Dos 253 atletas que estão na disputa da Copa América de 2015 e que não são da Seleção Brasileira, alguns são conhecidos da torcida brasileira em geral. Entre todos eles, 31 jogadores já passaram ou atuam no futebol brasileiro, distribuídos por oito das outras onze seleções, apenas Jamaica, México e Venezuela não tem atletas que passaram pelo nosso futebol.
Donos da casa, os chilenos são os mais "conhecidos", a equipe teve sete atletas atuando no país, inclusive, três ainda estão na nossa liga. Paraguai e Uruguai vem logo atrás com seis jogadores, entre eles o recém-contratado pelo Palmeiras, o 'paraguaio', Lucas Barrios. Até atleta que atuou nas Seleções de base do Brasil, outro que foi Bola de Ouro de Brasileirão e jogador que atuou por pequenas equipes de São Paulo, conheçam os "brasileiros" da Copa América:
CHILE
Entre os chilenos, o mais conhecido é Jorge Valdivia. Ídolo e ao mesmo tempo contestado, o meia que nasceu na Venezuela e atua pela Seleção Chilena desde 2005, chegou ao Palmeiras ainda como um desconhecido em 2006, vindo do Colo-Colo. Saiu em 2008 para o Al Ain dos Emirados Árabes Unidos e retornou em 2010 e está até hoje no Verdão. Além dele, outros dois chilenos convocados atuam no futebol brasileiro. O lateral-esquerdo Eugenio Mena foi contratado pelo Santos em 2013, vindo do Universidad de Chile e saiu esse ano para atuar no Cruzeiro. O que vem rendendo mais elogios na verdade vem sendo Charles Aránguiz. Contratado pelo Internacional em 2014, o volante é titular absoluto da equipe. Entre os outros, o Grêmio teve dois, o primeiro foi o meia-esquerda Jean Beausejour que foi campeão da Série B em 2005 e o outro é o atacante Eduardo Vargas que esteve em boa e rápida passagem pelo tricolor gaúcho em 2013. Os outros dois, as torcidas nem gostam de lembrar. O goleiro Johnny Herrera chegou cheio de pinta, mas fracassou no Corinthians em 2006, o atacante Mauricio Pinilla pelo Vasco em 2008, não chegou nem de perto a mostrar o futebol que mostra na Atalanta da Itália.
EQUADOR
Lobo solitário de sua seleção, o zagueiro Frickson Erazo chegou ao Flamengo em 2014 vindo do Barcelona de Guayaquil por empréstimo como promessa de ser o salvador dos problemas de defesa da equipe carioca. Passou um ano e o jogador ficou longe de conquistar a confiança da torcida. No começo de 2015 foi a vez do Grêmio cair no conto do defensor e até agora, também não convenceu.
BOLÍVIA
Sim, essa foto é real e é de Marcelo Moreno, ainda jovem em 2005 atuando pela Seleção Brasileira Sub-18, quando foi campeão da Copa Sendai naquele ano. O jovem atacante boliviano começou jogando pelo Vitória em 2005 e foi duas vezes campeão baiano até ir para o Cruzeiro em 2007. No time mineiro foi campeão mineiro, vice-campeão e artilheiro da Libertadores em 2008, voltou ao Brasil apenas em 2012 para jogar no Grêmio. Sem sucesso, foi emprestado ao Flamengo em 2013 e nunca se firmou, apesar de ter sido campeão da Copa do Brasil. Em 2014, voltou ao Cruzeiro e foi titular nas campanhas dos títulos mineiro e brasileiro. Atuou também pela Seleção Sub-20 em 2006, mas decidiu seguir com a Bolívia em 2007. O meio-campo, Pablo Escobar de 36 anos também é um experiente atleta no futebol brasileiro. Foram quatro anos atuando no nosso futebol, jogando por cinco equipes. Jogou pelo Ipatinga em 2008, Santo André em 2009, Mirassol e Ponte Preta em 2010, e por fim, pelo Botafogo-SP em 2011. O volante Alejandro Chumacero foi outro que passou pelo país, em 2013 foi contratado pelo Sport Recife como resolução dos problemas no meio-campo, mas pouco jogou e voltou ao time de origem, o The Strongest no ano seguinte. Outro passou, mas nem tanto, em 2004, o zagueiro Ronald Raldes foi contratado pelo Atlético-PR. O jogador ficou menos de um mês e foi dispensado porque sua documentação levaria muito tempo para ser regularizada e saiu sem ao menos atuar do clube.
ARGENTINA
Carlos Tevez e Javier Mascherano chegaram ao Corinthians em 2005, graças ao iraniano Kia Joorabchian e sua empresa, a MSI. Mascherano teve passagem discreta, enquanto Carlitos caiu nas graças da torcida. Juntos foram campeões do Campeonato Brasileiro naquele ano e Tevez ainda foi o Bola de Ouro, virando em um pouco mais de um ano, o estrangeiro com mais gols na história do clube do Parque São Jorge, com 46 gols (sendo ultrapassado esse ano pelo peruano Paolo Guerrero com 54 gols).
