Na tarde de hoje (07/12/2014), Botafogo e Atlético-MG se enfrentaram em partida válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com ambas as equipes jogando para cumprir tabela, não poderia se esperar muita coisa dessa partida. O Botafogo já estava rebaixado após a derrota para o Santos, por 2 a 0 na Vila Belmiro. E o Atlético-MG também veio de derrota para o Coritiba, no Independência por 2 a 1. Porém o galo tem presença confirmada na Copa Libertadores da América de 2015, já que é o atual campeão da Copa do Brasil, a primeira de sua história. O time carioca veio a campo com a seguinte formação: Helton Leite, Régis Souza, Dankler, André Bahia, Fabiano,Airton, Marcelo Mattos, Gabriel, Murilo, Yuri Mamute e Bruno Correa. Já o galo, comando por Levir Culpi, foi escalado assim: Uilson, Alex Silva, Tiago, Réver, Pedro Botelho, Pierre, Josué, Eduardo, Dodô, Marion e Carlos.
|
Botafogo e Galo fazem jogo morno em Brasília Foto: André Coelho/ Agência o Globo |
O primeiro tempo foi de domínio do time mineiro, mesmo que com poucas chances claras de gols. O Botafogo mostrou o que apresentou em todo o campeonato, dificuldade na criação de jogadas, atacante nada eficiente e uma defesa muito fraca. Já o Galo, também desinteressado, jogou um pouco melhor e até criou uma ou outra jogada ofensiva. Aos 30 minutos do primeiro tempo, Pedro Botelho tentou marcar um gol no melhor estilo Maradona, só que sem sucesso. O árbitro da partida viu e mostrou para ele o cartão amarelo. E o que mais chamou a atenção na primeira etapa, não foi no campo e sim na torcida. As torcidas organizadas começaram uma briga, esquentando o clima no estádio e a confusão só teve seu fim com a chegada da polícia. Fim do primeiro, 0 a 0.
A segunda etapa começou com o time mineiro pressionando e criando algumas, mas sem êxito para a abertura do placar. O Galo criou suas principais jogadas nos erros da defesa adversária, que errou muitos passes. E a principal chance do Atlético foi com Pierre, obrigando o goleiro Helton Leite a fazer boa defesa. Em resposta, Fabiano quase marcou para o Glorioso mas foi parado por Uilson, que saltou e espalmou a bola, fazendo o placar permanecer no zero. O Botafogo mexeu, tirando Bruno Correa para a entrada de Maikon, que protagonizou o lance mais polêmico do jogo. Jemerson que entrou no lugar de Réver pelo lado mineiro, puxou Maikon pela camisa, sendo ele(Jemerson) o último homem da zaga, fez a falta e o árbitro somente lhe aplicou o cartão amarelo causando uma enorme indignação por parte do elenco do time carioca. Depois desse lance, nada de emoções até o fim da partida e o placar final ficou exatamente como começou a partida, 0 a 0. E mais um ponto na conta das duas equipes. As duas equipes se despedem de 2014 com situações completamente opostas. O Botafogo jogará a série B do brasileiro, e o Galo a principal competição de clubes da América, a Copa Libertadores. Com esse empate, o Bota terminou a competição com 34 pontos e na 19ª colocação. Já o Galo, terminou em 5º lugar com 62 pontos.
Ficha Técnica:
Jogo: Botafogo x Atlético-MG
Rodada: 38
Data: 07/12/2014
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília
Horário: 17:00 h(de Brasília)
Público: 3964 torcedores
Árbitro | |
Árbitro Assistente 1 | |
Árbitro Assistente 2 | |
Quarto Árbitro | |
Árbitro Assistente Adicional 1 | |
Árbitro Assistente Adicional 2 | |
Delegado | |
Fonte: Site Oficial da CBF
Cartões Amarelos: Atlético-MG- Pedro Botelho, Jemerson e Eduardo; Botafogo- Fabiano, Maikon e Marcelo Mattos.
Cartões Vermelhos: Não foram aplicados.
OPINIÃO: Botafogo e Galo jogaram apenas para cumprir tabela. Botafogo assim como em todo o ano, mostrou suas deficiências deixando claro que grande parte dos seus jogadores não podem continuar vestindo a camisa do Glorioso. E o time do Galo, muito bem comandado por Levir Culpi, já planejando o seu ano de 2015 e traçando planos bem altos no cenário nacional e internacional. Para o Botafogo o que resta é se planejar bem, tentar pagar suas dívidas e montar um elenco que seja suficiente para voltar à elite do futebol brasileiro. E o Atlético-MG é se planejar, buscar alguns reforços no mercado da bola e tentar ao máximo continuar disputando e ganhando títulos que sua torcida tanto espera. E que venha 2015, com muito futebol, muita bola rolando e que possamos ter ainda mais amor por esse esporte que tanto fascina o Brasil e o mundo. Me despeço aqui, pelo menos por esse ano e ano que vem se Deus quiser estaremos aqui trabalhando bastante e levando informações a todos vocês que tanto nos prestigiam. Sensação de dever cumprido e desejo a todos um ótimo fim de ano a todos e um excelente 2015 para todos nós.
Grande Abraço!
Douglas Almeida
Unknown
Redator(a) do site de notícias esportivas Opinião Sport Clube