O grande debate
sobre os direitos de transmissão do futebol brasileiro que está acontecendo,
merece ser analisado e debatido com ideias.
A emissora que
comprar os direitos de transmissão da série A, deveria ser obrigada por uma cláusula
no contrato a ter que comprar um pacote, ou seja, comprar os direitos de
transmissão das outras séries (B, C e D).
Pelo fato de
uma empresa que compre os direitos de transmissão ser uma emissora de televisão
e consequentemente ser uma concessão pública, poderia buscar por meio de
emendas ou algum outro dispositivo constitucional para que todas as emissoras
interessadas tivessem condições de disputar o direito de transmitir o
campeonato.
Os clubes
deveriam negociar junto com as emissoras uma espécie de bônus/participação nos
lucros das emissoras exigindo uma grana a mais (além do pacote comprado que
seria repartido de forma igual por todos os clubes) através de: Repartir o
dinheiro ofertado pelo patrocinador para aquele horário, share (número de
sintonizadores ligados na tv) aos clubes daquele jogo ; com a internet
aconteceria a mesma coisa, a exposição dos patrocinadores e o número de acessos
a página do portal correspondente a cada jogo(o jogo do fla teve x acessos, se
paga tanto; jogo do cruzeiro teve y acessos paga tanto).
Os clubes poderiam em conjunto
vender o campeonato para outros países, tais como nossas emissoras compram os
campeonatos europeus.
As emissoras poderiam dar um
bônus a mais para o clube devido ao número de sócios-torcedores que eles
atingissem como uma forma de valor de mercado e especificar o público-alvo
daquele clube.