Apesar do título, 2006 foi diferente, no Paulistão disputado por pontos corridos, apenas a sexta posição, doze pontos atrás do Santos campeão, vendo times menores como Noroeste e São Caetano na frente, sendo o pior colocado dos quatro grandes do estado. O ápice veio na Libertadores, a eliminação para o River Plate em pleno Pacaembu, atenuou o clima e os dois foram jogar para o West Ham da Inglaterra, que também era de Kia.
URUGUAI
Vice-campeão da Libertadores em 2013, Martin Silva era ídolo do Olímpia do Paraguai, mas recebeu uma proposta do rebaixado Vasco. Surpreendendo as todos, Silva foi para o time cruzmaltino em 2014, jogou toda a Série B, foi para a Copa do Mundo e hoje é provavelmente o atleta mais querido do clube da colina. Outro que ainda está por nossas terras é o meia do Cruzeiro, Giorgian De Arrascaeta, uma das principais contratações do time mineiro em 2015. Dois atletas atuaram por esses lados esse ano, mais saíram. O primeiro foi Nicolás Lodeiro, contratado pelo Botafogo em 2012, ficou até 2014 no alvinegro carioca quando saiu para o Corinthians. Na equipe paulista foram poucas oportunidades, a maioria não bem aproveitadas, saindo para o Boca Juniors da Argentino no início do ano. Outro ex-Botafogo está na Seleção, o experiente volante Arévalo Ríos veio garatido ao Fogão em 2011, depois da bela Copa do Mundo em 2010. Pouco jogou, pouco convenceu e foi para o Tijuana do México.
Em 2012, o lateral-direito Jorge Fucile chegou por empréstimo ao Santos, pertencendo ao Porto de Portugal. Foram apenas 14 partidas em um ano, um título paulista e nenhuma saudade. Álvaro Pereira chegou ao São Paulo em 2014, o bom lateral-esquerdo saiu no começo do ano para o Estudiantes da Argentina deixando saudades no setor. Mas a maior decepção foi sem dúvidas, Cristian Rodríguez, o meia chegou no Grêmio esse ano, por empréstimo do Atlético de Madrid. Foram três meses, várias contusões e apenas duas partidas, e muita decepção.
PARAGUAI
Lucas Barrios foi oficializado ontem pelo Palmeiras, não é lá bem conhecido, mas já entra na lista. Além dele, o volante Victor Cáceres foi contratado pelo Flamengo em 2012 advindo do Libertad do Paraguai. Os laterais, Iván Piris e Miguel Samudio também passaram por aqui. O lateral-direito, Iván Piris chegou ao São Paulo em 2011, mas nunca se firmou e foi embora no ano seguinte. Miguel Samudio veio por empréstimo para o Cruzeiro em 2014, campeão mineiro e brasileiro, não deixou muitas saudades e foi embora no fim do ano. Outro paraguaio no país em 2014 foi Eduardo Aranda, o volante atuou no Vasco pela Série B e não deixou saudades. Sem dúvidas, o mais interessante é o goleiro Antony Silva. O arqueiro jogou o Paulistão em 2009 pelo Marília, mas não evitou o rebaixamento de sua equipe na oportunidade.
COLÔMBIA
Edwin Valencia chegou ao país em 2007. Contratado pelo Atlético-PR vindo do América de Cali, ficou três anos no rubro-negro paranaense até chegar no Fluminense em 2010. No tricolor carioca, muitas contusões, um título carioca e dois brasileiros, até ser contratado pelo Santos em 2015. No time de Robinho, Valencia é titular e sagrou-se campeão paulista. Outro velho conhecido é Pablo Armero. O lateral-esquerdo passou pelo Palmeiras entre 2009 e 2010, e chamou mais atenção pelo 'Armeration', dança de comemoração de gols, do que pela bola jogada. O lateral voltou ao país em Abril, contratado pelo Flamengo, atuou em três jogos antes da Copa América.
PERU
Até entre os treinadores existem os nossos conhecidos. Em 2014, o argentino Ricardo Gareca chegou ao Palmeiras vindo do Vélez Sarsfield da Argentina como uma visão de futebol para o Verdão. O saldo quase rebaixou a equipe e hoje Gareca está comandando os peruanos. Em 2013, dois deles passaram por aqui. Yoshimar Yotún, lateral-esquerdo foi por empréstimo do Sporting Cristal do Peru para o Vasco. Foi rebaixado com o time e não deixou saudades. Outro foi o lateral-direito Luis Advíncula na Ponte Preta, atuando em pouquíssimas partidas, o jogador foi embora jogando apenas quatro partidas.
O último peruano e jogador da lista já tem foto. Paolo Guerrero chegou ao Corinthians em 2012, vindo do Hamburgo da Alemanha. Em três anos, marcou os dois gols do time no título mundial em 2012, foi campeão paulista e da Recopa Sul-Americana em 2013. Superou Tévez e virou o maior artilheiro estrangeiro do Corinthians. Em 2015 começou voando, mas problemas com a diretoria sobre sua renovação o fizeram cair de rendimento e durante a competição, Guerrero acabou assinando com o Flamengo.
Por Luca Laprovitera