No duelo de desesperados, Coritiba perde e fica na lanterna, Flamengo deixa o Z-4

Em jogo tenso, Flamengo vence e deixa rival na lanterna do campeonato
Foto: Felipe Gabriel

A partida deste domingo no Couto Pereira tinha ingredientes de decisão. Tanto para o Coritiba quanto para o Flamengo, o jogo deste domingo serviria como divisor de águas serviria para definir quem respira e quem se afunda na crise. Mas em um jogo de tal magnitude o menor erro pode custar caro e custou para o Coxa. Erros de um lado, acertos de outro. De um lado, um time do Coritiba que pecou por desperdiçar as melhores chances e de outro, um Flamengo cirúrgico que se defendia bem com a bola no chão, mas nem tanto com a bola pelo alto.






Zé Love tem atuação apagada no jogo de hoje
Foto: Felipe Gabriel

O jogo começa tenso, o time dirigido por Vanderlei Luxemburgo abusava das faltas, só nos primeiros 5 minutos foram 8 faltas cometidas. Já a equipe Paranaense pecava pelos passes errados, eram 12 em 7 minutos de jogo. O fundamento do passe talvez seja o mais importante do futebol, mas para o time do Coritiba esse fundamento não parece ser tão fácil. Um passe errado e a história do jogo mudariam dramaticamente para ambos, de um lado sorrisos e do outro frustração.





Everton marca o gol da vitória do Flamengo sobre o Coritiba
Foto: Felipe Gabriel

O time dirigido por Celso Roth foi à campo com um 4-5-1, apostando no povoamento do meio de campo para dificultar a troca de passes do Flamengo, que foi à campo com um 4-4-2. Certamente a maior sacada de Luxemburgo foi colocar Canteros comandando o meio e Márcio Araújo protegendo a defesa e saindo como verdadeiro segundo volante. O time do Coritiba jogava de maneira desorganizada, mas criava sempre as melhores chances de gol.

Mas o jogo mudaria aos 16 minutos de etapa inicial. Após saída de bola do Flamengo, Wallace dá um chutão para o ataque, o volante Baraka tenta recuar para Luccas Claro, mas Everton aparece como elemento surpresa e rouba-lhe a bola e parte rumo ao gol. O meia-atacante avançou e chutou no contra pé do goleiro Vanderley e marcou o primeiro e único gol da partida. 0 a 1 Flamengo.

A partir do gol, só deu Coxa. Leandro Almeida, zagueiro do Coritiba, capitão do time desperdiçou aquela que, seria a chance do gol de empate. Mas antes dele, faltou faro de gol a Robinho, e principalmente a Zé Love, que desperdiçou várias chances. Faltou calma, principalmente nas finalizações do time curitibano.

Pelo lado Flamenguista, Eduardo da Silva foi pouco produtivo, mas demonstro categoria quando ainda suportava o jogo, Léo Moura voltou a jogar bem e Wallace fez uma partida impecável. Mas por outro lado, na parte aérea o time foi mal, Marcelo cortava todas, mas em compensação quase colocou duas bolas dentro do próprio gol.

O time Paranaense ainda teve uma chance de gol, mas Paulo Victor salvou a pátria Rubro-Negra após chute de Norberto, a bola ainda bateu na trave e saiu. O final da etapa inicial se aproximava e o Flamengo flertava com o gol de empate do Coxa, mas devido a falta de capricho do time dirigido por Celso Roth, o time ficou no zero na primeira etapa.

Wallace marca Zé Love: zagueiro estava no estádio também
na vitória em 2013 Foto: Getty Images

Com o término da etapa inicial, ambas as equipes voltaram com modificações. No coxa entraram: Keirrison e Hélder, saíram: Baraka e Reginaldo. No Flamengo saiu: Eduardo da Silva e entrou Lucas Mugni.

A etapa final começou e o que se viu foi um bombardeio do Coritiba, já nos primeiros segundos, Keirrison se atira na grande área e o árbitro Ricardo Marques manda seguir o jogo, Wallace se desentende com o atacante do Coritiba e quase que ambos levam cartão. Para o Flamengo, já bastava segurar o 1 a 0, mas para o Coxa, a luta não era apenas contra o Flamengo, mas contra o tempo. O time Curitibano perdeu várias chances e ainda teve um homem expulso. Robinho que havia levado o amarelo no primeiro tempo por reclamação foi expulso após puxar Márcio Araújo pelo braço, já que o jogador descia em contra-ataque.

Mas o time do Flamengo achou alguns espaços, mesmo jogando atrás quase que o jogo todo. Arthur teve a chance de matar o jogo no fim, mas desperdiçou se atirando ao chão e tentando cavar uma penalidade inexistente. Com tudo, time do Flamengo fez uma partida segura e correu riscos desnecessários em alguns lances, mas a vitória deu moral para o time seguir na luta contra o rebaixamento e é claro deixar um adversário direto, na zona da degola. Agora o Rubro-negro está em 13º colocado no campeonato com 16 pontos e não corre o risco de voltar à zona de rebaixamento nessa rodada (que ainda tem dois jogos para se completar). Foi a segunda vitória seguida do time no campeonato, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e também foi a primeira vitória fora de casa com o primeiro gol marcado fora de casa. Já o Coritiba amarga a lanterna do Brasileirão com apenas 12 pontos somados em 15 jogos.

Jogadores comemoram o primeiro gol do Flamengo fora de
casa no Brasileiro Foto: Getty Images

Opinião: Meus amigos. O jogo de hoje não foi de nenhum primor técnico, mas vimos alguns bons lances, vimos dois times jogando com vontade e determinação de vencer (é o mínimo que se esperava deles). Mas como citei no começo da matéria, um erro custou e muito caro ao time do Coritiba. Um time que luta contra o rebaixamento, não venceu em casa, não pode cometer um erro como o de Baraka, precisa entrar mais ligado. Já para o time do Flamengo, vi um time como há muito não via. Brigando, mordendo a bola, lutando palmo a palmo. Vi um time fechadinho e bem compacto trocando bons passes, mas ainda sim pecando na hora de definir a jogada. Faltou técnica a Baraka, mas sobrou sorte e perspicácia a Everton roubou-lhe a bola e fez o gol do triunfo. Com tudo, vejo uma melhora significativa no time do Flamengo e uma queda acentuada no Coritiba. Ambas as equipes precisam melhorar muito mais se quiserem escapar da série B, mas terão de jogar muita bola para tal, ainda faltam 23 jogos, muito futebol para acontecer, só depende de ambas as equipes.


Matéria de Bruno Godinho

Curta a nossa página do Facebook e nos siga no Twitter!

Opinião Sport Clube - Facebook
Opinião Sport Clube - Twitter

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top