Em tarde inspirada, Robinho fez o que quis com a Portuguesa e mostrou mais uma vez porque é considerado o Rei das Pedaladas.
Nos primeiros minutos de jogo, a Portuguesa já dava indícios de sua fragilidade pelo lado esquerdo do campo. E logo aos 17 minutos de partida, numa desatenção total da zaga Lusitana, o goleiro Vanderlei com agilidade, fez longo lançamento, a bola cai nos pés de Robinho, que livre de qualquer marcação no lado esquerdo, dispara até a área e bate forte, golaço!
O gol foi um verdadeiro balde de água fria na Lusa, que pouco criou e se viu encurralada pelo grande volume de jogo do Peixe. E num lance polêmico, Robinho que estava praticamente fora de campo, na linha de fundo pela esquerda, foi derrubado. O próprio jogador foi para a cobrança e ampliou a vantagem com uma finalização rasteira no meio do gol.
O camisa 7 santista ainda não estava satisfeito e queria mais. Aos 44 minutos, ele tabelou com Lucas Lima, novamente pela esquerda, e cruzou na cabeça de Cicinho, que não desperdiçou.
Mesmo com um primeiro tempo de gala, Robinho manteve os pés no chão e voltou do intervalo pregando respeito à Portuguesa.
Realmente aquela não era a tarde da até então invicta Lusa. Na volta do intervalo o time parecia não se encontrar em campo, nenhuma jogada dava certo. Para piorar, Alex Lima acabou com qualquer chance de reação ao levar o segundo cartão amarelo e ser expulso aos 13 minutos do segundo tempo.
Com um jogador a mais, o Santos ficou mais tranquilo no jogo e continuava a chegar ao ataque com muita facilidade. Robinho quase marcou de novo e Ricardo Oliveira, no minuto seguinte, bateu de cobertura e por muito pouco também não deixou o dele.
Com o resultado praticamente garantido, o técnico santista resolveu descansar Robinho, Renato e Geuvânio, nos seus respectivos lugares entraram: Gabriel, Elano e Marquinhos Gabriel.
No finalzinho da partida, a Portuguesa fez seu gol de honra com Jean Mota.
A vitória deixou os santistas ainda mais tranquilos no Grupo D. O Santos agora soma 14 pontos, mais que o dobro do segundo colocado Capivariano, que tem apenas seis pontos. A Portuguesa que acabou perdendo sua invencibilidade, tem a mesma pontuação, mas ocupa a segunda posição no Grupo C.