Seleção dos brasileiros na Europa - 2014/15

Os jogadores brasileiros perderam bastante protagonismo no futebol europeu, mesmo assim, ainda têm destaque e veremos a seleção da temporada.
Há anos nossos jogadores eram destaques nos maiores times europeus em quase todos os campeonatos. Juninho Pernambucano na França, Alex na Turquia, Ronaldinhos na Espanha, Kaká e Adriano na Itália, Zé Roberto na Alemanha, Gilberto Silva na Inglaterra e isso sem falar nos coadjuvantes de luxo, Roberto Carlos, Júlio Baptista, Robinho, Elano, Alexandre Pato. Nos tempos atuais os destaques são mais raros e se formos considerar os grandes times, eles estão quase em extinção.
Mesmo com mais trabalho do que de costume, segue a seleção dos brasileiros que mais se destacaram na Europa, na temporada 2014/15. (Talvez na temporada que vem essa seleção seja na China).
 GOLEIRO: Diego Alves – Valência, Espanha. O arqueiro que foi cortado da seleção na véspera do início da Copa América, fez uma temporada mágica na Espanha. Considerado por muitos como o melhor goleiro do campeonato, quebrou nesta temporada o recorde de maior número de defesas de pênalti na história da competição. É também o único goleiro da história a pegar cobranças de Cristiano Ronaldo e Messi. Tem muito reflexo e é uma liderança na equipe, que vai disputar a Champions League na próxima temporada.
 LATERAL DIREITO: Danilo – Porto, Portugal. O novo lateral direito titular da Seleção Brasileira (também cortado pouco antes da Copa América) fez sua melhor temporada como profissional. Pode-se dizer facilmente que foi o melhor jogador do time português, disputando somente com o argelino Brahimi e com o colombiano Martinez. Foi destaque com muitos gols, assistências e uma impressionante liderança, sendo capitão do time em diversas oportunidades. Tamanho futebol chamou a atenção do gigante Real Madrid, que já assegurou sua contratação para a próxima temporada.
 ZAGUEIRO 1: Miranda – Atlético de Madrid, Espanha. Mesmo tendo caído um pouco de rendimento, em vista temporada passada, Miranda ainda se mantém como o melhor zagueiro brasileiro na Europa. Conseguiu a vaga de titular na seleção com Dunga e de quebra é o vice capitão. Foi vendido por cerca de 50 milhões de reais para a Inter de Milão, que procura voltar a ser protagonista em âmbito domestico e continental.
 ZAGUEIRO 2: Naldo – Wolsfburg, Alemanha. Extremamente protagonista do segundo melhor time no país campeão do mundo. O Wolfsburg só não foi impecável na temporada, pois disputava com o desleal Bayern de Munique. Ainda assim conseguiu a inédita Copa da Alemanha, muito graças ao zagueirão Naldo. Presente em todas as seleções do Campeonato Alemão, o zagueiro foi muito injustiçado. Vive seu melhor momento na Europa e está muito a frente da dupla do PSG, que tem jogado por marketing e nome. Tem 32 anos e ainda tem lenha para queimar. Acorda Dunga!
 LATERAL ESQUERDO: Alex Telles – Galatasaray, Turquia. Quando Marcelo foi cortado para a disputa da Copa América, muitos na Turquia chegaram a comemorar, pois seria um prêmio para um dos melhores jogadores do campeonato, mas o gênio técnico Dunga resolveu chamar GÉFERSON (parece que ele faz de propósito). Telles foi disparado o melhor lateral esquerdo do Turcão 20014/15 que acabou com o seu Galatasaray campeão e com autoridade. Evoluiu muito desde os tempos de Grêmio, continua com os ótimos cruzamentos e chutes fortíssimos e teve ainda grande evolução defensiva. Se estivesse em um centro maior, poderia até fazer sombra a titularidade de Marcelo.
