Flamengo: Antes e depois de Eduardo Bandeira de Mello

O panorama do Flamengo até o começo do ano passado era desesperador, era caótico. Até que um homem chamado Eduardo Bandeira de Mello assumiu a presidência do clube em Janeiro de 2013. A eleição no Flamengo ocorreu no dia 3/12/2012.


Foi com uma vitória esmagadora de 1.414 votos a favor, contra 914 votos sobre a sua concorrente, a então ex-presidente Patrícia Amorim e o terceiro colocado, o candidato Jorge Rodrigues com 347 votos. Mas quisera o destino ou os deuses do futebol, que Eduardo Bandeira de Mello fosse o presidente, isso porquê quem deveria estar ocupando o cargo deveria ser Wallim Vasconcelos, mas após Wallim ter sua candidatura impugnada pelo conselho do clube administrativo, Bandeira de Mello tomou à frente a liderança da chapa azul, que contara com a ilustre colaboração de um aliado de peso e influência. Esse aliado a quem me refiro, é Zico.


Eduardo Bandeira de Mello é formado em administração de empresa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e trabalhou por 35 anos no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS). Onde foi chefe, do departamento do meio ambiente. Eduardo é sócio proprietário do Flamengo desde 1978 e já foi membro do conselho de administração do clube entre 2007 e 2009.




Pelo que tenho observado da atual administração do Flamengo, noto algo que não via há anos no clube. Seriedade, compromisso com a parte financeira e fiscal do clube, profissionalismo nas assinaturas de contratos quer seja com jogadores, patrocinadores e fornecedores. Vejo um Flamengo equilibrado, confesso que fiquei impressionado com a aquisição das certidões negativas de débito (CNB) com efeito de positivas, isto é, com essas certidões o clube conseguiu fechar patrocínio master com a Caixa Econômica Feral. Eduardo conseguiu esse feito em apenas 5 meses de administração, o que foi um feito após décadas de administrações desastrosas que combaliram os cofres do clube. O Flamengo teve suas receitas reprovadas do biênio 2010-2011 fora os direitos de imagem, e salários atrasados. Em quase um ano de presidência, Eduardo pagou mais de 80 milhões de reais em dívidas fiscais, tributárias e trabalhistas, e conseguiu ainda no mesmo ano ser campeão da Copa do Brasil 2013.

Se Eduardo Bandeira de Mello mantiver os pés no chão, pagar corretamente e em dia as dívidas, ele terá a médio e longo prazo, excelentes retornos. Eu o vejo reeleito mais de uma vez presidente, só espero que a fama não o faça fechar os olhos para a realidade do clube. Vejo o Flamengo em boas mãos, se tudo o que o atual mandatário prometeu na época de eleição for cumprido, certamente ele será o maior presidente da história Rubro-Regra.

Resta esperar pra ver!

Curta a nossa página no face! https://www.facebook.com/opiniaosportclubebrasil

Forte abraço!!!

Bruno Godinho

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top