Marcelo Cirino comemora gol marcado pelo Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com) |
O Flamengo venceu a sua primeira partida no Campeonato Carioca, na noite desta quarta a equipe Rubro-Negra venceu por 4 a 0 o Barra Mansa.
Público pequeno, adversário frágil, time veloz e envolvente. O Flamengo não teve muitas dificuldades para vencer o modesto Barra Mansa e aplicou uma goleada por 4 a 0 em partida válida pela segunda rodada do estadual.
O jogo: A partida começou com o Flamengo tomando a iniciativa, a equipe do Barra Mansa mal tocou na bola durante os primeiros 15 minutos de jogo. A equipe Rubro-Negra atacava com muita força pelo lado direito. A primeira chance foi logo no primeiro minuto de jogo; Em boa jogada pelo meio, Marcelo recebe bom passe na entrada da área ajeita e Everton emenda forte no canto baixo esquerdo e a bola passa com perigo.
Aos 14 minutos o Flamengo coloca uma bola na trave. Em passe açucarado de Arthur Maia, Marcelo Cirino mata a bola no peito e gira em direção à linha de fundo, rola a bola para trás e Nixon acerta um belo chute, mas Thiago Leal opera grande defesa e a bola ainda acerta a trave.
Aos 20 minutos um lance bizarro acontece; o volante Audren chuta o mastro da bandeirinha de escanteio do lado direito de ataque do Barra Mansa, o lance causou constrangimento ao jogador que cometera falta em Anderson Pico no mesmo lance.
O gol do Flamengo saiu aos 22 minutos de jogo, em bela trama pelo lado esquerdo, Everton passa para Marcelo Cirino que ajeita a bola e dá um tapa colocado no canto baixo esquerdo do goleiro Thiago Leal. O atacante marcou o seu primeiro gol com a camisa sete do Flamengo. 1 a 0 Flamengo.
Minutos depois, o Flamengo em descida pelo lado direito, a equipe Rubro-Negra criou uma grande chance. Nixon Passou fácil por Audren e cruzou na medida, Marcelo Cirino cabeceou com muito veneno e venceu o goleiro Thiago, mas não o zagueiro Thiagão que conseguiu fazer o corte e evitar o segundo gol.
Mais 4 minutos se passaram e Nixon novamente em boa descida pelo lado direito cruzou e Everton quase fez o segundo, mas Thiago Leal estava bem posicionado e salvou o que seria o segundo gol.
Mas como diz o ditado "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". O Flamengo alcançou o segundo gol aos 41 do primeiro tempo. O gol saiu após cobrança de escanteio batido por Canteros, o baixinho Arthur Maia aparece como elemento surpresa e testa com força para o fundo das redes, marcando o segundo gol. 2 a 0 Flamengo.
A equipe do Barra Mansa teve apenas uma oportunidade de gol no primeiro tempo. Em boa trama pelo lado direito, Wallace (do Barra Mansa) cruza e Vitinho chuta de primeira e César que substitui Paulo Victor por conta da lesão sofrida no empate diante do Macaé, opera grande defesa, mas Rafael pega o rebote e isola aos 43 da primeira etapa.
No fim do primeiro tempo, o Flamengo ainda teve uma boa chance após cruzamento de Pará pelo lado direito, Arthur Maia quase marca o terceiro de cabeça, mas Thiago Leal faz grande defesa, no rebote Nixon cai pedindo penalidade, mas o árbitro nada marca.
Com o intervalo, o Flamengo se acerta ofensivamente e volta mais consistente.
A partida recomeça e o Flamengo precisou de apenas 3 minutos para ampliar o marcador. Em falta pelo lado direito, Canteros cobra com maestria e acerta o ângulo esquerdo do goleiro Thiago Leal. Golaço do Flamengo. 3 a 0.
Mesmo com o domínio, o Flamengo parecia querer mais. Poucos espaços eram dados ao Barra Mansa que pouco tocou na bola no segundo tempo. E o Flamengo precisaria de apenas 5 minutos para guardar o quarto gol.
Em contragolpe furtivo, Nixon dá um passe milimétrico para Marcelo Cirino que adentra a grande área e toca com sutileza para o fundo das redes do goleiro Thiago Leal. O Flamengo matou o jogo, 4 a 0 com apenas 8 minutos de segundo tempo.
Perdido taticamente, a última chance de perigo criada pelo Barra Mansa foi aos 14 minutos do segundo tempo. Vitinho dá um lindo passe de calcanhar para Yogo que entra na área e pega mal na bola isolando.
O último lance de perigo do Flamengo no jogo foi após cobrança de falta pelo lado esquerdo. Everton e Canteros estavam na bola, mas o meia argentino saiu propositalmente e caminhou para a entrada da área como se não fosse participar da cobrança, Everton rolou para o camisa 20 que chutou colocado e obrigou Thiago Leal a fazer grande defesa aos 22 minutos da etapa final.
Opinião: Mesmo com a vitória por um placar largo, o Flamengo precisa estar atento a sua fragilidade defensiva pelo lado esquerdo. Anderson Pico foi até bem, mas não é um bom marcador. Jogar bem contra um time fraco como o Barra Mansa é obrigação do Flamengo, mas vejo um time bem entrosado e aplicado taticamente e mais consciente. Quando o Flamengo construiu o placar ele soube administra-lo e isso é mérito de Vanderlei Luxemburgo que aparentemente corrigiu aquela dispersão que o Rubro-Negro sofria quando tinha a vantagem no marcador. Para o Barra Mansa, resta juntar os cacos dessa goleada e tentar focar na recuperação, mas acredito que a equipe não terá plantel e será rebaixada.
Gols: Marcelo Cirino 22' 1/T 8'/2T
Arthur Maia 41' 1/T
Canteros 3' 2/T
Matéria de Bruno Godinho