 VOLANTE: Casemiro – Porto, Portugal. A ida a Portugal fez muito bem ao volante ex São Paulo. Além de fazer uma Champions League e um Campeonato Português, impecáveis, ele conseguiu uma vaga com a seleção para a Copa América e também uma volta cheia de moral ao Real Madrid, que fez questão de pagar o valor que seria destinado ao direto de compra do Porto (quem tem dinheiro não sofre). Parece finalmente ter amadurecido como jogador. Grande poder de marcação, ótimos lançamentos e petardos de fora da área. Será muito útil tanto com a camisa merengue quanto com a amarelinha.
 MEIA DIREITA: Willian – Chelsea, Inglaterra. Os blues conseguiram o título da Premier League com grande ajuda do brasileiro, que se firmou de vez como titular. Extremamente veloz, habilidoso e com ótimo chute de fora da área, Willian faz por merecer a titularidade no time inglês e na Seleção Brasileira. Ele é a válvula de escape de ambos. Tem evoluído muito desde que chegou a Inglaterra e é hoje um dos nossos talentos mais técnicos.
 MEIA ESQUERDA: Felipe Anderson – Lazio, Itália. Saiu do Brasil sem muito prestígio. Não havia conseguido se firmar nem mesmo no Santos, muitos acharam que voltaria rápido ao país. Mas ele provou que o futebol apresentado na base não era em vão. Se adaptou rapidamente e foi um dos melhores jogadores do Campeonato Italiano. Foi o grande destaque técnico do time da Lazio, que conseguiu voltar a Champions League de maneira heroica e muito graças ao brasileiro. Muito rápido, impressionou os italianos com sua habilidade e estilo de jogo parecido com o de Cristiano Ronaldo (em suas devidas proporções). Foi convocado para lista suplente da Copa América, mas não foi integrado. Teria vaga fácil no lugar de Fred.
 MEIA CENTRAL: Phillipe Coutinho – Liverpool, Inglaterra. Alcançou a plenitude técnica e a maturidade futebolística aos 22 anos. Para muitos o melhor jogador brasileiro da temporada. Foi o dono do Liverpool. Chamou o jogo, deu passes magistrais, fez golaços, aplicou dribles desconcertantes. Como disse um tal de Gerrard: “é um pequeno mágico”. E o pequeno é apenas pelo tamanho. Tudo indica que irá tomar a vaga de Oscar na seleção.
 SEGUNDO ATACANTE: Neymar – Barcelona, Espanha. Craque. No segundo ano na Europa se reinventou e conseguiu se transformar em um jogador completo. Corre, passa, chuta e dribla com perfeição e, o melhor, parou de cair em qualquer contato. Alcançou o nível extra classe que todos esperavam e não para de evoluir. Devido as idades de Messi (27) e Cristiano Ronaldo (30), logo logo será agraciado com o prêmio de melhor jogador do planeta. Grande esperança da seleção em todas as competições.
 CENTRO AVANTE: Jonas – Benfica, Portugal. Muitos nem sabiam que ele está no Benfica, mas os 31 gols que marcou nesta temporada não poderiam ser esquecidos. É o melhor aproveitamento do atacante desde que chegou a Europa, há 5 anos, logo em sua temporada de estreia na equipe portuguesa. É o segundo jogador brasileiro que mais marcou gols no velho continente em 2014/15 (atrás só de Neymar). Divide somente com Luiz Adriano o posto de destaque da posição no continente. E pensar que já tivemos Romário, Ronaldo, Jardel, Adriano, Amoroso e Luís Fabiano, representando a 9 lá fora...
E a seleção dos melhores jogadores brasileiros da temporada 2014/15 na Europa, ficou assim:
Diego Alves (Valência – ESP)
Danilo (Porto – POR)
Miranda (Atlético de Madrid – ESP)
Naldo (Wolfsburg – ALE)
Alex Telles (Galatasaray – TUR)
Casemiro (Porto – POR)
Willian (Chelsea – ING)
Felipe Anderson (Lazio – ITA)
Philippe Coutinho (Liverpool – ING)
Neymar (Barcelona – ESP)
Jonas (Benfica – POR)
Por Mateus Gori

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top