Foto: Nelsina Vitorini/Jornal da Paraíba/CP |
Aconteceu o esperado no jogo de ida da copa do brasil o Grêmio venceu o Campinense da Paraíba no estádio amigão, mas faltou um pouco de qualidade e sorte para eliminar o jogo da volta. O Tricolor superou um pênalti duvidoso contra si e reclamou de outro não apitado a seu favor para anotar o 2 a 1 e voltar a Porto Alegre com toda a vantagem para avançar na Copa do Brasil.
Um primeiro tempo ruim fez o Grêmio até passar sufoco frente ao obscuro Campinense. O Tricolor dominou a posse de bola e, em momentos, mostrou ter muito mais time, mas não traduziu isso em chances de gol pois jogava como se estivesse em casa, o time trocava passes na intermediária e envolvia o Campinense, com a habitual variação de posições entre Douglas, Giuliano e Luan. Matías Rodríguez chegava com qualidade ao fundo para os cruzamentos e Maicon, com liberedade, aproximava-se dos meias.
Tudo indicava que o primeiro gol sairia em pouco tempo. Tanto que a primeira oportunidade surgiu já aos dois minutos, quando Geromel bateu por cima, após escanteio batido por Douglas, da direita. Aos 13 minutos, quem desperdiçou foi Luan, que bateu alto, após livrar-se de dois marcadores com um drible de corpo. Também Rhodolfo teve sua chance, aos 24, ao ficar na frente do goleiro Glédson e concluir mal.A facilidade acomodou a equipe e ficou desatento na marcação, o Grêmio permitiu investidas velozes do Campinense pelos lados do campo. Rhodolfo foi rápido aos 29 minutos e impediu que Reginaldo chutasse, dentro da área. Pouco depois, Reginaldo venceu a disputa com o zagueiro e chutou com perigo.Mas ainda houve tempo para que o Grêmio acordasse. Braian, em seu único lance efetivo antes de ser substituído, recebeu de Giuliano e chutou nos pés do goleiro. Aos 42, o centroavante uruguaio foi puxado dentro da área e arbitragem não marcou pênalti.
O segundo tempo começa com substituição entra Yuri Mamute no lugar de Braian e essa entrada foi muito importante pois mudou o rumo da história do jogo pois já aos quatro minutos o centroavante enlouqueceu a defesa do Campinense. Ele recebeu na esquerda, ganhou no corpo e cruzou rasteiro. Douglas apareceu como centroavante e mostrou qualidade para desviar do goleiro com um toquinho e anotar o 1 a 0 e o segundo gol era evitar a partida da volta virava uma possibilidade real. Aos 13, a assistência de Giuliano deixou Matías na frente de Glédson, mas o goleiro conseguiu defender. O jogo parecia sob controle até que Matías Rodriguez precipitou-se e derrubou Jefferson Recife na área. Pênalti que Felipe Alves converteu.
O Tricolor teve a chance de ampliar em seguida, novamente em bola ganha por Mamute. Giuliano recebeu na meia-lua e conseguiu achar Matías Rodríguez livre na área. O lateral tinha só o goleiro pela frente, mas chutou em cima e aos 19 minutos, prejuízo para o tricolor. Felipe Alves invadiu a área na corrida com Matías Rodríguez e se jogou. Mesmo sem o toque, a arbitragem marcou o pênalti. Lucas Alves cobrou e empatou a partida. Mas a resposta foi uma blitz sobre a defesa do Campinense. Giuliano exibiu toda a qualidade técnica do meio-campo tricolor ao lançar Luan na corrida. O garoto tocou por baixo da bola e encobriu o goleiro para fazer o 2 a 1.
Os donos da casa continuaram levando algum perigo, no entanto. Numa falta cobrada da quina da área, pela direita, Marcelo Grohe precisou fazer grande defesa. O chute veio forte no canto esquerdo, mas o goleirão voou certo para fazer salvar e no final da etapa complementar Luan, lançado por Everton, esteve perto de marcar o terceiro. De resto, faltou qualidade para que mais gols saíssem.
Ficha Técnica;
Campinense: Gledson; Leyrielton (Willian), Pedrão, Jairo e Jefferson Recife; Neto, Negreti, L. Fernando (Jairo Santos) e Leandro Santos; Felipe Alves (Leandro Sobral) e Reginaldo Jr.
Técnico: Francisco Diá.
Grêmio :Marcelo Grohe; Matias, Rhodolfo, Geromel e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon (Walace), Luan, Douglas e Giuliano (Everton); Braian Rodriguez (Yuri Mamute).
Grêmio :Marcelo Grohe; Matias, Rhodolfo, Geromel e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon (Walace), Luan, Douglas e Giuliano (Everton); Braian Rodriguez (Yuri Mamute).
Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gols: Douglas (4min/2ºT) e Luan (19min/2ºT), para o Grêmio; Felipe Alves (19min/2ºT).
Cartões amarelos: Matias Rodríguez e Walace (GRE)
Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva (CE).
Local: estádio Amigão.
Gols: Douglas (4min/2ºT) e Luan (19min/2ºT), para o Grêmio; Felipe Alves (19min/2ºT).
Cartões amarelos: Matias Rodríguez e Walace (GRE)
Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva (CE).
Local: estádio Amigão.
Matéria de Marcio Krüger