 |
| Título Mundial do Corinthians em 2012 |
O Corinthians apresentou ontem o seu "novo" treinador, Mano Menezes. E ele terá a dura missão de substituir nada mais nada menos que Tite, o homem que ganhou a América e o mundo para o timão.
Tite e Mano Menezes tem em comum a simpatia da fiel torcida, mas eu me pergunto: Mano está a altura de substituir Tite no comando do Timão? Eu realmente tenho minhas duvidas, um resgatou a honra do clube então rebaixado em 2007 e o tornou campeão da Copa do Brasil em 2009 com Ronaldo e cia, o outro conseguiu o feito histórico e inédito de por a América aos pés do Timão, e o mundo também. Vai ser um duelo de "grifes" que certamente vai dividir o torcedor alvinegro de lado, ambos tem história no comando do time de parque São Jorge.
 |
| Tite e Mano Menezes |
Mano e Tite tem estilos táticos diferentes, Mano tem um sistema mais compacto e mais defensivo, já Tite opta por atacar em bloco e agrupar com velocidade a defesa. Mano tentou sem sucesso no Flamengo, usar uma linha com três no ataque, colocando Hernane no centro, Paulinho pela esquerda e com algumas idas a direita alternando as vezes com Rafinha ou Nixon. O que não surtiu muito efeito já que a defesa rubro-negra ficava exposta e suscetível a contra-golpes dos adversários, o que até me surpreendeu já que Mano sempre foi adepto de mais marcação. O curioso, é que Jayme de Almeida não mudou muito o estilo de jogo, exceto ao fixar de vez Paulinho na esquerda, mas o estilo de jogo é quase o mesmo implantado por Mano, o que diferencia é que tudo conspirou a favor do atual treinador rubro-negro. Já Tite atacava em bloco com velocidade, ele tem aberto Emerson Sheik e Romarinho pelas pontas, e Guerrero mais centralizado e Pato mais como um elemento surpresa. Talvez Mano volte a ser o velho Mano de sempre, ou quem sabe ele seja mais ousado, mais pra frente, tudo vai depender de como o elenco será testado na pré-temporada, mas estou com a sensação de que ele tentará achar um "novo Paulinho" para fazer companhia a Ralf no meio-campo alvinegro.
O fato é que, Mano vai querer mostrar serviço após os fracassos nas passagens pela Seleção e Flamengo, e o principal; vai querer tirar a fama de decadente nos últimos anos. Mano deu uma catucada na Seleção, quando afirmou algumas vezes que esse time de Felipão, tem a espinha dorsal criada por ele, o que eu discordo, porquê o jeito de jogar do Brasil é bem diferente do jeito da era Mano Menezes.
Com tudo, como o próprio Mano Menezes disse: "Não é toda vez que um treinador tem o privilégio de ser convidado a treinar equipes como o Corinthians duas vezes". Ele terá de fazer por onde e justificar os altos salários que ele ganhará, e fica no ar uma dúvida: Será que ele vai repetir as glórias do passado?
Curta a nossa página no face!
https://www.facebook.com/opiniaosportclubebrasil
Forte abraço!
Bruno Godinho
Unknown
Redator(a) do site de notícias esportivas Opinião Sport Clube