Copa América - Chile


Marcelo Salas, Iván Zamorano, Leonel Sánchez, Elías Figueroa, alguns jogadores lendários do Chile e que nunca ganharam nem um título sequer por sua Seleção. Os chilenos que disputaram 36 edições da Copa América e ficaram por quatro vezes na 2ª posição, tentam chegar ao título de forma inédita, agora em casa e com provavelmente sua melhor geração na história. Só que as derrotas para Irã e Brasil, fora a vitória sofrida contra El Salvador em casa, assustam a torcida, que não vê futebol parecido com a equipe que encantou ano passado, ao eliminar a Espanha campeã mundial na Copa de 2014.

Em 2007 e 2011, os chilenos caíram nas quartas-de-final. Em 2007, o Brasil cometeu o crime, enfiou 6x1 com show de Robinho que marcou dois gols e quatro anos depois, uma dolorosa derrota para a modesta Venezuela. A última vez que passaram dessa fase, foi em 1999, quando caíram nos pênaltis para o Uruguai na semifinal e perderam pro México na decisão de terceiro lugar. Porém, com suas duas maiores estrelas vivendo o auge, o Chile chega como forte candidato. Apenas quatro jogadores jogam no país entre os convocados. Foram chamados jogadores que atuam em oito países diferentes.

Os 23 convocados
Goleiros: 1-Claudio Bravo (Barcelona-ESP), 12-Paulo Garcés (Colo-Colo-CHI) e 23-Johnny Herrera (Universidad de Chile-CHI)
Defensores: 2-Eugenio Mena (Cruzeiro-MG), 3-Miiko Albornoz (Hannover 96-ALE), 4-Mauricio Isla (Juventus-ITA), 13-José Rojas (Universidad de Chile-CHI), 17-Gary Medel (Internazionale-ITA) e 18-Gonzalo Jara (Mainz 05-ALE).
Volantes: 5-David Pizarro (Fiorentina-ITA), 6-Carlos Carmona (Atalanta-ITA), 8-Arturo Vidal (Juventus-ITA), 19-Francisco Silva (Club Brugge-BEL) e 21-Marcelo Díaz (Hamburgo-ALE). 
Meias: 10-Jorge Valdívia (Palmeiras-SP), 14-Matías Fernández (Fiorentina-ITA), Jean Beausejour (Colo-Colo-CHI), 16-Felipe Gutiérrez (Twente-HOL) e 20-Charles Aránguiz (Internacional-RS).
Atacantes: 7-Alexis Sánchez (Arsenal-ING), 9-Mauricio Pinilla (Atalanta-ITA), 11-Eduardo Vargas (Napoli-ITA) e 22-Ángelo Henríquez (Manchester United-ING).
Técnico: Jorge Sampaoli (Argentina)

Provável escalação (3-5-2): Bravo; Isla, Medel e Jara; Díaz, Vidal, Aránguiz, Gutiérrez e Beseaujour; Sánchez e Vargas. 


Destaque: Aos 26 anos, Alexis Sánchez vive seu melhor momento na carreira. O atacante do Arsenal está a apenas nove gols de igualar Marcelo Salas como maior artilheiro de sua Seleção e o número quatro na lista. Mesmo sem ser centroavante, o rápido e ágil atacante marcou 25 gols na temporada 2014-2015 e ganhou espaço na Seleção da Temporada da Premier League.


Olho nele: Campeão Italiano, da Copa da Itália e vice-campeão da Liga dos Campeões essa temporada, Arturo Vidal chega cheio de moral para a Copa América. Dono de uma perna direita mortal e promessa de ser o principal jogador no meio-campo chileno na competição, chega a sua segunda Copa América querendo repetir as boas atuações de 2011, quando inclusive marcou um gol contra o México na 1ª Fase.


Quem fica fora: Pablo Hernández é argentino de nascimento, mas desde o ano passado quando escolheu o Chile como sua nação no futebol, não deixou a desejar. O início promissor pelo modesto Atlético Tucumán da Argentina e depois anos rodando, Racing Montevidéu do Uruguai, Defensor do Uruguai, DC United do Estados Unidos, Argentinos Juniors da Argentina, até chegar em 2013 no O'Higgins do Chile. Hernández foi o principal jogador da equipe no título chileno no Apertura, inclusive marcando o gol do título. Pela Seleção, o meia marcou 3 gols em 4 partidas, e desde que chegou no Celta de Vigo, fez boas atuações e é um dos bons jogadores da equipe. Nos últimos anos jogou mais e melhor do que o jogador que levou sua vaga na competição, Jorge Valdívia. 

Jogos do Chile:
11 de Junho - Chile x Equador, Estádio Nacional (Santiago)
15 de Junho - Chile x México, Estádio Nacional (Santiago)
19 de Junho - Chile x Bolívia, Estádio Nacional (Santiago)

Por Luca Laprovitera

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top