Final do Campeonato Carioca de 2015, que ficará marcado mais pelas polêmicas dos bastidores da bola (arbitrais, julgamentos, notas oficiais, entrevistas etc) do que pelo campo propriamente dito. Polêmicas à parte, a "final dos sonhos" da Federação ocorreu, e o maior aliado do presidente da FERJ se consagrou campeão carioca. Isto somado aos numerosos pênaltis assinalados ao time da coline vão contribuir para as teorias de conspiração de "armação", "cartas marcadas" etc. Mas analisando a atuação dos times, o Vasco foi merecedor do título.
Vasco da Gama: Campeão Carioca de 2015. (FOTO:blogs.lancenet.com.br) |
Ao longo do campeonato, o time da colina derrotou o Fluminense, empatou com o Botafogo e perdeu para o Flamengo naquele "polo aquático". Nas finais, sofreu apenas um gol em 4 jogos, e jogou melhor tanto contra o urubu e quanto contra o glorioso. Na semi final e no primeiro jogo da final, muitos atribuíram a superioridade vascaína a necessidade do resultado, porém no segundo jogo da final, mesmo com a vantagem, o time da colina foi superior ao longo da partida. Ou seja, Vasco ganhou de todos os rivais, sendo que nas finais ficou invicto, só tomando um gol.
Méritos ao técnico Doriva, campeão paulista em 2014 e campeão carioca em 2015, que soube estabelecer um bom sistema defensivo, tomando poucos gols (exceto contra o Friburguense quando perdeu de 5 a 4), e conseguiu superar seus adversários mais no conjunto do que nas características individuais. Tudo bem que usou e abusou das bolas paradas paradas, mas gols de cabeça também fazem parte do jogo. E se mostraram eficiente em alguns jogos.
Quanto ao Botafogo, acredito que tenha "batido no teto". A melhor partida do time foi na segunda semi final contra o tricolor das Laranjeiras, quando engoliu o Flu, enquanto teve pernas. Mas no geral, não esboçou nenhum grande perigo ao título vascaíno, especialmente no segundo jogo, mesmo após o empate. Resta ao time de René focar na principal meta: subir para série A do brasileirão. Além disso, a diretoria precisa focar nos problemas financeiros do clube, patrocínios definitivos etc.
A dupla Fla e Flu deve abrir o olho, pois mesmo em um campeonato fraco tecnicamente, não desenvolveu bons jogos, especialmente o tricolor. No geral, o nível dos times do RJ, incluindo o Vasco, está abaixo de alguns times do resto do país, como paulistas, mineiros e gaúchos.
Por Ronie Attayde