- x -
![]() |
| Gilberto expulso na derrota do Vasco por 3 a 0 para a Ponte. (FONTE: globoesporte.com) |
- x -
Cristóvão Borges estreou no Flamengo no último domingo contra o Fluminense. Acabou perdendo para seus antigos comandados. A equipe rubro-negra já apresentou algumas características dos times de Cristóvão: time mais compacto, com a linha de defesa adiantada por exemplo. Isso era um dos maiores problemas no Fluminense, e foi para o Flamengo também. Apesar de compacto, com a defesa adiantada, assim como o Flu no carioca, o Fla sofreu com ataques rápidos pelas pontas e lançamentos nas costas dos seus zagueiros. Acabou perdendo o Fla-Flu, com destaque negativo para o Sandro Meira Ricci, que marcou um pênalti bastante discutível, a meu ver não houve, e uma expulsão absurda. O primeiro lance, a favor do Flu, foi muito rigor do juiz. Lances como esse acontecem a toda hora ao longo da partida. O segundo lance, a favor do Fla, foi um cartão vermelho aplicado direto, sem justificativa alguma. Comprometeu o jogo pois marcou a penalidade nos primeiros minutos do jogo, e expulsou o atleta tricolor no inicio do segundo tempo. Já na última rodada, contra o Cruzeiro, apesar da derrota, vi alguns pontos positivos com relação ao time de Luxa. Colocou Marcelo Cirino na ponta, deixando ele com no corredor, tentando tirar vantagem de sua velocidade. A defesa mostrou maior entrosamento com a compactação. Porém, chegou a segunda derrota seguida. Na próxima rodada pega a Chapecoense com a obrigação de vencer. Caso contrário, o clima vai esquentar, e muito, na Gávea.
- x -
Fluminense fez um bom Fla-Flu. Obviamente, o gol logo no início do jogo ajudou o desenrolar da partida. Porém, contou com uma belíssima atuação do jovem Gérson, com a liderança e oportunismo de Fred, além das boas atuações de Giovanni e Renato. Time está mais empolgante, com mais disposição e ambição pela vitória. Jogou o segundo tempo quase inteiro com um a menos, recuando e esperando um contra ataque para matar o jogo. Mostrou muito cansaço ao final da partida, especialmente Wagner e Fred, mas a equipe conseguiu garantir a vitória no final. Na última rodada contra o Coxa, fez uma boa partida. Nada brilhante, mas fez por merecer a vitória, apesar de flertar com o empate no segundo tempo, quando a partida ficou aberta, com as duas equipes tendo chance de marcar. Na próxima rodada pega o Sport, em um confronto direto pelo G4. Expectativa de bom público devido à boa fase do Flu.
- x -
Enquanto isso, na série B, o Botafogo continua muito bem. Além de apresentar bom futebol em algumas partidas, ainda está contando com a sorte. Garantiu a vitória no último minuto contra o Paraná no Dorival de Brito, mesmo com um a menos. Dá bons sinais que garantirá o retorno à elite antes mesmo da rodada final do campeonato, e provavelmente disputará o título da competição. Tomara que tal desempenho passe para a Copa do Brasil, fazendo com que a equipe vá mais longe no torneio, e que a torcida compareça em grande número aos jogos.
- x -
Jogo rápido: que decisão atrapalhada essa da diretoria do Cruzeiro? Demitir o técnico atual bicampeão brasileiro pela raposa, considerado uma das maiores revelações dos últimos anos do futebol brasileiro. Cruzeiro não vem jogando bem, foi eliminado traumaticamente pelo River na Libertadores, mas boa parte disso se deve ao desmonte que foi feito na equipe cruzeirense: Marcelo Moreno, Dagoberto, Julio Batista, Borges, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Egídio etc etc. Nomes que certamente, titulares ou não, fizeram diferença na montagem do time atual do Cruzeiro pelo Marcelo Oliveira. E quanto ao Luxemburgo, acho que perdeu um bom momento para tirar umas "férias", se reciclar um pouco, ver e rever seus erros e acertos, para voltar melhor e menos desgastado.
- x -
Já na FIFA, Blatter não suportou a pressão e renunciou a presidência da entidade. Pessoalmente acho que algo além da pressão política deve ter ocorrido para tal decisão: pressão de patrocinadores por mudanças, alertas sobre os rumos das investigações... Resta saber quem substituirá o francês na cadeira de presidente: Platini? O príncipe Ali Bin Al Hussein? Beckenbauer? Até Zico já mostrou interesse. Aguardaremos os próximos capítulos. Não duvido nada de haver grandes mudanças nas próximas copas devido às investigações.
Por Ronie Attayde








