Após um Palmeiras x Corinthians com confusão fora do estádio, com conflitos entre torcedores alviverdes e a Polícia Militar, a tabela do Campeonato Paulista aponta outro clássico para quarta-feira, entre Santos e São Paulo, à 22h, na Vila Belmiro. E, apesar da proximidade da partida, o promotor de Justiça Roberto Senise Lisboa disse, nesta segunda-feira, que ainda não sabe se haverá a necessidade de orientar a Federação Paulista de Futebol sobre a realização do jogo com torcida única - apenas a mandante.
- Vamos analisar os fatos dos últimos dias envolvendo as torcidas de Santos e São Paulo para sabermos se haverá a necessidade da medida excepcional de recomendação de torcida única. Não será uma regra. Temos de ver como está a animosidade entre as torcidas. No caso das torcidas de Palmeiras e Corinthians, há animosidade desde meados de 2014 e, com a morte do Felipe "Dime" em janeiro, ela ficou ainda maior. E culminou, por coincidência, neste fim de semana, com eleição no conselho do Palmeiras e de presidente do Corinthians. Fatores que contribuíram e muito para desencadear os riscos adiantados. Com relação a Santos e São Paulo, estou aguardando o posicionamento do serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, do Ministério Público e o do Tribunal de Justiça de São Paulo. O doutor Paulo Castilho deve passar as informações nos próximos dias - explicou.
Na semana passada, o Ministério Público enviou uma recomendação à Federação Paulista de Futebol para que o dérbi fosse em torcida única. O departamento jurídico do Corinthians, porém, entrou com ação na Justiça Comum e conseguiu decisão favorável à liberação. Assim, a FPF repassou as cotas de ingressos para o clube, que vendeu aos corintianos sem limitações.
- Há uma proposta que os clubes têm resistência que é, ao invés de liberarem os ingressos (de visitantes) para a torcida organizada, que liberem para os sócios. Mas normalmente é entregue para a organizada - destacou Senise, sobre proposta para tirar os ingressos de visitantes das mãos das organizadas.
Texto: Arena SporTV