Para quem cresceu nos anos 90, a Colômbia era sem dúvidas uma das Seleções mais divertidas. Chegaram em três Copa seguidas, tinham nomes como Carlos Valderrama, Faustino Asprilla, Freddy Rincón, Victor Hugo Aristizábal e em 2001, jogando em casa, ainda levou a Copa América de maneira inédita. Ano passado, na Copa do Mundo, mesmo sem o artilheiro Falcao Garcia, fizeram uma bela campanha, a melhor de sua história, chegando nas quartas-de-final. Com James Rodríguez, Falcao, Jackson Martinez e cia, os colombianos entram como um dos favoritos ao título da competição.
Diferente do que a maioria pensa, a Colômbia só tem mais participações na competição do que Venezuela e os convidados, México e Jamaica, a primeira sendo apenas em 1945. "Los Cafeteros" chegaram em duas finais, a primeira em 1975, caindo diante o Peru na melhor de três jogos e a segunda em casa, em 2001. Sem tomar gols e comandados por Aristizábal, artilheiro do torneio com 6 gols, a vitória sobre o México por 1x0 na final deu a taça inédita para o país, que assolado no meio de uma guerra civil contra o tráfico pôde finalmente sorrir. Dos 23 convocados, apenas dois jogam no país e todos estão separados por clubes de doze países diferentes.
Os 23 convocados
Goleiros: 1-David Ospina (Arsenal-ING), 12-Camilo Vargas (Atlético Nacional-COL) e 23-Cristian Bonilla (La Equidad-COL).
Laterais: 4-Santiago Arias (PSV Eindhoven-HOL), 18-Juan Camilo Zúñiga (Napoli-ITA), 7-Pablo Armero (Flamengo-RJ) e 13-Darwin Andrade (Standard Liége-BEL).
Zagueiros: 2-Cristián Zapata (Milan-ITA), 14-Carlos Váldes (Nacional-URU), 3-Pedro Franco (Besiktas-TUR) e 22-Jeison Murillo (Granada-ESP).
Volantes: 6-Carlos Sanchez (Aston Villa-ING), 5-Edwin Valência (Santos-SP) e 15-Alexander Mejía (Monterrey-MEX).
Meias: 8-Edwin Cardona (Monterrey-MEX), 10-James Rodríguez (Real Madrid-ESP) e 11-Juan Guillermo Cuadrado (Chelsea-ING).
Atacantes: 9-Radamel Falcao Garcia (Manchester United-ING), 16-Victor Ibarbo (Roma-ITA), 17-Carlos Bacca (Sevilla-ESP), 19-Teófilo Gutiérrez (River Plate-ARG), 20-Luis Muriel (Sampdoria-ITA) e 21-Jackson Martinez (Porto-POR).
Técnico: José Pekerman (Argentina)
Provável escalação (4-4-2): Ospina; Zúñiga, Zapata, Murillo e Armero; Sanchez, Valência, Cuadrado e James Rodríguez; Falcao Garcia e Jackson Martinez.
Destaque: Artilheiro da última Copa do Mundo, James Rodríguez ganhou um contrato com o Real Madrid depois de tanto destaque e a missão não era fácil, ele teria que substituir o ídolo argentino, Ángel Di Maria que estava de saída. James não fez feio, o jovem meio-campista de 23 anos não fez feio, marcou 17 gols em 46 partidas. Pela Seleção Colombiana foram 12 gols em 33 jogos, já é o décimo maior artilheiro da sua seleção e a Copa América é a chance de James finalmente cair nas graças da torcida.
Olho nele: Que Falcao Garcia é bom de bola, todo mundo sabe. Suas passagens por River Plate, Porto e Atlético de Madrid não negam. Vinha muito bem no Mônaco até se contundir e perder até a Copa de 2014, quando voltou foi emprestado ao Manchester United e não foi nem a sombra do jogador que alguns meses antes encantava o mundo que vários gols. Em Old Trafford foram apenas 4 gols em 29 partidas, mas Falcao não perdeu o faro de gols, em 2015, pela Seleção marcou 4 gols em 3 jogos, contra Bahrein, Kuwait e agora contra a Costa Rica, alcançando 25 gols e a liderança como o maior artilheiro da história da Seleção da Colômbia. Falcao pode ter tido uma má fase, mas é perigoso, e bola no corpo e companheiros de qualidade ao seu lado não falta.
Quem fica fora: Com 28 anos, o volante Freddy Guarín não virou o jogador que os jogos de simulador de futebol indicavam na década passada. Mesmo assim, conseguiu destaque no Porto e hoje é titular da Inter de Milão, além de ser o principal jogador colombiano na posição. Apenas três jogadores jogaram mais pelos "Cafeteros" que ele na atual convocação, demonstrando sua importância dentro do time. Dono de bons passes no meio-campo e boa recomposição tática, Guarín está fora por conta de problemas musculares na perna direita e pode ter certeza, a equipe sentirá muito sua falta.
Jogos da Colômbia:
14 de Junho - Colômbia x Venezuela, Estádio El Teniente (Rancagua-CHI)
17 de Junho - Brasil x Colômbia, Estádio Monumental David Arellano (Santiago-CHI)
17 de Junho - Brasil x Colômbia, Estádio Monumental David Arellano (Santiago-CHI)
21 de Junho - Colômbia x Peru, Estádio Municipal Germán Becker (Temuco-CHI)
Por Luca Laprovitera
Por Luca Laprovitera