Riascos desaba no gramado em mais uma derrota cruzmaltina. (Foto: Dhavid Normando/Estadão Conteúdos) |
Aconteceu de novo! Tal qual no confronto contra o Coritiba, duas semanas antes, no mesmo Maracanã, o Vasco pressionou de todas as maneiras para marcar e voltar a vencer no campeonato. No entanto, mais uma vez, fracassou. Pior: tomou outro gol no finalzinho, feito por Marcão. Melhor para o Figueirense, que venceu por 1 a 0, se manteve em 14º lugar com 26 pontos, e segue na luta para se manter na Série A, enquanto que o Machão da Colina vai, cada vez mais, se isolando na lanterna, com 13, e aumentando os riscos de nova queda para a Segunda Divisão.
O próximo compromisso do Vasco será nesta quarta, às 7 e meia da noite, contra o Internacional, no Beira-Rio. Já o Figueira recebe o Grêmio, no Orlando Scarpelli, nesta quinta, 9 da noite.
Diante da situação em que estava, o Vasco teve que partir para o ataque e buscar a bendita vitória que não vinha há um mês e meio. Só para se ter uma ideia, durante todo o mês de agosto, o Cruzmaltino fez apenas 1 ponto pelo Brasileirão, no empate sem gols contra o Joinville, na manhã de Dia dos Pais, no próprio Maraca. Vontade não faltava ao time, mas a organização era o maior dos defeitos. Nenê tentava construir algo, acabando por parar na péssima fase de Riascos na frente. O Figueirense se defendia e tentava sair em velocidade nas brechas que os mandantes davas. E quase chegou ao gol duas vezes, além do lance polêmico em que Dudu foi derrubado por Luan na área. Todavia, o placar permaneceu zerado na ida para o intervalo.
Na etapa complementar, o Vasco seguiu tentando o gol. Mantendo e valorizando a posse de bola, o time de São Januário pressionava os catarinenses. As chances surgiram em maior quantidade, esbarrando na falta e na inspiração do ataque cruzmaltino. Diante disso, a bola acabou por punir o time mandante. Mesmo sob pressão, os visitantes tiveram fôlego para definir o jogo em um contra-ataque aos 48 minutos. Marcão recebeu nas costas da zaga e tocou na saída de Martin Silva, definindo o marcador.
FICHA DO JOGO
Vasco da Gama 0 x 1 Figueirense
Local: Maracanã, Rio de Janeiro/RJ
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Auxiliares: Pedro Jorge Santos de Araujo (AL) e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL)
4º Árbitro: João Ennio Sobral (RJ)
Assistente Adicional: Marielson Alves Silva (BA)
Público: 17.940 presentes, sendo 14.857 pagantes
Renda: R$ 436.840,00
Cartões amarelos: Guiñazu e Luan (VAS); Bruno Alves, Marquinhos Pedroso, Yago e Alex Muralha (FIG)
Gol: Marcão (FIG), aos 48 minutos do segundo tempo
VASCO DA GAMA: Martin Silva; Jean Patrick (Thalles), Luan, Anderson Salles e Christiano; Guiñazu, Serginho, Julio dos Santos (Romarinho) e Nenê; Rafael Silva e Riascos (Andrezinho). Técnico: Jorginho.
FIGUEIRENSE: Alex Muralha, Leandro Silva, Bruno Alves, Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso; Dener, Paulo Roberto (Fabinho), João Vitor (Yago) e Dudu; Clayton e Alemão (Marcão). Técnico: René Simões.
Por: Diego Ramon (diegoramon.rj@gmail.com)