Dois maiores nomes da atualidade, Messi e Ronaldo tem rivalidade criada pelos fãs. |
A rivalidade dos dois existe mais na cabeça dos fãs mundo afora, Ronaldo e Messi pessoalmente sempre se respeitaram muito, prova disso foi o encontro dos dois na premiação de melhor do mundo, quando o filho do português ficou com vergonha quando se viu de frente com o ídolo, o "rival" argentino do pai.
CRISTIANO RONALDO
Cristiano Ronaldo se profissionalizou na temporada 2002-2003. O português jogou 31 jogos e marcou 5 gols, atuando toda a temporada pelo o Sporting de Lisboa. Mesmo sem títulos, seu destaque o levou ao Manchester United de Alex Ferguson. No United, foram 292 jogos e 118 gols, três títulos de Premier League, uma Copa da Inglaterra, duas Copas da Liga, uma Supercopa Inglesa, uma Champions League e um Mundial de Clubes, além de diversos títulos individuais como o de Melhor do Mundo da FIFA e a Bola de Ouro em 2008.
No Manchester, Ronaldo era um ponta habilidoso, muitos diziam que o gajo não era objetivo, mas com a saída do holandês Ruud van Nistelrooy para o Real Madrid em 2006, Ronaldo passou a jogar mais enfiado no ataque, sua média de gols aumentou e o início do craque que vemos no Real hoje aparecia. Ronaldo que tinha marcado 27 gols em três temporadas, marcou 23 gols na seguinte, 42 gols na que foi melhor do mundo e 26 gols na sua última temporada nos Red Devils.
Sua chegada foi badalada em Madrid, ao lado de Kaká, eles vinham para acabar com o domínio do Barcelona campeão de tudo na temporada anterior. Seis temporadas depois, Ronaldo quebrou diversos recordes, como o de o maior artilheiro em uma edição da Champions com 17 gols. No Real sua média é 1,03 gols por jogo, já é o terceiro maior artilheiro da história do clube, atrás apenas de Raúl e Alfredo Di Stéfano. O absurdo número de 290 gols em 281 jogos traduz muito os títulos conquistados pela equipe merengue. Um título de La Liga, duas Copas do Rei, uma Supercopa Espanhola, uma Champions League, uma Supercopa Europeia e um Mundial de Clubes, Ronaldo fez seu nome no Real Madrid.
Pela Seleção Portuguesa, Ronaldo divide opinião, seu início foi bom, foi da Seleção da Euro em 2004 e teve uma boa participação por Portugal semifinalista na Copa de 2006, mas mesmo marcando em três Copas do Mundo, tendo atuação de gala levando Portugal para a Copa do Brasil em 2014 acabando com a Suécia fora de casa, sendo um dos artilheiros da Euro de 2012 e ser o maior artilheiro da sua Seleção, Ronaldo ainda recebe críticas. Suas atuações em Copas do Mundo sempre foram bastante abaixo do esperado, ano passado sequer conseguiu passar sua seleção de fase, teve suas atuações mais destacadas quando era apenas um coadjuvante sobre a tutela de Luís Figo e Rui Costa.
LIONEL MESSI
Messi iniciaria sua carreira pelo Barcelona C, onde apenas juniores em formação atuam. Sua primeira temporada foi a 2003-2004, tendo um início impressionante com 5 gols em 10 partidas. Em poucos meses ele já jogava pelo Barcelona B, onde os atletas que estão sendo amadurecidos para jogarem no time principal estão. Foram 5 jogos e nenhum gol até o fim da temporada 2003-2004, mas com boas atuações ele continuou no time para a temporada seguinte. A temporada 2004-2005 foi de mudanças, o argentino marcou 6 gols em 17 partidos e partidas na pré-temporada com o time principal, fez Frank Rijkaard convidá-lo para o time principal na mesma temporada. Foram 9 partidas e 1 único gol contra o modesto Albacete, mas as boas impressões ficaram. Ainda como reserva, Messi foi conquistando seu espaço, na temporada seguinte marcou 8 gols em 25 partidas, terminando como titular com as atuações irregulares de Ludovic Giuly.
