Especial centenário: De Palestra Italia a Palmeiras

Evolução dos símbolos do Palmeiras. (Foto: Marisa Aziliero)

O Palmeiras tem sua história marcada pela mudança forçada de nome, e ao longo dos seus 100 anos teve vários escudos diferentes - tanto os símbolos da instituição, quanto os distintivos usados na camisa.





Para quem não sabe, existe uma diferença entre o símbolo da instituição e o distintivo usado na camisa. Vasco, Flamengo e Cruzeiro são exemplos de clubes que levam no uniforme do time escudos diferentes de seus ícones institucionais.

Fundado como Palestra Italia, o Palmeiras teve sete distintivos nas camisas até a mudança forçada no nome, por conta da Segunda Guerra Mundial - em 1942.

Confira a evolução dos distintivos e dos símbolos institucionais:

Distintivos nas camisas:

1915

O Palmeiras foi fundado em agosto de 1914, mas só estreou em janeiro de 1915.  O primeiro símbolo utilizado nas camisas do Palestra Italia tinha apenas as letras P e I em branco. O primeiro jogo oficial foi no dia 24 de janeiro de 1915, vencendo o Savóia, em Votorantim.



1916


Um ano depois, foi feita a primeira modificação no distintivo do seu uniforme de jogo. Para a estreia do Campeonato Paulista teve a Cruz de Savoia estampada, em uniformes importados da Itália. A Cruz de Savoia é o símbolo da Casa Real Italiana. Primeiro jogo com o novo distintivo foi no dia 13 de maio, empate por 1 a 1 com o Mackenzie.



1917


No ano seguinte, o formato anterior foi mantido, mas agora em verde e não em vermelho. A Cruz de Savoia foi substituída pelas letras P e I em branco. O time foi vice-campeão paulista.



1918


O escudo antes todo verde com detalhes em branco foi substituído por novas cores. A borda do símbolo foi colorida de vermelho, o fundo branco e as letras P e I em verde. A temporada não foi nada boa.




1919

O novo símbolo deixou a antiga forma de lado, e optou pelo formato circular. O fundo branco foi mantido, mas as lestras foram coloridas diferentemente. O P levou a cor verde e o I a cor vermelha. O escudo ficou por nove anos na camisa. O primeiro Campeonato Paulista conquistado pelo Palmeiras foi em 1920, com o novo distintivo.




1928

O novo símbolo teve apenas a alteração na cor da letra P, que antes era verde e agora foi mudada para vermelho. Essa nova versão ficou estampada nas camisas por nove temporadas.




1937

Uma mudança de grande contraste, o novo símbolo manteve o formato e as letras em vermelho, mas mudou o fundo de branco para verde. Foi o último distintivo utilizado pelo clube com o nome de Palestra Italia.




1942


Com a mudança de nome, o Palmeiras adotou um padrão simples. Manteve o formato circular, mas a letra I foi excluída, permanecendo apenas a letra P. O Fundo permaneceu na cor verde e a letra em branco. O novo símbolo permaneceu no uniforme do Palmeiras até o final dos anos 50. Foi com este distintivo que o Palmeiras conquistou a Copa Rio em 1951 - considerado o Mundial de Clubes.




1959

A última mudança no escudo foi em 1959, quando o Palmeiras decidiu usar o símbolo institucional que foi criado em 1942, na época da mudança de nomes, até se tornar Sociedade Esportiva Palmeiras.





Símbolos Institucionais:

1914

O primeiro símbolo institucional era redondo e vermelho, com um outro círculo na parte interna. Dentro do círculo branco tinha um novo escudo com o fundo verde e as letras P e I em dourado,  "PALESTRA" estava escrito em dourado em cima desse símbolo. Fora do círculo branco, no fundo vermelho, "ITALIA" estava escrito em dourado.



1942

O Palmeiras chegou a utilizar um símbolo provisório durante a mudança de nome. Era redondo e verde, com um outro círculo na parte interna - porém ao contrário do anterior, o círculo interno ficava na parte de baixo. "PALESTRA" estava em destaque, escrito em amarelo na parte de cima, dentro do círculo com fundo branco, também tinha um outro símbolo, de fundo verde, porém apenas com a letra P em amarelo, e logo abaixo do símbolo " DE S. PAULO" escrito em amarelo também.


1942


A última alteração também foi no ano de 1942. Ao invés de optar pelo modelo que vinha sendo usado, ou voltar a usar o losango da Cruz de Savoia, o Palmeiras escolheu manter os dois modelos. A letra P permaneceu na cor branca, em um fundo com pequenas listras verdes e dentro de um pequeno círculo em branco. Fora, um círculo maior em verde com oito estrelas - quatro de cada lado - fazendo referência ao mês de agosto (08), quando o clube foi fundado, além do nome do clube "PALMEIRAS".





Postado por Marisa Aziliero


Curta nossa página no facebook: Opinião Sport Clube - Blog
Siga  o nosso perfil no twitter: Opinião Sport Clube

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top