Jogadores corinthianos lamentam a eliminação para o Palmeiras no Itaquerão |
Muitos comentaristas começaram a soltar alguns dos mais completos absurdos, como: "Corinthians é o melhor time jogando no mundo", "chegaria fácil nas quartas da Champions League" e etc. Convenhamos, que o Corinthians junto ao Boca Juniors é o time que melhor vem jogando na América do Sul, dependendo da chave, até conseguiria chegar nas quartas de uma Champions, mas é superestimação precipitada acabou prejudicando a própria equipe que diferente dos clubes europeus, tem um bom time titular, mas as opções do elenco não são tão proveitosas assim.
Invicto na temporada, foram 18 vitórias e 7 empates em 2015. Apesar da eliminação nos pênaltis hoje, é realmente a equipe que melhor vem jogando no país. As faltas de Émerson Sheik e Guerrero foram sentidas, o que deixa uma preocupação, Émerson já tem 36 anos e no fim do ano estará com 37, já Guerrero que sofre com contusões continuamente já está com 31 anos, então sabe-se que fisicamente não são jogadores que sempre irão poder contar, o peruano mesmo, é chamada certa para a sua Seleção que terá Eliminatórias e Copa América nesse ano, o que poderá lhe tirar muitas vezes do Timão.
Voltando aos jogos, depois da festa da imprensa, o Corinthians não voltou a apresentar o mesmo e encantador futebol. Empatou contra o Santos no Itaquerão e depois jogando com o time reserva, empatou com o já entregue XV de Piracicaba no Barão da Serra Negra. Nas quartas do Paulistão, passou perrengue contra a Ponte Preta e só avançou com uma atuação fraca do trio de arbitragem em favor do clube da capital. Na última quinta, o empate sem gols contra o San Lorenzo em casa minou qualquer chance de lutar pela melhor campanha na Libertadores, mesmo que bastante difícil. O jogo sonolento e fraco da equipe evidenciou a queda de rendimento. Na partida hoje, ficou explícito, o Palmeiras foi melhor por todo o segundo tempo e nos pênaltis foi notável o despreparo do goleiro Cássio que viu o goleiro Fernando Prass do rival Palmeiras pegar duas decisivas cobranças, de sete cobranças, em cinco caiu do lado direito, não pegando nenhum dos sete pênaltis batidos pelo Verdão, que perdeu apenas um penal, batido pra fora pelo meia Robinho.
Se quiser ir longe, o Corinthians tem que rever a idade avançada de seu elenco, já que tem pelo menos seis ou sete jogadores do time titular com 30 anos ou mais. Lembrar que ainda existe um desnível que é infelizmente, gritante entre as equipes sul-americanas e europeias, que apesar de ainda serem o time que melhor vem jogando futebol no país, isso ainda não quer dizer muita coisa, já que agora que passamos da metade do quarto mês do ano, ainda tendo outros sete meses e meio pela frente, com um Brasileiro que ainda nem começou, uma janela europeia que se abre em Julho, Copa América e o mata-mata da Libertadores e na primeira grande decisão, o Corinthians já mostrou que diferente do Super-Homem, sangra.
Por Luca Laprovitera