O 5º e último confronto entre Figueirense e Criciúma em 2014 terminou de forma igualada. Thiago Heleno para os anfitriões e Silvinho para os visitantes fizeram os gols da partida que prejudicou ambos times na noite desta quinta-feira (17), no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Com o resultado, o Furacão permaneceu na 13ª colocação, com 26 pontos. Na próxima rodada, encara o Santos na Vila, às 18h30min de domingo (21). Por sua vez, o Tigre volta a campo um dia antes, no sábado, no mesmo horário, para encarar o Botafogo no Heriberto Hulse. O empate foi péssimo para o Tricolor, que durante o jogo esteve fora da zona de rebaixamento e após o apito final acabou na vice-lanterna, com 22 pontos.
• Pênalti e garoa
Brigando contra o rebaixamento, tanto Figueira quanto Criciúma precisavam da vitória. Mais desfalcado, o time da casa iria precisar superar também a falta de ritmo do volante França, que entrou como titular. Do outro lado, a equipe do sul catarinense, embalada pela vitória diante do Goiás no último domingo, apostava na velocidade e no ânimo dado pela chegada do técnico Gilmar Dal Pozzo para surpreender.
Foto: Luiz Henrique/FFC |
Aliada à pouca técnica com a bola dentro de campo, a garoa invadiu o gramado e foi motivo de muitos escorregões durante o resto do jogo. Sorte do time carvoeiro que a chuva teve misericórdia e não aumentou muito significativamente. Assim, novamente em jogada expressa, o Criciúma chegou dentro da área adversária. William Cordeiro, que entrou no lugar do lesionado Roberto Cereceda nos minutos iniciais, não utilizou da cautela e fez pênalti em João Vitor, aos 31 minutos. Para o delírio da torcida alvinegra, Tiago Volpi pulou no canto certo e espalmou a cobrança de Zé Carlos.
Clayton (dir.) perdeu ótima chance para o Figueira (Foto: Luiz Henrique/FFC) |
No entanto, o que deveria ser uma motivação mixada com alívio e precaução, acabou como outra surpresa desagradável para o time da capital de Santa Catarina. Em contra-ataque do Tigre, no último minuto do primeiro tempo, Silvinho aproveitou cruzamento de Eduardo e se atirou na bola para abrir o placar.
• Só igualdade
Se na etapa inicial o Criciúma foi superior, no segundo tempo o Figueirense quem chegou mais perto de balançar as redes. Utilizando muito da bola parada já que seu meio-campo permanecia neutralizado pelo Tigre, o Furacão chegou ao empate após escanteio, aos 17 minutos. Marco Antônio cruzou e, de cabeça, Thiago Heleno igualou o placar.
Daí em diante, as duas equipes erraram muito e acabaram realizando a justificativa para o marcador ao apito final. O Figueirense, sem sucesso, fez vários chuveirinhos dentro da área adversária. Já o Criciúma, jogando no erro alvinegro, desperdiçou o toque final e não ofereceu perigo.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE
Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Cereceda (William); Paulo Roberto, França (Pablo), Marco Antônio e Giovanni Augusto; Clayton e Everaldo (Marcão)
Técnico: Argel Fucks
CRICIÚMA
Bruno; Eduardo, Fábio Ferreira, Gualberto e Giovanni; Serginho, Rodrigo Souza, João Vitor, e Cleber Santana; Silvinho (Paulo Baier) e Zé Carlos (Souza)
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Gols: Silvinho (C), aos 45 minutos do 1º tempo. Thiago Heleno (F), aos 17 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Thiago Heleno e William (F); Silvinho, Zé Carlos, Paulo Baier e Rodrigo Souza (C)
Arbitragem: Paulo Henrique de Godoy Bezerra, auziliado por Nadine Schramm Camara Bastos e Neusa Inês Bach (trio de SC)
Local: Estádio Orlando Scarpelli
Público: 7.771
Renda: R$: 102.185,00
Matéria por Natan Rodrigues
Curta nossa página no Facebook