Titulos Esquecidos: Capitulo 2



 A Taça Ioduran foi a substituta da Taça Salutaris, mas mantendo o mesmo formato, tendo apenas 3 edições e 1 jogo válido entre Paulistano e Fluminense, nas outras duas edições, o próprio Paulistano acabou se recusando a participar dando o titulo há América RJ ( 1916 ) e Fluminense ( 1918 ) por W.O e os primeiros títulos aos times cariocas sem ser estaduais.
 A Taça Ioduran mesmo tendo 1 jogo disputado foi importante para criação de um campeonato mais forte, pois em 1917, um confronto entre Paulistano x Fluminense era considerado na época como confronto do ano que ia parar o País, tudo porque na época os dois times eram considerados os mais fortes.
 Os jornais exibiam inúmeras matérias para esse confronto, os principais chegaram a considerar como uma final nacional, mesmo depois retirando esse titulo, mas considerando que assim como a Salutaris, o Ioduran foi o pai de um campeonato maior, por que não consideramos isso?
 O jogo era disputado em apenas 1 confronto no Rio de Janeiro, o que foi motivo das desistências do Paulistano em 1916 e 1918, era esperada mais de 5 mil pessoas, um recorde praticamente, e havia uma rivalidade exagerada, considerando os dois times os melhores dos dois mais importantes estados do Brasil. Apesar de toda rivalidade, Fluminense e Paulistano era como '' sócios '' aonde os torcedores tricolores e paulistas poderiam muito bem usar das suas instalações. Além de tudo, o clima ficava mais pesado para o time Paulista pois o mesmo era acusado de usar os melhores jogadores de São Paulo para essas partidas, o que não foi confirmado em nenhuma pesquisa.
 A final acabou com vitória do Paulistano por 3 x 2, e a Taça Ioduran se despedia no ano seguinte, com uma briga envolvendo as mesmas acusações e desavenças da parta da equipe paulista, resultando o ja citado titulo tricolor por W.O.
 Apesar de ter havido apenas 1 confronto e os outros foi resolvido por W.O, a Taça Ioduran deu um gosto de sucesso não só para os dois estados envolvidos como para os outros estados, que admirado com sucesso, quiseram participar do campeonato, resultando, no finalmente, primeiro Brasileiro da história, mas vale lembrar, que as duas taças já citadas, foram apontadas como a criação da próxima taça citada no nosso especial, o que poderia muito bem ganhar status de titulo nacional.

Texto de: Evandro Contreiras

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top