Há 54 anos atrás nascia na cidade de Lanús, Diego Armando Maradona. Que mais tarde viria a se tornar um dos melhores jogadores do mundo, sendo equiparado ao nível do brasileiro Pelé e o compatriota Di Stéfano. O argentino jogou em seis clubes ao longo de sua carreira que durou do ano de 1976 a 1997. Tendo sido revelado pelo Argentino Juniors, fez fama no Boca Juniors em suas duas passagens e ainda deixou sua marca pelo Barcelona, Napoli, Sevilla e Newell's Old Boys.
Dieguito teve suas participações também pela seleção argentina, com a qual defendeu a camisa em 94 ocasiões. O ex-meia e atacante treinou o Textil Mandiyú e o Racing ainda nos anos 90. Comandou a seleção da argentina na Copa do Mundo de 2010 e por último treinou Al Wasl.
El Pibe de Oro até hoje é ovacionado nas cantigas dos hinchas argentinos. Maradona que sempre foi tido como polêmico por suas declarações já ganhou um documentário de 2005, Amando a Maradona. Nos comentários contidos no longa, o ex-camisa 10 diz: "Assim como vocês dizem que há jogadores ruins, nós podemos dizer que há jornalistas ruins", "Os times são governados por pessoas que nunca correram nem 45 km", "Os times acham que ao assinar um contrato com eles, compra sua vida".
Dentre os tentos conquistados, Maradona soma Copas e Campeonatos nacionais da Argentina, Itália e e Espanha. Além da Copa do Mundo de 1986 e outros 18 prêmios individuais. Com 312 gols marcados com a camisa dos seis clubes que vestiu e outros 32 pela seleção de seu país, El Diez já balançou as redes 346 vezes ao longo da sua carreira.
Abaixo, o trailer do documentário Amando a Maradona: