Na noite de ontem (13/08), no Maracanã, foi realizada a partida de volta entre Fluminense x América-RN, válida pela 3ª fase da Copa do Brasil. A partida para a grande maioria dos torcedores seria um treino de luxo para a equipe tricolor, já que na primeira partida a equipe carioca venceu pelo placar de 3 a 0, na Arena das Dunas, em Natal. A equipe do técnico Cristóvão Borges veio à campo com a seguinte formação: Diego Cavalieri, Bruno, Elivelton, Fabricio, Carlinhos, Valencia, Jean, Cícero, Chiquinho, Rafael Sóbis, e Fred, que fazia sua partida de número 200 pela equipe das laranjeiras.Já o América-RN, veio desacreditado que pudesse conseguir sua classificação praticamente improvável, e trouxe aos gramados o seguinte time: Fernando Henrique(ex- Fluminense), Marcelinho, Cléber, Lázaro, Paulo Henrique, Márcio Passos, Tiago Dutra, Andrezinho, Jéferson, Arthur Henrique e Max.
A partida começou com o Fluminense jogando em ritmo de treino, sem objetividade, não acreditando numa possível zebra, até que aos 16 minutos do primeiro tempo, numa rebatida errada da zaga tricolor, Marcelinho dominou puxou para a perna esquerda e fuzilou para o gol de Cavalieri, 1 a 0 América-RN. A essa altura o time potiguar precisava de mais dois para levar a disputa para os pênaltis.
Depois do gol, o Fluminense acordou para a partida e teve alguns lances perigosos, até que aos 31 minutos de jogo, Fred marcou o seu gol 123 com a camisa do Flu, empatando o jogo 1 a 1. Cinco minutos depois, Cícero, o jogador mais regular do time carioca, marcou o gol da virada tricolor, praticamente liquidando a fatura, 2 a 1 Flu. Ainda no fim do primeiro, num choque entre Max e Fred, o atacante tricolor, levou a pior sendo substituído por Walter no intervalo da partida. Fim do primeiro tempo 2 a 1 Fluminense.
Walter substituiu Fred e nada conseguiu fazer (Foto: Jorge Rodrigues/ Agência Estado) |
Do outro lado, Oliveira Canindé também fez suas substituições, tirou Tiago Dutra, Max e Jéferson para as entradas de Val, Alfredo e Rodrigo Pimpão. Com a partida empatada em dois a dois, o resultado classificava a equipe carioca. Mas aos 30 minutos, em um lançamento em profundidade, a zaga tricolor dormiu de novo, Alfredo tirou Cavalieri da jogada e empurrou a bola para a rede, fazendo 3 a 2 para o América-RN.
Alfredo: Atacante do América autor de dois gols (Foto: Site oficial do América) |
O duelo continuou dramático até o fim, América no ataque e Fluminense na defesa. E no apagar das luzes, Rodrigo Pimpão( ex-Vasco), aproveitou mais uma falha da equipe carioca e tocou na saída de Cavalieri, para classificar a equipe potiguar para a próxima fase da Copa do Brasil, 5 a 2 América-RN, massacrando e eliminando o Fluminense da Copa do Brasil.
Rodrigo Pimpão comemora o gol da classificação do América-RN (Foto: Jorge Rodrigues/ Agência Estado) |
OPINIÃO: Devido a grande falta de humildade do Fluminense, jogadores apáticos e com uma soberba enorme,achando que a hora que quisesse ganharia o jogo e levaria a classificação,foi surpreendido pelo modesto América-RN, que jogou um futebol de alto nível para os padrões de um time da série B do Brasileiro, jogando com garra, determinação e principalmente com HUMILDADE, respeitando do início ao fim a equipe tricolor. Futebol se ganha dentro de campo e não por status e nome, mais uma vez o futebol deu prova disso, parabéns ao América-RN e que sirva de lição e o principal que ensine a todas as equipes, principalmente ao Fluminense, a respeitar mais os times de menor expressão. Uma grande partida, um grande ensinamento e o principal: lições para dentro e fora de campo!
Grande abraço!
Douglas Almeida
Curta nossa página no Facebook: Opinião Sport Club- Facebook