Cristóvão Borges durante o empate tricolor no Maracanã (Fonte: globoesporte.com) |
O técnico Cristóvão decidiu alterar o time escalando o Guilherme Santos na lateral esquerda e o Marlone na frente, além de não poder contar com o zagueiro Henrique o lateral Giovane, ambos com problemas musculares.
O tricolor das laranjeiras começou o jogo dando sinais que iria resolver a partida logo no primeiro minuto, obtendo seu primeiro escanteio. Aos quatro, em novo escanteio, levantou fechado, o goleiro rebateu para entrada da área nos pés do jovem Gérson, que levou para linha de fundo e mandou a bola no travessão ao tentar cruzar.
Aos 8 minutos, mais uma boa chance tricolor. Uma tabela em que Fred lançou Edson, o volante entrou na área e chutou nas pernas do goleiro Santiago. Momentos antes da parada técnica, mais uma descida do Fluminense. Dessa vez foi a vez de Marlone, que após tabela com Gérson obrigou o goleiro Santiago a salvar mais uma vez, jogando para escanteio.
Aos 28 minutos a primeira polêmica do jogo: após cobrança de escanteio pela esquerda, Fred ganhou no alto do Santiago na pequena área. Edson cabeceou a bola que já ia entrando. O juiz anulou o gol, seguindo a marcação do bandeira que acusou impedimento do volante.
Dois minutos mais tarde veio o castigo em uma das primeiras chegadas da equipe do Tigres na área tricolor. Após uma cobrança de lateral, Jean Carioca cruzou para área, Wagner cortou em direção a linha de fundo, mas para a infelicidade do meia, a bola voltou no Jean Carioca que ficou frente a frente com Cavalieri: Flu 0x1 Tigres.
O gol animou o Tigres que teve chance de aumentar 2 minutos depois, num chute de Sassá de fora da área que passou a direita do Diego Cavalieri. Aos 41 minutos mais uma vez Cavalieri teve que evitar o 2° gol da equipe visitante. Em um lançamento longo, Jean Carioca dividiu com o goleiro na entrada da área.
Quando a derrota parcial já era dada como certa, Wellington Silva cruzou na área, Fred ajeitou para trás e Wagner chutou no canto do goleiro, empatando o jogo e evitando as vaias que estavam por vir ao final da primeira etapa.
No segundo tempo, a equipe tricolor veio um pouco mais disposta a ganhar o jogo, enquanto que o Tigres manteve a postura de esperar o time da casa, apostando em um contra ataque.
Mas o primeiro bom ataque veio do Tigres logo as 7 minutos. Após um lateral, Paulinho Guará dividiu com a zaga tricolor, mas Cavalieri cortou o perigo.
Aos 12 minutos a jogada mais bonita da partida. Wagner fez um excelente lançamento, após um belo lençol, para Marlone, que entrou na área e chutou cruzado. A bola foi na trave, quase na junção com o travessão após desvio do goleiro Santiago. Na sequencia o técnico Cristóvão, tentando deixar sua equipe mais ofensiva, colocou o atacante Walter no lugar do Marlone.
E no primeiro lance do Walter veio a segunda e maior polêmica do jogo. Numa falta levantada na área por Jean, Walter em posição legal ganhou no alto da defesa e cabeceou para o gol. Porém o juiz anulou a jogada após irregularidade apontada pelo bandeira, o que gerou muita reclamação da equipe tricolor.
Aos 22 minutos, Wagner fez um longo lançamento para Fred que dominou, levou para linha de fundo, já dentro da área, tentou cruzar rasteiro para o Walter, mas o goleiro Santiago cortou. O Flu continuou tentando, e novamente com Wagner, que fez mais um lançamento, buscando Fred, que deixou passar para o Walter, que também deixou passar, chegando até o jovem Guilherme Santos, que desperdiçou ao cruzar muito forte.
Aos 30 minutos, Cristóvão mexeu mais uma vez: colocou o Lucas Gomes no lugar do Gérson, o que gerou muitas críticas e vaias da torcida tricolor presente no estádio.
Aos 39 minutos, já na base do abafa, Guilherme Santos lançou, Fred fez novo corta luz, Lucas Gomes dominou a bola, entrou na área, driblou o goleiro e tocou para o gol, porém para a tristeza tricolor o lateral Edson do Tigres cortou a bola antes que ela entrasse.
Já nos acréscimos, aos 47, após levantamento do Lucas Gomes, Fred cabeceou, Santiago fez boa defesa. No rebote, Jean pegou de primeira para o gol, e novamente Santiago evitou o que seria a virada tricolor.
No último minuto, o Fluminense ainda teve mais uma chance de virar, com Jean, que entrou na área em velocidade pela esquerda mas chutou cruzado para fora.
Final de jogo frustante para o Fluminense, que empatou pela primeira vez no campeonato carioca, mas novamente perdeu pontos para equipes consideradas pequenas. Alegria para o Tigres que soube segurar o resultado, não passando grandes e longos sufocos ao longo da partida.
Com o empate o Tigres conseguiu pela primeira vez pontuar contra um grande no carioca deste ano (perdeu para o Botafogo e para o Flamengo), enquanto que o Flu permanece em 5º lugar junto com o Macaé, levando vantagem por possuir uma vitória a mais.
Com isso, a situação do técnico tricolor volta a ficar delicada, pois além de sofrer com as vais e insultos no final do jogo, volta a ter seu cargo ameaçado.
Fluminense: Diego Cavalieri, W. Silva, Gum, Marlon, Guilherme Santos, Edson, Jean, Wagner (G - 47'/1), Gerson, Marlone, Fred (CA)
Técnico: Cristóvão Borges
Tigres: Santiago, Tiago Bastos (CA), Zé Carlos (CA), Matheus, Edson (CA), Renan Silva (CA), Leão, Sassá, Jean Carioca (G-30'/1), Fabiano (CA), Paulinho Guará.
Técnico: Rubens Filho (CV)
Arbitro: Mauricio Machado Coelho Junior
Bandeiras:
Daniel do Espirito Santos Parro
Diego Luiza Couto Barcelos
Publico: 6789 presentes / 5553 pagantes.
G = Gol
CA = Cartão Amarelo
CV = Cartão Vermelho
Matéria de Ronie Attayde.