner e Fred. Já o Cruzeiro foi escalado assim, pelo técnico Marcelo Oliveira: Fábio, Mayke, Léo, Dedé, Samudio, Nilton, Henrique, Marlone, Julio Baptista, Willian e Marcelo Moreno. A partida começou disputada e bem equilibrada, até que aos 11 minutos, Samudio entrou na área e Cícero deu uma voadora, atingindo a cabeça do jogador cruzeirense e o árbitro da partida Anderson Daronco marcou pênalti para o visitante.
|
Julio Baptista comemora o primeiro gol junto com seus companheiros (Foto: Rudy Trindade) |
Julio Baptista foi para a cobrança e mandou para o fundo da rede tricolor com muita categoria. Bola para um lado e goleiro para o outro e 1 a 0 Cruzeiro no placar. A equipe mineira pediu a expulsão de Cícero por conta da falta fortíssima que o mesmo cometeu. Porém o árbitro deu apenas o cartão amarelo. Mas a alegria cruzeirense durou pouco, porque três minutos depois do gol marcado, Conca cobrou um escanteio, Elivelton subiu mais que toda a zaga mineira, escorou de cabeça para a segunda trave e Wagner aproveitou, complementou de cabeça para o fundo da rede cruzeirense, em posição legal, já que Mayke dava condições de jogo na primeira trave, empatando o jogo no Maracanã, 1 a 1. O Cruzeiro sentiu o gol de empate e o Flu se aproveitou. Aos 22 minutos da primeira etapa, em contra-ataque puxado por Chiquinho, a bola chegou na esquerda para Conca, que recebeu livre e cruzou rasteiro para a área. Cícero chutou a bola e o goleiro Fábio chegou a tocar na bola, mas não foi o suficiente para evitar a virada tricolor. 2 a 1 Fluminense.
|
Conca deu assistência para o gol de Cícero na virada tricolor (Foto: Ide Gomes) |
Com o resultado negativo, o Cruzeiro teria que partir para cima do tricolor, para tentar o empate e talvez até mesmo a virada no placar. O jogo ficou morno por alguns minutos, aos 32 minutos quase que o Flu se complica, Elivelton se enrolou com a bola e quase Marcelo Moreno roubou a bola, mas o goleiro tricolor saiu e fez a defesa. Dois minutos depois, Léo também tentou empatar o jogo no cabeceio, mas a bola saiu sem perigo nenhum para a meta do time das Laranjeiras. Ainda no primeiro tempo, um lance inacreditável foi desperdiçado pelo Flu, Fred recebeu a bola de Bruno, chutou firme e o goleiro Fábio defendeu, a bola bateu na trave, rolou quase em cima da linha de gol e Conca chegou chutando no rebote e Fábio de novo se jogou na bola, fazendo uma defesa extraordinária, salvando o Cruzeiro de levar o terceiro gol ainda no primeiro tempo. E aquele ditado, "quem não faz, leva!" se cumpriu, logo depois desse lance desperdiçado, em cruzamento para a área, a zaga tricolor afastou mal e Julio Baptista chutou fraco só que no canto, sem chances para Kléver. Foi o empate mineiro aos 44 minutos da primeira etapa. Fim de primeiro tempo, 2 a 2 no Maracanã. Os dois times voltaram com as mesmas formações da primeira etapa. O segundo tempo começou bastante movimentado, já no primeiro minuto, Marlone cobrou escanteio, Klever deu um soco na bola e no rebote Marcelo Moreno chutou para fora sem perigo. Na sequência, o Flu deu o troco, Chiquinho fez boa jogada na linha de fundo, mandou cruzamento para a área. Dedé não alcançou a bola e Fred, livre, também não alcançou. Até que aos 12 minutos da etapa complementar, o gol mais bonito da partida aconteceu. Marcelo Moreno puxou contra-ataque, Willian recebeu e deu passa para Mayke que saiu na cara do gol, chutou em cima do goleiro tricolor. No rebote, Marlone cruzou, Elivelton afastou mal e Marcelo Moreno marcou um golaço, se isolando na artilharia do campeonato. 3 a 2 Cruzeiro e nova virada no placar.
|
Torcida do Cruzeiro comemorando o terceiro gol do time (Foto: Ide Gomes) |
Aos 19 minutos, um lance polêmico. Em cruzamento para a segunda trave, Cícero subiu mais que a zaga escorou de cabeça para o meio, Fred disputou com Dedé, mas a sobra sobrou para Wagner, que pegou muito mal na bola e caiu na área pedindo pênalti, Anderson Daronco deixou o lance seguir, não marcando o penal para o tricolor. Nas imagens da TV, o lance foi mostrado de forma que Wagner pegou mal na bola e recebeu o contato do jogador cruzeirense Nilton, lance interpretado pelo árbitro como normal. Aos 38 minutos, mais um milagre protagonizado pelo goleiro Fábio. Henrique fez um cruzamento da direita para o meio da grande área, a bola passou por todo mundo, e chegou para Conca, livre na entrada da pequena área, que chutou a bola e o goleiro do Cruzeiro espalmou salvando o time de tomar o gol de empate. Aos 43 minutos, Marcelo Moreno tentou marcou o gol para fechar o caixão tricolor, porém sem sucesso. No lance seguinte, a bola chegou para Fred, que fez o pivô e Kennedy chutou da entrada da grande área no canto direito do goleiro Fábio, que não conseguiu fazer a defesa. Empate tricolor e placar final, 3 a 3.
|
Fred, Kennedy e Jean comemorando o terceiro gol (Foto: Ide Gomes) |
Com o empate, o Cruzeiro se mantém na liderança da competição, com 43 pontos. Sete pontos a mais que o segundo colocado São Paulo que tem 36 pontos. Já o Flu continua na quinta colocação com 31 pontos, dois a menos que o Corinthians, que é o primeiro time dentro do G4. As duas equipes voltam à campo nesse meio de semana, na primeira partida do segundo turno do Brasileirão. O Flu viaja até Florianópolis, onde encara o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, na quarta-feira, às 19:30 h(de Brasília). Já o Cruzeiro recebe o Bahia no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, na quinta-feira, às 20:30 h(de Brasília).
OPINIÃO: Fluminense e Cruzeiro protagonizaram nesse domingo uma das melhores partidas do Brasileirão 2014. O Fluminense ainda com a desconfiança da torcida, tentando parar o embalado e provável campeão dessa temporada, Cruzeiro. A partida foi bem disputada com ambas as equipes criando muitas oportunidades de gol, isso nem precisa ser falado, pois o placar mostra que a afirmação é verdadeira. No jogo de hoje, é claro que não poderiam faltar as polêmicas e os erros de arbitragem. Ao meu ver, no lance do pênalti cometido por Cícero, o jogador era para ter sido expulso. O lance foi muito duro e acho que o árbitro Anderson Daronco- RS não teve peito para expulsar o jogador tricolor. E outro lance no mínimo duvidoso, foi com Wagner no segundo tempo, quando ele pegou mal na bola e recebeu um toque pro trás de Nilton, na minha opinião pênalti, mas não foi marcado. Mas esses lances não diminuíram o que foi a partida, ambos os times jogaram bem, buscaram o resultado e no fim esse empate me pareceu justo pela competência que cada time teve. Um turno já se foi, e o que podemos dizer: esse campeonato está parecido com o do ano passado, um time sobrando na frente, outros lutando por colocações melhores e alguns grandes até mesmo para não cair. Agora vamos ver o que vai acontecer nessa segunda metade de campeonato e veremos se vamos ter surpresas, ou se o que estamos vendo agora se manterá até o fim!
Grande Abraço!
Douglas Almeida