Passou por vários clubes como DJK Westphalia 04, Schalke-Nord, Teutonia DJK e DJK Falke todos de Gelsenkirchen durante sua infância. Em 2005, mudou-se para o time juvenil do FC Schalke 04, onde conquistou o campeonato alemão de futebol júnior em 2006, logo depois da conquista ele chamou a atenção do time principal.

Em 31 de janeiro de 2008, Özil mudou-se para o Werder Bremen por cerca de 4,3 milhões de euros, assinando um contrato com o clube alemão até 30 de junho de 2011. No começo ele concorria com Diego para ser titular, Özil começou a jogar suas partidas com grandes exibições e até marco o seu primeiro gol de sua carreira na Bundesliga.
Özil teve que enfrentar seu ex-clube o Schalke 04 nesta partida ele também teve uma grande atuação. Mesut Özil também se destacou nos torneios continentais, fixando-se como o grande nome do Werder Bremen na campanha até a final da Copa da UEFA (atual Liga Europa). Em sua segunda temporada completa em Bremen, ajudou o Werder Bremen a terminar num terceiro lugar, depois de se tornar um dos melhores jogadores do Werder Bremen e da Seleção Alemã de Futebol, Özil transferiu-se para o Real Madrid.
Em 31 de janeiro de 2008, Özil mudou-se para o Werder Bremen por cerca de 4,3 milhões de euros, assinando um contrato com o clube alemão até 30 de junho de 2011. No começo ele concorria com Diego para ser titular, Özil começou a jogar suas partidas com grandes exibições e até marco o seu primeiro gol de sua carreira na Bundesliga. Özil teve que enfrentar seu ex-clube o Schalke 04 nesta partida ele também teve uma grande atuação.
Mesut Özil também se destacou nos torneios continentais, fixando-se como o grande nome do Werder Bremen na campanha até a final da Copa da UEFA (atual Liga Europa). Em sua segunda temporada completa em Bremen, ajudou o Werder Bremen a terminar num terceiro lugar, depois de se tornar um dos melhores jogadores do Werder Bremen e da Seleção Alemã de Futebol, Özil transferiu-se para o Real Madrid.
Mesut Özil agora era destaque internacional, e após uma excelente Copa do Mundo de 2010 com a Seleção Alemã, ele garantiu seu lugar entre os jovens talentos mais prestigiados do futebol europeu, chamando a atenção de times como Futebol Club Barcelona, Arsenal Football Club e Manchester United. Após assinar com o Real Madrid por 6 temporadas, o clube merengue colocou uma cláusula milionária de 250 milhões de euros. Após a assinatura, Özil disse: "Quando a oferta veio para juntar ao Real Madrid, não há decisão de fazer que faço dizer não, vamos ser honestos você não recusar esse clube, eu não tinha pressa para deixar o Sportverein Werder Bremen, mas este é um clube que você diz sim.
"É um daqueles jogadores especiais que encontra-se muito de vez em quando. Tem o dom do toque em espaços curtos que o torna num jogador especial." — Xabi Alonso elogiando Mesut Özil.
Com a carência da equipe no setor, Özil rapidamente firmou-se entre os titulares, arrancando aplausos em seus dois primeiros jogos como titular no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid. Na temporada 2011-12 Mesut Özil se tornou o número 10 devido às suas grandes atuações da temporada passada, Özil estreio em na temporada de 2011-2012 na pré-temporada pelo Real Madrid nos Estados Unidos, na China e na Alemanha onde fez ótimas atuações e 2 gols. Nesta temporada José Mourinho colocou Özil como seu principal organizador de jogo.
Özil tem sido um dos jogadores de destaque do Real Madrid, pois nesse jogo, foi um dos melhores jogadores em campo, na temporada 2012\2013. Este ano Özil participou da eleição do melhor jogador do mundo pela FIFA e nesta eleição ele ficou em 11° lugar. Nesta temporada Özil expressou seu desejo de terminar sua carreira pelo o Real Madrid na entrevista à revista alemã Kicker, dizendo: "Eu gostaria de encerrar minha carreira no Real Madrid”. Apesar do mau começo na época, Özil acabou por voltar a ter números impressionantes, melhores até que na época passada, onde teve 28 assistências e 14 gols, e nesta época teve 30 assistências e 15 gols.
Mesut tem uma mentalidade muito alemã em relação à disciplina, respeito, sua vontade de aprender e o jeito que ele e outros jogadores trabalham juntos, por outro lado, da parte turca de sua mentalidade, um pouco de criatividade, dinamismo e técnica.
Restando algumas horas para o fim da janela de transferência, em 2 de setembro de 2013, o Arsenal confirmou oficialmente a contratação de Özil, por um valor recorde do clube. Diante do Napoli, Özil marcou seu primeiro gol pelos Gunners na vitória por 2 a 0, em partida válida pela Liga dos Campeões.
Özil recebeu sua primeira convocação para a Seleção Alemã principal em fevereiro de 2009, debutando num amistoso contra a Noruega. Depois de sair bem em amistosos pela Seleção Alemã de Futebol, Özil foi chamado para as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2010 onde ele foi fundamental para a classificação da Seleção Alemã de Futebol para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Rapidamente tornou-se uma das principais peças da nova geração de jogadores da Alemanha.
Ao lado de Thomas Müller, outro integrante desta nova safra, foi o grande jogador da equipe na Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, na primeira partida Özil se destacou na vitória da Alemanha sobre a Austrália por 4-0 dando uma assistência para cacau, na partida entre Alemanha e Gana Özil marcou o único gol da vitória da Alemanha contra Gana, e nas oitavas de final Özil ajudou a Alemanha a vencer a Inglaterra por 4-1 dando uma assistência para Thomas Müller.
Nas quartas de final Özil teve uma ótima atuação contra a Argentina dando uma assistência para Miroslav Klose, e na disputa do terceiro lugar contra o Uruguai, Özil teve uma ótima atuação ajudando a Nationalelf conquistar o terceiro lugar no torneio. Ao fim do torneio, Özil foi incluído na lista dos 10 candidatos a Bola de Ouro, prêmio vencido por Diego Forlán.
A seleção alemã vem bastante forte para a copa do Brasil, ainda mais contando com Özil e Müller na equipe principal, que esta no grupo de Portugal de Cristiano Ronaldo atualmente o melhor do jogador do mundo. A Alemanhã chega em 7 junho para a Copa do Mundo, Özil vem oscilando boas e más partidas no Arsenal, mas na seleção alemã esperasse que ele tenha uma boa atuação, pois os torcedores conheçem bem o seu jogador turco\alemão. Levando a equipe alemã ao tão sonhado titulo da Copa do Mundo.
Contudo, a seleção alemã é excelente tecnicamente e sua defesa e uma das melhores do mundo, esta em um nivel muito bom podendo ate ser classificadas como uma das melhores seleções do mundo, ao lado de Espanha, Holanda, Argentina e claro a grande anfitriã o Brasil. A Alemanhã não precisa provar mais nada pra ninguem, nós sabemos da qualidade dos jogadores alemã, podendo ate chegar numa final de Copa do Mundo. Mais isso só vamos saber quando começar os jogos em Junho.
Matéria de Lenon Santana
Curta a nossa página do Face! https://www.facebook.com/opiniaosportclubebrasil