Craques da Copa: Andrés Iniesta

Andrés Iniesta Luján ( 11 de maio de 1984) é um futebolista espanhol que atua como meia. Atualmente, defende o Barcelona e a Seleção Espanhola, e é considerado um dos melhores jogadores da história do futebol mundial.

Andrés foi uma das peças fundamentais do Barcelona no vitorioso elenco de Pep Guardiola, formando junto com Lionel Messi e Xavi Hernández uma das maiores e mais bem sucedidas parcerias da história do futebol mundial, sendo o big three considerado por muitos especialistas do futebol o melhor da história do esporte.


Pela Seleção Espanhola, integrou o elenco que conquistou a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, o primeiro título mundial da Espanha. Um outro destacável título de Iniesta pela Furia foi as conquistas da Euro 2008 e Euro 2012 , está ultima lhe rendendo o título de craque da competição. Os grandes especialistas do futebol consideram Andrés a grande estrela e protagonista ao lado de seu grande parceiro Xavi Hernández da geração mais vitoriosa da história da seleção espanhola.

Carreira

Barcelona

Andrés Iniesta chegou ao FC Barcelona em setembro de 1996, quando tinha 12 anos, após destacar-se no torneio infantil de Brunete, no qual participou como jogador do Albacete Balompié. Em pouco tempo passou a ser uma das jovens promessas das categorias inferiores do clube catalão.
Jogou durante duas temporadas no Barcelona B até que, na temporada 2002-03, estreou na equipe principal. Na temporada 2004-05, passou a formar parte definitivamente do plantel da equipe principal, e participou muito ativamente na conquista do título de campeão da Liga Espanhola.
Em 17 de maio de 2006, participou na final da Liga dos Campeões. Nas temporadas seguintes, mais títulos vieram para o clube catalão, sendo eles mais duas Ligas dos Campeões da UEFA. Mais consistente Iniesta se mostrava no elenco do Barça.Na temporada seguinte, Iniesta foi eleito o melhor jogador do continente pela UEFA, entidade máxima do futebol europeu.

Seleção Espanhola 

Andrés Iniesta começou nas seleções de base espanholas. Participando da Eurocopa sub-16 e sub-19 sendo campeão em ambas. 
Iniesta foi convocado em 15 de maio de 2006 para participar da Copa do Mundo na Alemanha, sendo sua primeira copa pelo seleção principal. Iniesta só conseguiu ser titular pela seleção, na Eurocopa de 2008 sendo disputada na Áustria e na Suíça onde a Fúria também foi campeã. Em 2010, na Copa do Mundo da África do Sul, foi autor do gol que deu o título ao seu país, aos 116 minutos da final. Após a partida, a FIFA o elegeu como o melhor em campo. 

Na Eurocopa 2012 foi eleito o melhor jogador da competição e a Espanha, foi novamente campeã europeia, ganhando por 4x0 da Itália na grande final.

Opinião
A Espanha vem para a Copa do Mundo no Brasil como grande favorita ao título, por ter seu grande elenco com jogadores de auto nível. Um desses jogadores é o grande Andrés Iniesta camisa 6 da seleção. Iniesta é considerado por mim como o motor da Fúria, devido seus grandes passes e dribles desconcertantes. Acredito que Iniesta desempenhará um grande futebol nesta Copa do Mundo.





Matéria de Romerson Assis

Curta a nossa página do Face! https://www.facebook.com/opiniaosportclubebrasil

Compartilhe nas redes sociais

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Scroll to top