O futebol é realmente o melhor esporte de todos, pois ele é sem dúvida alguma o único esporte onde nem sempre o mais forte supera o mais fraco. À caminhada do Flamengo rumo ao título da Copa do Brasil, foi sem dúvida épica.
O ano do rubro-negro não começou cheio de muitas esperanças, aliás, a maior esperança da torcida foi justamente em uma função do clube que gerava muita desconfiança, a presidência. Depois de uma vitória esmagadora nas urnas, o presidente Eduardo Bandeira de Mello já foi chegando, e promovendo sua política de austeridade financeira. Fazendo contratações pontuais e apostando em jovens jogadores, talvez as maiores "loucuras" dessa diretoria, tenham sido as contratações de Elias e Carlos Eduardo, que aliás, foi perseguido o ano inteiro.

O campeonato estadual foi bom só até a semifinal da Taça Guanabara, quando o clube perdeu para o Botafogo, a Taça Rio também não trouxe bons resultados ao Flamengo, o time sequer chegou as semifinais. Mas o futebol é realmente interessante, o Flamengo contratou o ex-técnico da seleção brasileira Mano Menezes para ser treinador do Mengão, Mano até conseguiu alguns bons resultados como classificação épica diante do Cruzeiro para as quarta-de-final da Copa do Brasil. Mas o futebol é uma caixinha de surpresas como disse antes...
A derrota para o Atlético-PR pelo Brasileirão, fez com que o time inteiro do Flamengo sofresse um grande e duro golpe, a saída de Mano Menezes. Não acho justo um treinador sair como o Mano saiu, mas há males que vem pro bem, a saída do treinador abriu o caminho para a chegada de Jayme de Almeida. A classificação do Mengão em cima do arquirrival Botafogo, veio com direito a chocolate, e isso deu uma injeção de ânimo do rubro-negro e confiança ao treinador recém efetivado no time profissional. Veio os jogos contra o Goiás, no primeiro jogo uma vitória fora de casa do Flamengo por 2 a 1 e no jogo da volta, o mesmo placar.Mas o que mais marcou foi a homenagem da torcida ao filho do volante Elias, o menino Davi estava internado no hospital, por conta de uma pneumonia. Sem sombra de dúvida, esse apoio foi determinante para a volta do bom futebol do time, e principalmente de Elias.
A permanecia na primeira divisão até o momento está assegurada, mas como ainda vai haver o julgamento do pleno do STJD no próximo dia 27/12 não se sabe o que vai acontecer. O Brasileirão do Flamengo, não foi um dos melhores, vejo um elenco limitado para esse tipo de competição, o Flamengo precisa se reforçar, se não quiser passar por apuros como neste ano.
O maior mérito do Flamengo, foi a sua restruturação, o resgate da sua identidade. Essa diretoria erra como qualquer outra, são grandes e bem-sucedidos, mas são seres humanos e não super computadores. Mas vejo até o presente momento que essa diretoria, é a melhor administração que o Flamengo já teve, nos últimos 20 anos.
Esse foi o ano do Flamengo, o que esperar desse time em 2014?
Forte abraço!
Bruno Godinho










