Há 12 anos atrás, Botafogo e Palmeiras eram rebaixados pela primeira vez no campeonato brasileiro, esse foi o 1° de uma onda negativa de grandes caindo, pois depois desse ato ainda teve, Gremio, Atletico MG, Corinthians e Vasco. Sim no começo para todos torcedores rivais era engraçado, e nas redes sociais foi criado o famoso '' G - 5 '' os 5 times que nunca caíram no Brasileirão. Depois com passar do tempo acabou acontecendo o que ninguém esperava, rebaixamento de Palmeiras e Vasco pela 2° vez em menos de 5 anos, lógico que isso foi motivo de zoação a mais, mas muito chegaram em tom de brincadeira declarar que esses dois times perderam posto de gigantes, o que nunca vai acontecer, assim esperamos.
2014 além de tudo foi marcada por sofrimento de varias torcidas de times grandes, especialmente de duas, Vasco e Palmeiras, se um ao subir ouviu uma sonora vaia de um Maracanã lotado, o outro ouviu apos confirmar que não ia para segundona pela terceira vez. Acabou a graça, o tom de zoação deu lugar há um de preocupação, do futuro do nosso futebol brasileiro, não queremos um campeonato sem graça aonde no máximo 5 times tenham chance de ser campeão ou vaga na libertadores, queremos para nós o orgulho de falar que somos da terra aonde existe o campeonato mais equilibrado do mundo.
O não rebaixamento do Palmeiras hoje levanta mais incógnita do que alivio, sobre o que nos espera no futuro, o que podemos esperar dos 12 grandes? Uma redução? Um grande por cada estado e outros lutando para subir e cair no ano seguinte? Acho que nem o mais torcedor fanático rival quer isso. Queremos a Academia do Palmeiras de volta, aquele Palmeiras da Parmalat, aquele Vasco de Romário e Edmundo, aquele Botafogo que os Botafoguenses orgulham tanto de falar que era base da seleção, queremos os 12 na Série A, nem que seja um em 15°, mas queremos eles ali, clássicos emocionantes, zoar que o nosso rival perdeu e não porque foi rebaixado pela 3° vez, e não, não queremos que esses times sofram o mesmo que Guarani, Bangu, Santa Cruz e Portuguesa, o Brasil precisa desses 12 na elite, e não levando vaia da própria torcida em seu ano de Centenário.
Não vamos entra em mérito de quem é a culpa, se é da CBF pois 20 times e pouco na Série A, se é as diretorias incompetentes, se é os jogadores corpo mole que só querem receber dinheiro e mais nada, essa matéria não é para falar sobre isso, afinal, acho que nem é matéria mais, e sim uma súplica, não deixem nossos times morrerem, o nosso futebol não merece virar um Campeonato Espanhol, o nosso futebol merece 12, 15, ou até mais gigantes lutando, revelando, formando, e acima de tudo, fazendo sonhamos de olhos abertos com grandes clássicos, de dois times fortes de Série A, por que comentar com nossos amigos no boteco da esquina Barcelona x Real Madrid num domingo ninguém merece né?