Emoção até o fim, quem dera se o Carioca fosse sempre assim...

Flamengo se sagra campeão nos últimos minutos
(Foto: André Durão/globoesporte.com)
Flamengo e Vasco não fizeram um jogo vistoso, cheio de classe ou com técnica refinada. Foi um jogo no qual o vencedor seria decidido nos últimos detalhes, era um duelo de gigantes, um duelo para ver quem seria o vice e quem seria o gozador do dia seguinte.



É bem verdade, que o Campeonato Carioca não valia de nada, até Douglas abrir o placar num pênalti incontestável do zagueiro Erazo. Mas calma, vamos por partes... Chuva, casa cheia, tensão, briga, provocação, gol em situação ilegal. O clássico no Maracanã foi digno de muita adrenalina do começo ao fim.

É bem verdade que o Vasco como de costume começou melhor, mais ligado, tanto é que criou as melhores oportunidades no começo de jogo, com Willian Bárbio e nos chutes de fora de Felipe Bastos. Pedro Ken foi muito bem no meio campo Cruzmaltino, sempre seguro na parte defensiva e apoiando muito bem lá na frente, já Douglas, como sempre criando excelentes oportunidades com seus passes precisos para os atacantes, Thalles não rendeu o esperado vindo de titular.

Mas como futebol não é muito lógico, o Flamengo reagiu bem a eliminação da Taça Libertadores, (confesso que fiquei até surpreso com isso) nem de longe parecia aquele Flamengo apático que perdera para o León do México e conseguiu a "proeza" de ser eliminado da Libertadores. Márcio Araújo e Paulinho foram os melhores do Flamengo no jogo.

O primeiro tempo foi meia bomba, serei franco com vocês caros amigos, faltou de tudo, calma, paciência, qualidade no passe, percepção e mais amor ao bom futebol. O Vasco até se lançou mais ao ataque, claro, ele precisava do gol, pois o empate não lhe serviria de nada. Felipe Bastos, Thalles, Douglas e até Pedro Ken chutaram do "meio da rua". Pressa? Não, era necessidade mesmo.

O Flamengo tinha a vantagem, fez a melhor campanha e jogava pelo empate, já que na primeira partida da decisão, o placar foi de 1 a 1. Mas como o Flamengo sempre dá mole quando tem a vantagem, era previsível que ele sofreria para ser campeão, não adianta, Flamengo além de não saber ser favorito, não sabe jogar com regulamento.

E a "paulada" até demorou a vir... O primeiro tempo fraco deu lugar a um segundo tempo de tirar o fôlego (não pela técnica dos "craques", mas pela emoção mesmo), o Flamengo começou a atacar um pouco mais e tentava matar o jogo no erro do Vasco, mas o que se viu, foi dos times equilibrados por baixo, e o Vasco seguiu com sua pressão.

Douglas converte o pênalti que quebraria o jejum de
10 anos (Foto:André Durão/globoesporte.com
Em um lance de perigo, o Vasco chegou a ter três chances de gol, mas Felipe Bastos, Douglas e Diego Renan, pararam na zaga do Flamengo e posteriormente em Felipe. Chicão e André Rocha foram expulsos de forma infantil, após trocarem cabeçadas e dedadas na cara um do outro (um verdadeiro "papelão").

O jogo se desenhou de maneira nervosa, e Erazo que havia entrado no lugar de Everton, entrou mal e cometeu pênalti em Pedro Ken aos 28 minutos, coube a Douglas cobrar com enorme categoria e marcar o primeiro gol a decisão. 1 a 0 Vasco.



Márcio Araújo marca o gol do título de forma irregular
(Foto:André Durão/globoesporte.com)
Mas como disse Ronaldinho "dentuço", Flamengo é Flamengo. Parecia um lance na base do desespero, o zagueirão Rodrigo se machucou após cortar o cruzamento de Luís Antônio, Léo Moura parecia pensativo, procurando a melhor escolha do que fazer com a bola, e ele fez a escolha certa. Cruzou na medida pra Wallace, o beque central cabeceou com estilo, mas caprichosamente a bola bateu na trave, passou atrás de Martin Silva e sobrou limpa para Márcio Araújo dividir com Nixon (seu companheiro de Flamengo) e em posição ilegal colocar pro fundo da rede Vascaína aos 45 minutos da etapa final. 1 a 1 daria tempo para uma reação Vascaína? Não, claro que não.

Fim de papo, Flamengo 1 x 1 Vasco, Flamengo trinta e três vezes campeão do Rio!

Opinião: Serei curto e objetivo meus amigos. O Vasco cantou vitória antes do tempo, gritou olé sem ter a noção que seu time (Vasco) não sabe dar olé (aliás, quem no futebol brasileiro dá olé?). Faltou um pouco de respeito dos jogadores do Vasco, não por estarem comemorando, mas pela forma como comemoraram, fazendo gestos para os jogadores do Flamengo no banco de reservas. Faltou principalmente ao Vasco, respeitar o retrospecto contra o maior rival e ter mais cuidado, o Vasco pagou pela sua falta de paciência. Já o Flamengo, quem pode me explicar essa incrível capacidade de se reinventar depois de cair? Quem pode ser mais vitorioso no improvável, do que o mais querido do Brasil? Acho que aquela frase velha "Tem coisas que só acontecem ao Botafogo.", se aplicaria e muito bem ao Flamengo. Foi um jogo horroroso tecnicamente, mas valeu pagar o ingresso (caro, diga-se de passagem) para ver um "mar" de emoções... Da alegria a frustração e da tristeza ao grito de é campeão, tem coisas que só um Flamengo e Vasco nos proporcionarão.

Forte abraço!
Bruno Godinho

Curta a nossa fan page no Facebook! Opinião Sport Clube - Facebook

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top