Nas temporadas seguintes, Messi foi melhorando gradativamente até chegar ao seu grande momento com Josep Guardiola na temporada 2008-2009, daquela temporada para frente, Messi nunca mais marcou menos de 38 gols de Agosto à Junho e virou o maior artilheiro da história do Barcelona, da La Liga e da UEFA Champions League. Pelo Barcelona foram incríveis 391 gols em 460 jogos.
Assim como o "rival" português, Messi divide opiniões em seu país natal. Campeão, artilheiro e melhor jogador do Mundial Sub-20 em 2005, La Pulga como é conhecido, também comandou ao lado de Sergio Agüero e Juan Román Riquelme o ouro Olímpico em 2008, teve atuação destacada na Copa América em 2007, mas as dificuldades em se classificar para a Copa de 2010, suas atuações irregulares na Copa da África onde não marcou gols e o vexame na Copa da América em 2011, onde mais uma vez passou em branco iniciaram uma crise de Messi com seu país natal. Foi a partir dali que Lionel mudou, marcou um hat-trick histórico contra o Brasil, foi vice-artilheiro das Eliminatórias com 10 gols, atrás apenas do uruguaio Luis Suárez com 11 gols, foi o jogador que mais marcou gols em um ano por sua Seleção e ainda levou vinte e quatro anos depois, uma desacreditada Argentina até a final da Copa do Mundo, onde foi eleito melhor jogador e anotou quatro gols, conquistando de volta o amor de conterrâneos.
COMPARAÇÃO
Pessoalmente eu vejo o argentino como um jogador mais completo. Cristiano Ronaldo já foi bastante habilidoso, mas com o tempo seus dribles deram espaço a vigor físico e explosão, já Messi é superior nesse quesito, com dribles curtos e uma bola que não desgruda do pé, ele se torna bem mais difícil de ser marcado. Messi é mais mortal na frente do gol, desperdiça menos oportunidades e também tem mais gols na perna fraca. O português leva vantagem nas bolas paradas, apesar das faltas de Messi serem mais colocadas, Ronaldo marcou mais e pênalti não é bem o forte do argentino que já é um dos jogadores que mais errou da marca do cal na Champions League.
Ronaldo é bom de cabeça, marca mais gols por ser mais acionado e ser mais alto, mas Messi marcou dois de seus gols mais importantes dessa forma, na final da Champions e na final do Mundial, ambos em 2009. O argentino também leva vantagem por poder jogar em alto nível em mais posições, Lionel joga divinamente bem como falso 9, centroavante, ponta, winger, meia-armador, do meio-campo para frente, La Pulga é um jogador completo, enquanto Ronaldo não consegue manter sua média arrasadora jogando mais atrás, mas faz muito bem o papel de winger, só que atua melhor cruzando pelas pontas no ataque.
DECISÃO
Não vou mentir, acho Messi o melhor jogador que já vi jogar e o prefiro a Cristiano Ronaldo, mas também sou fã do luso desde os tempos de Manchester United e adoro ver os dois jogando, quero ver ambos mantendo seus números e atuações por muitos anos para que o futebol aprecie o que existe de melhor do esporte, habilidade, esforço, superação e recordes quebrados.
NÚMEROS
Para deixar mais completo, vou deixar abaixo os números de ambos para os torcedores e fãs tomarem suas decisões.
Lionel Messi:
10 jogos e 5 gols no Barcelona C - 0,50 de média
22 jogos e 6 gols no Barcelona B - 0,27 de média
460 jogos e 391 gols no Barcelona - 0,80 de média
492 jogos e 402 gols por clubes - 0,81 de média
97 jogos e 45 gols pela Seleção - 0,46 de média
589 jogos e 447 gols - 0,75 de média
Cristiano Ronaldo:
31 jogos e 5 gols no Sporting - 0,16 de média
292 jogos e 118 gols no Manchester United - 0,40 de média
281 jogos e 290 gols no Real Madrid - 1,03 de média
604 jogos e 413 gols por clubes - 0,68
118 jogos e 52 gols pela Seleção - 0,44 de média
722 jogos e 465 gols - 0,64 de média