O Corinthians já entrou em campo pressionado sabendo que não dependia das suas próprias forças para conseguir a vaga direta na Libertadores 2015. Nos primeiros cinco minutos da partida, o Timão não conseguiu imprimir seu ritmo de jogo e viu a meninada do já rebaixado Criciúma dar trabalho ao goleiro Cássio. As melhores chances dos catarinenses saíram dos pés de Lucca e Roger Guedes.
Mas a euforia da molecada durou pouco tempo, logo o Corinthians se encontrou no jogo. O primeiro lance de perigo do Timão ocorreu na saída errada do goleiro Bruno, a bola sobra nos pés do Petros, o meia bate sem jeito e Guerrero chega a desviar mas finaliza muito mal.
Aí começava a sequência de bombardeio dos Paulistas. Renato Augusto na cobrança de escanteio encontra Anderson Martins que de costas desvia, Bruno faz grande defesa e no rebote a arbitragem marca impedimento do Felipe . Nem deu tempo de respirar, Guerrero recebe de Elias e toca para Petros que acerta a trave.
Enquanto isso o Criciúma tentava se encontrar em campo, mas sem sucesso. Na roubada de bola do Renato Augusto, ele toca para Petros que logo encontra o Elias, o volante girou e finalizou no canto direito do goleiro Bruno. Após o gol, Bruno fica caído no gramado e é substituído pelo seu reserva Edson.
Com a vitória parcial o Corinthians foi para o intervalo com a 3ª colocação e a vaga direta para a Libertadores, já que o jogo entre Figueirense e Internacional estava empatado em 0x0.
Na segunda etapa o Timão voltou mais relaxado e diminuiu o ritmo de marcação. Com isso, a molecada do Tigre teve mais liberdade para sair jogando. Lucca escapava pelos lados e Roger Guedes finalizava com perigo. Em uma dessas escapadas, Lucca cruzou para dentro da área e Cássio mandou pra escanteio. O próprio atacante fez a cobrança e Roger Guedes de calcanhar faz um belo gol, deixando tudo igual em Itaquera. Sabendo da necessidade de vencer, o Corinthians não se intimidou e foi pra cima. A reação dos alvinegros começou no chute de Danilo, e no rebote do goleiro Edson, Malcom acerta o travessão. Um minuto depois, em jogada trabalhada, Guerrero toca pra Danilo, que passa de calcanhar para Fábio Santos, o lateral tabela com Renato Augusto na área e chuta no canto esquerdo de Edson.
A vitória dava a vaga direta para Libertadores 2015 ao Corinthians, mas em Santa Catarina, nos minutos finais, o Internacional conseguiu a virada sobre o Figueirense e frustou os planos dos corintianos. Com a 4ª colocação, o Timão irá disputar a indigesta Pré-Libertadores com um time da Colômbia, que ainda está à definir.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 x 1 CRICIÚMA
Local: Arena Corinthians - São Paulo (SP)
Data: 6 de dezembro de 2014
Hora: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (SE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Márcio Correia Dias (PA)
Cartões amarelos: Elias e Petros (COR); Barreto e Rafael Pereira (CRI).
GOLS: Elias, aos 26'/1ºT (1-0); Roger Guedes, aos 15'/2ºT (1-1); Fábio Santos, aos 26'/2ºT (2-1)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Anderson Martins, Felipe e Fabio Santos; Ralf, Elias, Petros (Danilo, aos 18'/2ºT) e Renato Augusto; Malcom (Jadson, aos 37'/2ºT) e Guerrero. Técnico: Mano Menezes.
CRICIÚMA: Bruno (Edson, aos 32'/1ºT); Maicon Silva, Iago Maidana, Joílson e Giovanni; Barreto, Rafael Pereira e Ricardinho (Douglas Moreira - intervalo); Roger Guedes, Gustavo (Gabriel, aos 36'/2ºT) e Lucca. Técnico: Luizinho Vieira.