A briga pelo dinheiro da tv


O grande debate sobre os direitos de transmissão do futebol brasileiro que está acontecendo, merece ser analisado e debatido com ideias.

A emissora que comprar os direitos de transmissão da série A, deveria ser obrigada por uma cláusula no contrato a ter que comprar um pacote, ou seja, comprar os direitos de transmissão das outras séries (B, C e D).

Pelo fato de uma empresa que compre os direitos de transmissão ser uma emissora de televisão e consequentemente ser uma concessão pública, poderia buscar por meio de emendas ou algum outro dispositivo constitucional para que todas as emissoras interessadas tivessem condições de disputar o direito de transmitir o campeonato.

Os clubes deveriam negociar junto com as emissoras uma espécie de bônus/participação nos lucros das emissoras exigindo uma grana a mais (além do pacote comprado que seria repartido de forma igual por todos os clubes) através de: Repartir o dinheiro ofertado pelo patrocinador para aquele horário, share (número de sintonizadores ligados na tv) aos clubes daquele jogo ; com a internet aconteceria a mesma coisa, a exposição dos patrocinadores e o número de acessos a página do portal correspondente a cada jogo(o jogo do fla teve x acessos, se paga tanto; jogo do cruzeiro teve y acessos paga tanto).

Os clubes poderiam em conjunto vender o campeonato para outros países, tais como nossas emissoras compram os campeonatos europeus.

As emissoras poderiam dar um bônus a mais para o clube devido ao número de sócios-torcedores que eles atingissem como uma forma de valor de mercado e especificar o público-alvo daquele clube.

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