No primeiro jogo da primeira fase da Libertadores, que vale lugar no grupo 2, melhor para o Corinthians. O time paulista goleou o Once Caldas e praticamente assegura a classificação.
Contrariando o que os corinthianos esperavam sofrer, logo aos 30 segundo do primeiro tempo Emerson, que voltou ao Timão nesta temporada, abriu o placar após encobrir o goleiro Cuadrado. A tensão ficou por parte da expulsão de Guerrero, o principal jogador do elenco. Além de um gol contra marcado por Ralf, que para alivio do "bando de loucos", foi anulado.
No segundo tempo o time do Corinthians pareceu um tanto mais determinado e aos nove minutos Felipe ampliou. Após cobrança de escanteio de Jadson, o zagueiro subiu muito e completou para o fundo das redes.
O time colombiano sentiu o segundo gol do Timão, o lateral Luis Murillo foi expulso e o Once Caldas também passou a jogar com dez jogadores. Com mais espaço o time do Corinthians cresceu e Elias fez um belíssimo gol para fazer valer a pena o ingresso dos alvinegros presentes na Arena em Itaquera. Aos 33 minutos da segunda etapa, Fagner também balançou as redes: 4 a 0. No fim da partida Fábio Santos também foi expulso após entrada violenta no jogador colombiano.
O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira, na Colombia. O Once Caldas precisa vencer por cinco gols de diferença para reverter a situação. Os jogadores expulsos estão fora da próxima partida - Guerrero e Fábio Santos (Corinthians) e Murillo (Once Caldas).
Com a lição de casa muito bem feita, o Corinthians praticamente se garante para compor o grupo 2 com o rival São Paulo, o atual campeão, San Lorenzo e o uruguaio Danubio.
Matéria de Danielle Devorane
Foto: Marcos Ribolli