Dois dos times com as melhores defesas do Rio Grande do Sul se enfrentam neste domingo, no primeiro jogo que ira decidir uma vaga na final do Campeonato Gaúcho a partir das 16h no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
![]() |
| Foto: LUCAS UEBEL |
O Tricolor Gaúcho
Para a partida deste domingo, o principal desfalque segue sendo Cristian Rodríguez. O uruguaio já está recuperado de lesão muscular, mas o clube toma cuidado para curar o problema completamente, tentando evitar o risco de um agravamento da contusão. Cebolla talvez seja opção para a partida de volta, no próximo fim de semana, na Arena.
O meia Giuliano, com dores na panturrilha, acabou substituído em meio ao jogo com o Novo Hamburgo, mas deve começar a partida. No ataque, a dúvida é de ordem técnica: mais uma vez, Yuri Mamute entrou no lugar de Braian Rodríguez e obteve melhor rendimento que o uruguaio. Felipão gostou do que viu do garoto, que sofreu um pênalti e cavou uma expulsão no jogo da última quarta.
O Juventude
O Juventude que é a única equipe visitante a vencer nas quartas de final, do técnico Picoli utiliza o esquema 3-6-1, incomum, mas que fez o time se classificar na primeira fase da competição jogando de forma ofensiva. Na fase de grupos, teve apenas três gols marcados a menos que Internacional e Ypiranga-RS, os melhores ataques, com 21 gols. Nos últimos jogos, a marca da equipe serrana tem sido a ofensividade. A classificação para as quartas foi garantida com uma goleada de 6x1 sobre o Aimoré, e, em seguida, a vítima foi o Ypiranga,que perdeu por 2x0 em Erechim. Uma boa defesa, e um ataque eficiente, pode surpreender o Grêmio.
Curiosidade sobre o jogo
Ramiro começou no Juventude e foi lá que utilizou a camisa 2 de lateral pela primeira vez. Depois, atuou também como meia e volante. Quem o conhece bem é justamente o técnico que estará do outro lado neste domingo: Picoli. Em 2011, foi ele quem lhe deu as primeiras chances no profissional. E que descobriu o jogador.
"Ele iniciou como lateral, mas logo virou meia comigo. É um jogador inteligente, que hoje é titular do Grêmio em qualquer função. Por isso, o Felipão não está inventando. Jogar na lateral não é novidade para o Ramiro", comenta Picoli. Técnico do Juventude e que conhece bem o jogador.
Local e Data: 12/4, às 16h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Portões abrem às 14h.
Possíveis Escalações:
JUVENTUDE
Airton; Pereira, Heverton e Diogo; Helder, Vacaria (Jardel ou Dema), Alan Schons, Wallacer e Duda; Douglas (Edilson) e Brenner.
Técnico: Picoli
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Matías (Ramiro), Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Ramiro (Walace ou Fellipe Bastos), Maicon, Douglas, Giuliano e Luan; Yuri Mamute (Braian Rodríguez).
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Juiz: Daniel Nobre Bins, auxiliado por Maurício Coelho Penna e Lúcio Flor
Fontes: Terra, Correio do Povo, O Pioneiro








