Os expectadores que foram a Arena tricolor neste sabado viram a equipe do Grêmio ganhar e atingir a liderança do campeonato . o primeiro tempo quem mais se insinuou no início foi o Cruzeiro. André Ribeiro desperdiçou um lance de perigo ao chutar fraco da entrada da pequena área e facilitou a vida de Marcelo Grohe. Era chance de gol. O Grêmio tomou corpo aos poucos, um tanto puxado pelas movimentações de Giuliano, do estreante Cristian Rodríguez. A família Rodríguez começou por aparecer numa avançada de Matías aos 5 minutos e num cruzamento para a entrada de Braian, mas ele chegou atrasado e conseguiu apenas um escanteio pecando pela falta de entrosamento.
O entendimento do outro estreante, Maicon, não foi ruim. Ele e Marcelo Oliveira, a dupla dDo outro lado, o Cruzeiro saía rápido de trás e chegava ameaçador à forte, como no lance em que Reinaldo, em condições de concluir de frente para o gol, pegou embaixo da bola e chutou às alturas, aos 25 minutos.
O Grêmio de Maicon dominava e o volante chutou duas vezes de fora da área, e era o que sobrava ao time de Luiz Felipe, com o jogo muito restrito à área central do campo. Ficou fácil para a boa zaga do Cruzeiro segurar o Grêmio. Quando fugiu do centro, se deu melhor. Aos 31 minutos, Giuliano cruzou e Braian outra vez chegou atrasado. Também Giuliano, o melhor do primeiro tempo, chutou preocupando o goleiro Bruno Grassi. A etapa inicial, com cinco minutos de acréscimos devido às paradas de atendimento de lesões, acabou com uma conclusão quase fatal de Matías.e volantes, sustentaram bem o trio logo à frente, apesar dos repetidos erros de Douglas.
Imagem:
Foto: Ricardo Duarte
Na volta do intervalo, Ramiro entrou no time no lugar de Marcelo Hermes e justificou Marcelo Oliveira ocupando a lateral esquerda, e o Rodríguez centroavante concluiu duas vezes nos primeiros cinco minutos. Na última delas, Braian girou o corpo dentro da área mas chutou fraco, para a sorte de Bruno Grassi. Em seguida, Douglas deixou Marcelo Oliveira em condições de marcar, mas de novo Bruno defendeu bem. Aí, Felipão retirou o Rodríguez estreante, embora não demonstrasse cansaço. Entrou Luan, aos 14 minutos, e logo participou do lance de gol mais vivo do jogo. O meia-atacante procurou o canto de Bruno, com chute colocado de meia altura, mas o goleiro conseguiu salvar para escanteio.A equipe do Cruzeiro já não tinha mais fôlego e não se atrevia aos rápidos contra-ataques. Mateus ainda deu uma escapada e concluiu mal, mas o Grêmio avançou o time, dominou o território e passou a jogar no campo do adversário.
Everton substituiu Douglas, que saiu de campo sob vaias e foi se juntar a Braian. Dois lances depois, Brain pulou na área e foi atangido por Jefferson. O árbitro Daronco deu pênalti. Luan foi bater. Cobrou seco, forte, mas a bola tomou altura e se chocou no travessão.O gol do Grêmio surgiu de uma trama de Giuliano, que chamou a atenção da zaga do Cruzeiro para o lado esquerdo de ataque à frente da torcida Geral. Ele próprio deixou Braian sozinho para marcar em seu primeiro jogo na Arena. O 1 a 0, aos 37 minutos. Braian ainda perderia um outro lance de contra-ataque em jogada armada com Everton.
Ficha técnica :
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 14 de março de 2015, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Marcelo Oliveira e Silva e João Lúcio Monteiro de Souza Junior (ambos de RS)
Cartões amarelos: Marcelo Grohe e Ramiro (Grêmio); Reinaldo e Leandro Rodrigues (Cruzeiro-RS)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
CRUZEIRO-RS: Bruno Grassi; Jaiminho, André Ribeiro, Laerte e Jéferson; Benhur (Raymond), Claudinho (Carlão), Wagner e Reinaldo; Matheus (Leandro Rodrigues) e Wesley
Técnico: Luiz Antônio Zaluar
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Hermes (Ramiro); Marcelo Oliveira, Maicon, Giuliano, Douglas (Everton) e Cristian Rodríguez (Luan); Braian Rodríguez
Matéria de Marcio Krüger